dcsimg

Descubra onde fazer o ensino superior a distância

Está pensando em fazer faculdade EAD? Veja como funcionam os cursos e onde você pode se matricular!

É comum que as pessoas tenham receio quando o assunto é fazer uma faculdade a distância. Normalmente, tem-se a falsa ideia de que se trata de uma faculdade “de mentirinha”, na qual o aluno não precisa de esforçar ou estudar.

Na realidade, essa visão está equivocada, pois as bases de graduação EAD são as mesmas da versão presencial. Isso porque o Ministério da Educação (MEC) cuida de sempre avaliar a qualidade das instituições de modo a não permitir que nenhuma faculdade “ruim” esteja funcionando.

Vamos então entender direitinho como é que funciona o ensino superior a distância?

Ensino superior EAD público ou privado?

Temos uma tendência a acreditar que apenas as universidades públicas são de boa qualidade, mas esse é um tipo de ideia que você precisa desconstruir em sua cabeça.

A cada ano, milhares de pessoas ingressam em faculdades no Brasil, mas, como você deve perceber, o número de vagas em universidades públicas não cresce na mesma proporção. Nesse contexto, diversas faculdades privadas vão surgindo, fortalecendo-se e formando excelentes profissionais.

Tendo isso em vista, tenha claro em sua mente que aquilo que define uma boa universidade não é simplesmente o fato de ser pública ou privada. Existem faculdades particulares melhor avaliadas pelo MEC do que algumas públicas!

Como funcionam os cursos de graduação EAD

As faculdades a distância, como já dissemos, têm o mesmo nível de exigência que as presenciais. Em suas avaliações, o MEC observa a qualidade da infraestrutura, a qualificação dos professores, o conhecimento dos alunos formandos, entre outros aspectos da instituição.

Então, a pergunta que fica é: qual é a real diferença entre cursos EAD e presencial?

Bom, a diferença principal está relacionada à forma como o curso acontece. Na modalidade EAD, a comunicação entre professores e alunos ocorre por meio de fóruns na internet. Além disso, os materiais didáticos, atividades e exercícios são acessados online.

Porém, também existe a necessidade de cumprir uma carga horária presencialmente: 20% das atividades devem ser realizadas presencialmente, nos polos de apoio das universidades, como definiu o MEC.

Tipos de cursos EAD: online e semipresencial

Conheça as particularidades das diferentes categorias dentro da modalidade de ensino a distância:

  • Ensino a distância (EAD) online: as atividades são desenvolvidas quase integralmente em ambiente virtual, e o aluno precisa comparecer a um polo presencial apenas duas vezes em cada semestre, para fazer as provas finais.
  • Ensino a distância (EAD) semipresencial: a maioria das atividades é realizada em ambiente virtual, e o aluno precisa comparecer ao polo presencial uma ou duas vezes por semana para assistir a teleaulas e interagir com tutores e colegas.

Diploma de curso EAD e o mercado de trabalho

Uma dúvida comum que pode passar pela cabeça de quem deseja fazer uma faculdade a distância é: depois de me formar, o meu diploma terá a mesma validade que o diploma de quem fez o curso presencial?

A resposta é simples e objetiva: Sim! Você fez a mesma faculdade, com as mesmas matérias e as mesmas exigências por parte do MEC. A única diferença foi a modalidade do curso.

Inclusive, no próprio diploma não há nenhuma especificação sobre o fato de a faculdade ter sido cursada a distância. Ou seja, como o diploma obtido em um curso a distância tem o mesmo valor legal daquele obtido em aulas presenciais, não há nada no documento que diferencie um e outro.

Onde fazer faculdades EAD

No Brasil, já há um grande número de faculdades que permitem que os alunos façam seus cursos na modalidade a distância.

Por isso, é super importante realizar a escolha de uma instituição séria, organizada e comprometida no momento de se matricular para fazer um curso EAD. O que precisa ser levado em conta é se a faculdade é reconhecida pelo MEC, pois, sem isso, você corre o risco de cursar uma faculdade que te oferecerá um diploma sem validade.

Conheça algumas boas faculdades, com reconhecimento do Ministério da Educação, que oferecem cursos a distância:

Veja também:

Conheça as melhores faculdades EAD do Brasil

Saiba como fazer uma faculdade EAD com a nota do Enem

Você está planejando fazer algum curso de ensino superior a distância? Já sabe qual área escolher? Deixe um comentário abaixo compartilhando suas ideias conosco!

Compartilhar
Facebook Twitter Google Linkedin