dcsimg

Saiba que nota precisa tirar no Enem pra passar em Estética

A procura pela faculdade de Estética vem aumentando, mas dá pra entrar com a nota do Enem. Saiba tudo aqui!

O esteticista trabalha com beleza e bem-estar, aplicando tratamentos corporais, faciais e capilares. Além dos SPAs e salões de beleza, o profissional vem ganhando espaço em clínicas e hospitais, atuando, por exemplo, em recuperações pós-cirúrgicas.

O amplo mercado de atuação faz com a que a procura pelo curso aumente, tornando a concorrência mais acirrada para conseguir vaga nas faculdades. E quem consegue boas notas no Enem leva vantagem nessa corrida!

Um bom desempenho no Enem pode garantir vaga no curso de Estética por meio do ProUni, do FIES e do Sisu. E também dá para entrar pelo ingresso direto, sem ter que fazer vestibular.

Saiba agora mesmo que nota você precisa tirar no Enem para conseguir o seu lugar ao sol no curso de Estética!

Nota no Enem para entrar em Estética pelo ProUni

Você provavelmente já conhece o Programa Universidade para Todos (ProUni): ele distribui bolsas de estudo para alunos de baixa renda. O benefício vale para graduações presenciais e a distância de faculdades particulares espalhadas por todo o Brasil.

O critério de classificação dos contemplados é justamente o desempenho no Enem. Para se inscrever, é preciso ter feito a edição mais recente do Exame e conseguido pelo menos 450 pontos na média geral das provas, com nota acima de zero na redação.

Mas essa pontuação mínima exigida para a inscrição é pouco para conseguir uma bolsa em Estética pelo ProUni.

Analisando os números de edições anteriores, vemos que a nota mínima no Enem para entrar em Estética fica em torno de 550 pontos, enquanto a máxima está em 640 e a média nacional é de 584.

Nota no Enem conseguir financiar Estética pelo FIES

O Fundo de Financiamento Estudantil (FIES) é um programa do governo federal que ajuda a pagar a mensalidade de cursos presenciais em faculdades particulares.

Com ele, o aluno adquire uma dívida, que só começa a ser paga depois da formatura, com juros bem abaixo do mercado e em muitas parcelas.

O FIES também é voltado para estudantes de baixa renda, e as notas do Enem determinam a classificação. Para se inscrever é preciso ter pelo menos 450 pontos na média das provas, sem ter zerado a redação.

A nota mínima para conseguir vaga em Estética, de acordo com edições mais recentes, tem ficado em torno de 483 pontos.

As notas de corte mais altas chegam perto dos 630 pontos no Enem, e a média nacional fica em 551.

Para o FIES, vale usar o resultado de edições anteriores do Enem, a partir de 2010.

Nota no Enem para entrar em Estética pelo Sisu

O Sistema de Seleção Unificada seleciona alunos para universidades públicas a partir das notas do Enem mais recente. Qualquer pessoa que não tenha tirado zero na redação do Enem mais recente pode participar.

O problema aqui é que há pouquíssimas opções de universidades cadastradas no Sisu que oferecem o curso de Estética. A concorrência aumenta: a nota de corte costuma ultrapassar os 640 pontos.

Nota no Enem para entrar em Estética pelo Ingresso Direto

Dá também para usar os pontos do Enem para entrar direto na faculdade, sem precisar fazer o vestibular. É que muitas instituições vêm aderindo a essa forma de seleção de alunos.

Cada faculdade estabelece suas próprias normas e critérios de seleção a partir do desempenho no Enem. Por isso, você pode consultar diretamente o site das universidades para conhecer melhor suas regras específicas.

Um exemplo é o Centro Universitário do Distrito Federal (UDF). Com 300 pontos ou mais no Enem, dá para tentar vaga no curso de Estética a distância e ainda ganhar a inscrição gratuita e desconto na primeira mensalidade.

Faculdades onde você pode estudar Estética usando as notas do Enem

As instituições abaixo oferecem o curso de Estética e aceitam a nota do Enem como forma de ingresso. Além disso, trabalham com os programas ProUni e FIES.

Outro ponto importante: todas elas contam com o reconhecimento do Ministério da Educação (MEC), e seus cursos de Estética são bem avaliados. Isso garante a validade do diploma em todo o Brasil e sua boa aceitação no mercado de trabalho.

Veja também:

Quanto ganha um Esteticista?

Acha que vai conseguir sua vaga em Estética? Vai tentar acesso direto ou optar por algum dos programas do governo? Conte seus planos para a gente!

Compartilhar
Facebook Twitter Google Linkedin