dcsimg

Conheça faculdades particulares que oferecem bolsa de estudo

Estudar com bolsa é bom demais. Veja onde conseguir a sua!

Imagina o privilégio que é estudar em uma faculdade privada de qualidade com uma bolsa de estudos, sem precisar se preocupar com as mensalidades!

O mais interessante é que esse benefício não é mais exclusividade apenas de alguns poucos estudantes.

Com um pouco de esforço e conhecendo todos os caminhos possíveis, você pode conquistar a sua também!

A seguir, conheça algumas faculdades particulares que oferecem bolsa de estudos.

Como conseguir a sua bolsa de estudos

Antes de falarmos das faculdades que oferecem bolsa de estudos, vamos revelar os diferentes caminhos que podem garantir o benefício de fazer uma faculdade sem pagar nada!

Vamos começar pelo mais popular: o ProUni!

Esse programa, do governo federal, é o maior do Brasil quando se fala em bolsa de estudos. São mais de 300 mil por ano e os participantes podem escolher entre milhares de opções de cursos presenciais e a distância em todas as áreas.

Nele, a gente encontra até as graduações mais caras, como Medicina, Odontologia e Engenharia!

A bolsa pode ser parcial ou integral, dependendo do perfil socioeconômico da pessoa, e vale por todo o curso.

Para ganhar a sua é necessário preencher alguns requisitos. O governo exige que o candidato tenha feito o Enem mais recente e obtido pelo menos 450 pontos na média das provas, sem ter zerado a redação.

Além disso, tem de comprovar renda familiar mensal de até três salários mínimos por pessoa e ter feito o ensino médio em escola da rede pública.

É um programa bastante disputado, de abrangência nacional, que distribui vagas apenas em faculdades bem avaliadas pelo Ministério da Educação (MEC) – uma garantia e tanto! O critério de escolha é a nota no Enem: quanto mais alta, maiores as chances.

Todos os anos acontecem duas seleções, no primeiro e no segundo semestre.

“Ah, mas eu não fiz o Enem mais recente”, “Não preencho os requisitos do programa” – se você também está nessa, sem problemas. Existem outras maneiras de conseguir uma bolsa de estudos.

Confira:

  • Procure na secretaria de educação do seu estado ou do seu município por programas de fomento à formação de nível superior. Muitas, como a prefeitura de Manaus, por exemplo, chegam a distribuir mais de 17 mil bolsas parciais aos moradores de baixa renda da cidade.
  • Outra maneira simples de obter bolsa de estudos é nas próprias faculdades. Elas podem oferecer o benefício para quem se dá bem no vestibular, para quem tem um bom desempenho escolar, para quem apresenta uma boa nota no Enem mais recente e até para quem vem transferido de outras faculdades ou está pensando em fazer uma segunda graduação. A oferta maior é de bolsas parciais, mas isso varia de faculdade para faculdade. Por isso, entre em contato com o local onde você gostaria de estudar.

O que fazer se não conseguir bolsa de estudo?

Se não rolar de passar no ProUni ou em qualquer outro desses programas que distribuem bolsas, saiba que as alternativas ainda não se esgotaram.

Você já considerou, por exemplo, ir atrás de um financiamento estudantil?

Claro que não é a mesma coisa que obter uma bolsa, mas um crédito estudantil facilitado, sem dor de cabeça, pode ser uma boa para quem tem pressa de obter uma formação superior.

Por todo o país, centenas de faculdades privadas contam com programas próprios ou de parceiros para oferecer sistemas de parcelamento das mensalidades sem juros.

Outro caminho pode ser o FIES, do governo federal. Com ele, além dos juros baixos, os participantes ainda ganham um prazo bem generoso para quitar a dívida, que só começa a ser cobrada depois da formatura.

A obtenção do financiamento acontece por meio de concorrência, tal qual o ProUni.

Faculdades particulares que oferecem bolsa de estudos

Como o universo de faculdades particulares no Brasil é muito extenso – são milhares delas, por todos os estados – a gente recomenda cautela na hora de escolher sua bolsa de estudos.

Tirando o ProUni, que garante a qualidade das faculdades, os demais programas de bolsas são um mundo à parte.

Para se certificar de que você está fazendo uma boa escolha, observe se a instituição é reconhecida pelo MEC e se o curso desejado obteve uma avaliação institucional, com nota 3, pelo menos, em todos os quesitos.

Você sabe: ensino de qualidade rende um diploma bem aceito no mercado de trabalho.

Pensando nisso, a gente selecionou algumas faculdades particulares de qualidade onde você pode estudar bom bolsa do ProUni ou das próprias instituições. Todas elas também oferecem convênios, descontos e financiamento sem burocracia.

Confira:

Veja também:

Veja como conseguir uma bolsa de estudos para um curso EAD 

Está pensando em correr atrás de uma bolsa de estudos? Conte para a gente qual é a faculdade dos seus sonhos!

Compartilhar
Facebook Twitter Google Linkedin