dcsimg

Saiba como entrar na faculdade no segundo semestre

Muitos estudantes acreditam que para ingressar no ensino superior, é preciso fazer isso logo no início do ano. Porém, o que eles não sabem, é que começar uma faculdade no segundo semestre é possível e pode trazer diversas vantagens.

Nem sempre o estudante está preparado para sair do ensino médio e encarar de imediato o ensino superior. Mas também não é seu desejo esperar um ano inteiro para começar algum curso.

Nesse caso, ingressar para a faculdade no segundo semestre é a melhor opção. Assim, há tempo suficiente para se preparar melhor para essa nova etapa e avaliar com mais consciência a escolha do curso.

Descubra quais são as formas de entrada no ensino superior no segundo semestre e quais as vantagens de não iniciar os estudos no começo do ano.

Como entrar na faculdade no segundo semestre

O estudante pode ingressar na faculdade no segundo semestre, basicamente, de duas maneiras:

Vestibular

Assim como ocorre no início do ano, a maioria das faculdades realiza a aplicação de avaliações próprias para selecionar os candidatos que irão entrar no segundo semestre. O vestibular  que ocorre no meio de ano é realizado entre os meses de maio e julho.

No caso das faculdades particulares, existe ainda a opção de que o candidato realize o vestibular agendado. Como o próprio nome indica, é você quem decide o dia e horário para a realização da prova.

Enem

Com a nota do Enem, o estudante pode ingressar em diversas instituições públicas através do Sistema de Seleção Unificada (Sisu), ou conseguir bolsas de estudo (parciais ou integrais) em instituições privadas através do Programa Universidade para Todos (ProUni). 

Muitas instituições particulares também aceitam a nota do Enem como processo seletivo. Ou seja, o candidato nem precisa realizar o vestibular tradicional para ingressar na faculdade. Basta ele apresentar seu boletim de desempenho individual no exame à faculdade em que deseja cursar, totalmente sem burocracia. 

Os critérios de avaliação variam de acordo com cada instituição. Enquanto algumas exigem que o candidato não zere a redação, outras exigem desempenho mínimo nas provas objetivas.

Vantagens de ingressar na faculdade no segundo semestre

Começar uma faculdade no segundo semestre traz diversas vantagens e pode, sim, ser uma boa ideia. 

Por isso, se você não passou no vestibular no início do ano, não se desespere! Dentro de apenas seis meses, poderá tentar mais uma vez. 

Sem contar que a concorrência é bem menor, já que a maioria dos estudantes tenta ingressar apenas no primeiro semestre letivo.

Confira algumas outras vantagens:

Desconto nas parcelas: em geral, existe pouca demanda de alunos para começar no meio do ano. 

Dessa forma, as faculdades particulares precisam arranjar meios de atrair estudantes e convencê-los a iniciar os estudos no segundo semestre. 

Uma das maneiras de que essas instituições consigam isso é diminuindo o valor das parcelas. Ou seja, muitos estudantes são privilegiados com preços bem menores quando se matriculam no segundo semestre.

Mais bolsas de estudos: várias bolsas de estudos ficam disponíveis nesse período do ano, especialmente as que têm maiores percentuais de descontos (50% e 75%). Conseguir esse tipo de bolsa com a demanda normal seria muito mais complicado.

Condições dos cursos: como o vestibular de final de ano é mais tradicional, os estudantes tendem a achar que existe diferença na qualidade dos cursos. Porém, isso não é verdade. Quem começa a estudar no segundo semestre, encontra um curso com tanta qualidade quanto aqueles disponibilizados no final do ano.

Turma formada: muitos universitários que se matriculam no início do ano se frustram quando ficam sabendo que a faculdade não conseguiu o número mínimo de alunos, a fim de formar uma turma para o curso escolhido. 

Porém, quem opta por se inscrever na metade do ano não corre esse risco, já que, em geral, o semestre letivo espera pela formação da turma no segundo semestre.

Onde estudar no segundo semestre

Ao escolher uma instituição de ensino superior, é essencial buscar saber se ela possui o reconhecimento do Ministério da Educação (MEC). Só assim o diploma do curso terá validade em todo o território nacional.

A seguir, selecionamos algumas faculdades reconhecidas e bem avaliadas pelo MEC que, além de aplicarem o vestibular tradicional no meio do ano, também aceitam a nota do Enem como método de ingresso.

 As instituições acima também participam do ProUni e/ou do FIES, além de  concederem outros tipos de bolsas de estudos, descontos na mensalidade e financiamentos sem burocracia.

OBS: o FIES não financia cursos a distância.

Veja também:

Saiba tudo sobre FIES do segundo semestre

E aí, decidiu pensar melhor e deixar para ingressar na faculdade no segundo semestre? Conte para a gente aqui nos comentários!

Compartilhar
Facebook Twitter Google Linkedin