dcsimg

Descubra como conseguir a isenção da taxa do Enem

A nota do Enem pode ser a sua porta de entrada para a universidade. Mas nem todos estão com condições de pagar o valor da inscrição. Por isso, vamos explicar como pedir a isenção de taxa do Enem!

Se você pretende fazer o Enem, mas está preocupado em não conseguir pagar a taxa de inscrição do exame, fique tranquilo. Existem algumas formas de solicitar a isenção desse valor.

É claro que antes você precisa se encaixar nos critérios estipulados pelo MEC e enviar alguns documentos para comprovar que seu perfil preenche os pré-requisitos. Abaixo, vamos informar certinho como funciona todo o processo para solicitar a isenção de taxa do Enem. Confira!

Como solicitar a isenção de taxa do Enem

Para ficar isento da taxa de inscrição, o candidato deve acessar o site do MEC e clicar na opção Enem. No site você deve preencher todos os dados solicitados e enviar os documentos exigidos pelo órgão.

Vale ressaltar que as informações inseridas no sistema devem ser verdadeiras. Caso contrário, o candidato terá que responder por crime contra a fé pública e/ou será eliminado imediatamente do Exame.

A solicitação de isenção deve ser feita antes das inscrições para o Enem serem abertas. Em 2019 a data será entre 1 e 10 de abril.

Quem pode pedir a isenção da taxa

O edital do Enem 2019 ainda não foi liberado, porém, com base nos critérios utilizados em 2018, será possível conseguir a isenção da taxa nos seguintes casos:

  • Alunos que estejam matriculados no último ano do ensino médio em escola pública;
  • Candidatos de baixa renda.

Logo abaixo, informaremos com funciona o pedido em cada caso.

Como os estudantes do 3º ano podem solicitar a isenção da taxa

Na tentativa de estimular a participação dos alunos de escolas públicas no Enem, o MEC decidiu isentar os alunos do último ano do ensino médio da taxa.

Para conseguir a isenção basta que o aluno preencha algumas informações pessoais e sobre a escola em que estuda, no site oficial do Enem. Essa solicitação deve ser feita no período estipulado pelo MEC, portanto é importante ficar atento a divulgação das datas.

Após preencher essas informações no site, o sistema do MEC verifica se todos os dados estão corretos. Assim que as informações são confirmadas, a isenção do Enem é liberada automaticamente.

Isenção de taxa do Enem para candidatos de baixa renda

Caso você se encaixe no perfil de baixa renda, também pode ser isento do pagamento do valor da taxa. Os requisitos nesse caso são os seguintes:

  • O candidato que deseja pedir a isenção deve ter renda per capita igual ou menor que um salário mínimo e meio (R$ 1.431);
  • Ter feito todo o ensino médio em uma escola da rede pública ou como bolsista integral na rede privada.

Se você atende a esses critérios, basta acessar a página do Enem durante o período determinado pelo MEC e preencher o formulário de Declaração de Carência Socioeconômica.

Assim que o envio for concluído, o MEC fará a análise das informações e, em alguns casos, pode solicitar documentos adicionais.

É importante lembrar que, se o pedido for negado, o candidato deverá pagar o boleto com a taxa de inscrição. Por isso, mesmo solicitando a isenção, você deve acompanhar diariamente a página do participante, que informa o status da sua solicitação. Caso ela não seja aceita, você deverá pagar o boleto o mais rápido possível para garantir sua vaga no exame.

Solicitei a isenção no ano anterior, posso pedir novamente?

Desde que continue atendendo aos pré-requisitos determinados pelo MEC, você pode perfeitamente solicitar a isenção da taxa pela segunda vez. Entretanto, se no ano anterior você conseguiu a isenção, mas não compareceu no dia da prova, será preciso justificar ao MEC o motivo da sua ausência.

Se você precisa justificar, acompanhe o site oficial do Enem para saber o período de envio.

O que fazer com a nota do Enem

Após realizar o Enem, você pode utilizar a nota de várias formas. Quer saber como? Então veja abaixo!

Use a nota do Enem para entrar na faculdade pelo Sisu

O Sistema de Seleção Unificada é uma plataforma digital em que os participantes do Enem podem se candidatar às vagas das universidades participantes do Sisu. Quanto mais alta for a sua nota, mais chances você tem de conseguir a vaga para a qual se candidatou.

ProUni

O Programa Universidade para Todos é ideal para aqueles que desejam fazer a faculdade em uma universidade particular, mas não estão em condições de arcar com o valor das mensalidades. O programa oferece bolsas de estudos que variam entre 50% e 100%. Para participar é necessário atender aos critérios de renda, ter obtido pelo menos 450 pontos nas provas do Enem e não ter zerado a prova de Redação.

FIES

O Fundo de Financiamento Estudantil é um programa que oferece crédito aos estudantes. Após a conclusão do curso, o aluno deve pagar esse valor a juros baixos com prazo longo de pagamento. Os participantes precisam atender aos critérios de renda, pontuação no Enem e ter feito o exame entre 2010 e o ano atual.

Ingresso direto na faculdade particular

Essa é a forma mais simples de iniciar o ensino superior. Basta informar para a faculdade sua nota no Enem. Se a pontuação obtida for a mínima exigida pela faculdade, você poderá realizar a matrícula e iniciar as aulas.

Como entrar na faculdade pelo ingresso direto

Muitas pessoas têm receio de entrar para a faculdade pelo ingresso direto, pois acreditam que todas as instituições possuem altas mensalidades, mas existem muitas faculdades bem avaliadas pelo MEC que oferecem cursos com mensalidades bem acessíveis.

Você se interessou pelo ingresso direto? Então listamos algumas opções de faculdades que aceitam essa forma de ingresso. Todas contam com mensalidades em conta e ainda oferecem opções de bolsas e descontos em mensalidades. Além disso, são reconhecidas pelo MEC. Confira:

Veja também:

O que é o Sisu?

O que é o ProUni?

Viu como é simples pedir a isenção de taxa do Enem? Agora que você já sabe o que deve fazer, conte para a gente como pretende usar a nota obtida no exame!

Compartilhar
Facebook Twitter Google Linkedin