dcsimg

Saiba quanto precisa tirar no Enem pra passar em Publicidade

Uma boa pontuação no Enem pode garantir sua vaga em uma faculdade de Publicidade. Confira agora as principais notas de corte para esse curso!

Já começou a fazer as contas? Se você optou por essa carreira e ainda está em dúvida de quanto precisa tirar no Enem pra passar em Publicidade, você encontrou o artigo certo!

Os cálculos podem ser um pouco complicados, mas se você já sabe onde quer estudar, persiga seu alvo e se esforce para obter o maior número de pontos no Enem, conseguir sua vaga e, quem sabe, até uma boa bolsa de estudos.

Lembrando que o curso de Publicidade é bastante concorrido, então fique ligado nas formas de ingresso que apresentaremos. Para começar, vamos falar um pouco sobre como funciona a nota do Enem. Confira!

Como tirar uma boa nota no Enem para passar em Publicidade?

Quem já conhece a prova do Enem sabe que ela é composta de 180 questões objetivas, divididas da seguinte forma: Linguagens e Códigos, Matemática, Ciências Humanas e Ciências da Natureza.

Cada questão tem um grau de dificuldade e um peso diferente, pois o Enem utiliza uma metodologia que se chama Teoria de Resposta ao Item (TRI). 

Isso quer dizer o quê? Resumidamente, isso significa que a pontuação é dada pela consistência das respostas, já que o Enem não avalia apenas o quanto você acertou, mas como se preparou para a prova e se pôde responder a questões compatíveis com o seu nível de aprendizagem.

Assim, um aluno mediano responderá às questões fáceis e médias e algumas difíceis. Se ele não souber responder às questões fáceis e tiver diversos acertos nas difíceis, o sistema detectará isso como um “chute”.

Portanto, fique calmo na hora de fazer a prova e acredite no seu potencial. Entregue as respostas que você sabe e faça uma prova consistente!

Agora que você já sabe como é feito o cálculo das notas do Enem, é preciso entender que, a cada semestre, são abertos três grandes e diferentes processos seletivos: o Sisu, o ProUni e o FIES.

Falaremos de suas particularidades a seguir, mas a informação principal que você deve saber agora é que, para passar em qualquer um deles, você precisa tirar as melhores notas!

Que nota preciso tirar no Enem pra passar em Publicidade pelo Sisu?

O Sistema de Seleção Unificada (Sisu) é o mais competitivo, por isso tem as maiores notas de corte. As vagas que são ofertadas são de universidades públicas e, em ampla concorrência, qualquer estudante pode disputar uma vaga, sem a necessidade de apresentar critérios de renda, por exemplo.

Nesse caso, a exigência, além de uma boa pontuação na prova objetiva, é não ter tirado nota zero na redação do Enem. Para ingressar em uma faculdade de Publicidade pelo Sisu essas são as notas:

  • Nota de corte média: 696.20
  • Maior nota de corte: 762.12
  • Menor nota de corte: 651.66

Que nota preciso tirar no Enem pra passar em Publicidade pelo ProUni?

O Programa Universidade para Todos (ProUni) oferece bolsas integrais ou parciais e tem um processo bastante concorrido. A nota de corte mínima pode deixar você perto de uma vaga, mas as bolsas integrais vão para aqueles que têm as melhores notas e que não zeraram na redação.

O ProUni ainda considera outros critérios de seleção, como a comprovação de renda familiar bruta mensal de, no máximo, três salários mínimos por pessoa. Assim como no Sisu, as médias são bem altas. Veja:

  • Nota de corte média: 619.99
  • Maior nota de corte: 704.02
  • Menor nota de corte: 547.26

Se você mora na cidade de São Paulo, pode conseguir uma vaga na Cruzeiro do Sul Educacional (presencial) com uma pontuação bem bacana!

É preciso, no mínimo, 571.02 pontos para ingressar pelo ProUni em uma turma no período noturno e, caprichando na prova e aumentando seus pontos, sua porcentagem de bolsa também cresce!

Que nota preciso tirar no Enem pra passar em Publicidade pelo FIES?

O Fundo de Financiamento Estudantil (FIES) é uma modalidade de financiamento que oferece ao candidato a oportunidade de pagar as mensalidades de um curso superior a longo prazo e com juros menores que o do mercado. 

Assim como o Sisu e o ProUni, sua seleção acontece duas vezes por ano e, apesar de as notas de corte necessárias serem menores, a concorrência não deixa de existir! Portanto, não é demais reforçar: faça o seu melhor! Tire a maior pontuação possível no Enem!

Além disso, para requisitar o FIES, a renda familiar bruta mensal não pode ultrapassar 2,5 salários mínimos por pessoa e o candidato não pode zerar na redação. Confira as notas de corte:

  • Nota de corte média: 564.88
  • Maior nota de corte: 697.00
  • Menor nota de corte: 450.00

Para estudar Publicidade em Belo Horizonte, no curso noturno da Faculdade Pitágoras (PITÁGORAS), você precisará de 491 pontos para ingressar pelo FIES. Olha que boa opção!

Que nota preciso tirar no Enem pra passar em Publicidade direto?

As notas para ingresso direto variam muito e dependem de cada instituição de ensino. Não estamos falando só das faculdades privadas, já que algumas universidades públicas ainda não aderiram ao Sisu. 

A nota mínima para passar é de 300 pontos, tanto nas questões objetivas, quanto na redação, que em hipótese alguma pode ser nota zero!

A Universidade Cidade de São Paulo (UNICID), por exemplo, garante o ingresso direto a candidatos que tenham resultados iguais ou superiores a 30% no Enem, mediante disponibilidade de vagas. No entanto, essa modalidade de ingresso não garante bolsas integrais.

Confira os editais das faculdades e se prepare pensando nas pontuações médias das notas de corte que apresentamos nas outras modalidades de ingresso.

Dedique-se aos estudos e escolha a faculdade certa para cursar Publicidade! 

Como você deve ter percebido, para passar em Publicidade, você precisará de uma boa pontuação, então dedique-se aos estudos e se diferencie! 

Sabemos que quem opta por essa carreira prefere matérias de Linguagens e Ciências Humanas, por isso busque ter um bom desempenho também em Matemática e Ciências da Natureza, assim você poderá alcançar as pontuações mais altas e concorrer às melhores vagas. 

Confira a lista que fizemos de instituições reconhecidas pelo MEC onde você pode começar seu curso de Publicidade:

Veja também: 

Conheça as faculdades de Publicidade a distância disponíveis

Descubra quais faculdades aceitam a nota do Enem

Para que você alcance uma vaga em uma universidade pública, tenha chances de ganhar uma bolsa de estudos em uma faculdade privada ou consiga financiar seus estudos a juros baixos, é preciso mandar bem na prova do Enem! 

O que você está fazendo para tirar uma boa nota? Conte agora para todos nos comentários!

Compartilhar
Facebook Twitter Google Linkedin