dcsimg

Conheça as melhores faculdades na Bahia e comece a estudar

Opções de faculdades na Bahia não faltam! São mais de 170 instituições públicas e privadas no estado, que oferecem diferentes tipos de graduação (bacharelado, licenciatura e tecnológica), nos formatos presencial, semipresencial e a distância.

Diante de uma oferta tão generosa, o futuro universitário pode se sentir perdido na hora de escolher onde estudar, certo?

Pensando nisso, fizemos uma pesquisa das melhores faculdades na Bahia, com base nas notas recebidas pelas instituições em avaliações recentes do Ministério da Educação (MEC). Confira o resultado a seguir!

Melhores faculdades da Bahia

Confira a seguir uma lista de faculdades que obtiveram notas excelentes ou ótimas nas últimas avaliações do MEC. Na sequências explicaremos melhor o que cada indicador significa e quais os critérios utilizados pelo órgão para dar as notas.

Lista de melhores faculdades da Bahia segundo o MEC

  • Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública
  • Universidade Estadual de Santa Cruz
  • Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia
  • Universidade Federal da Bahia
  • Faculdade de Ensino Superior da Cidade de Feira de Santana (FAESF/UNEF)
  • Centro Universitário UNIFTC
  • Centro Universitário SENAI CIMATEC
  • Centro Universitário UNIFAS

Melhores faculdades EAD na Bahia

Veja quais são as melhores faculdades para estudar a distância na Bahia, também de acordo com as notas do MEC:

Entenda as notas do MEC para as faculdades

O Ministério da Educação utiliza os seguintes indicadores para avaliar as instituições de ensino superior de forma geral:

Índice Geral de Cursos (IGC): Calculado a partir das notas individuais obtidas por todos os cursos oferecidos pela instituição.

Conceito Institucional (CI): Avalia fatores como instalações, estrutura oferecida aos alunos, qualificação dos professores e políticas pedagógicas da faculdade.

Conceito Institucional EAD (CI-EAD): Utiliza os mesmos critérios do Conceito Institucional, mas avalia apenas a modalidade de ensino a distância (EAD) oferecida pelas instituições.

As faculdades podem receber notas que vão de 1 a 5 para cada indicador. Notas 1 e 2 indicam que a instituição não atende aos critérios básicos de qualidade exigidos pelo MEC.

A nota 3 é considerada regular, pois aponta que a faculdade atende aos requisitos mínimos de qualidade.

Já a nota 4 significa que a instituição fica acima da média em relação aos fatores avaliados e nota 5 indica excelência.

Para elaborar nossa lista de melhores faculdades na Bahia, selecionamos apenas instituições com notas IGC e CI 4 ou 5. Já para as faculdades a distância, o critério de seleção foi ter CI-EAD 4 ou 5.

As notas das faculdades ficam disponíveis para consulta pública na internet, por meio do Cadastro Nacional de Cursos e Instituições de Educação Superior (e-MEC).

Onde fazer uma graduação pagando menos na Bahia

A qualidade do ensino é um fator imprescindível na hora de escolher uma faculdade para estudar, seja na modalidade presencial ou EAD. Porém, o valor da mensalidade também pesa bastante, especialmente para quem tem um orçamento apertado.

Felizmente, existem faculdades que são reconhecidas e bem avaliadas pelo MEC e ainda têm mensalidades acessíveis, além de oferecerem benefícios como bolsas de estudo, descontos especiais e crédito educativo facilitado a seus alunos. 

As faculdades da lista a seguir se enquadram nesse perfil, portanto, nelas você pode fazer uma graduação de qualidade dentro das suas condições financeiras:

Você também pode se interessar por:

Descubra quais são as melhores universidades EAD

Descubra onde fazer uma faculdade em Salvador

Depois de descobrir quais são as melhores faculdades da Bahia de acordo com as notas do MEC, responda nos comentários: qual curso você quer fazer?

Compartilhar
Facebook Twitter Google Linkedin