dcsimg

Veja como conseguir vaga no segundo semestre do Fies 2020

Curioso para saber como obter uma vaga na segunda edição do Fies 2020? Então leia o artigo e descubra os meios!

Sendo um dos principais programas federais que garante acesso à educação de nível superior, o Fies tem seu próprio conjunto de regras e regulamentos.

Um desses elementos, que costuma causar confusão em algumas pessoas, são as vagas da segunda edição. Elas representam uma nova chance para os estudantes interessados em conquistar seu lugar em uma faculdade particular.

No caso do Fies, uma das perguntas mais frequentes por parte dos estudantes é sobre como obter uma dessas vagas.

Mas, antes de responder essa dúvida, é fundamental esclarecer algumas coisas antes…

Como funciona o processo do segundo semestre do Fies?

O Fies do segundo semestre tem os mesmos procedimentos em relação ao do começo do ano. 

Para se inscrever, independentemente do semestre, é obrigatório ter realizado alguma prova do Enem a partir de 2010, ter obtido 450 pontos (no mínimo) e não ter zerado a prova de Redação.

Antes de se candidatar também é necessário que o estudante saiba em qual modalidade do programa ele se encaixa, de acordo com sua renda familiar. Veja logo abaixo.

Modalidade “FIES”: essa modalidade é para quem tem a renda bruta familiar de até três salários mínimos por pessoa.

Essa modalidade disponibiliza para o estudante juro zero, lista de espera, pagamento de uma pequena parcela ao banco por mês, referente aos encargos educacionais não financiados, e começar a pagar o financiamento ao terminar o curso. Caso o beneficiado não esteja trabalhando, será uma parcela mínima.

Modalidade “P-FIES”: essa modalidade é para quem tem renda familiar bruta entre três a cinco salários mínimos por pessoa.

Essa modalidade não oferece muitos benefícios: possui juros (variáveis de acordo com o banco financiador), sem lista de espera, sem pagamentos durante o curso, pagamento logo após a formação. Caso o aluno não esteja trabalhando, pagará apenas uma parcela mínima.

Quando começam as inscrições da segunda edição do Fies?

Quanto ao período das inscrições, elas provavelmente devem ocorrer na segunda quinzena de julho ou início de agosto, como em todos os anos anteriores.

Mas como sempre, a melhor indicação é aguardar a liberação do edital para que você possa conferir quais serão as datas oficiais.

Como tentar uma vaga no Fies 2020?

Agora que você conhece as datas importantes e as modalidades do programa, vamos explicar um pouco sobre o processo de cadastro.

A inscrição para o Fies deve ser realizada por meio do site oficial do FIES Seleção.

Para se inscrever, o candidato deverá informar o CPF, data de nascimento e um endereço de e-mail válido.

Em seguida, deverá inserir os nomes dos componentes do grupo familiar maiores de 14 anos, bem como seus CPFs, datas de nascimento e renda bruta mensal.

O próximo passo é escolher a graduação que deseja financiar entre as opções disponíveis. É preciso selecionar o curso, a instituição de ensino, o campus e o turno. Então, é só confirmar a inscrição e ficar de olho nas notas de corte.

O que fazer se não conseguir ser aprovado no Fies 2020?

Se por algum acaso você não entrar para o curso desejado, não perca as esperanças! Ainda existem outras formas de utilizar a sua nota para conquistar uma vaga em uma excelente faculdade!

Vamos mostrar outras possibilidades de utilização da sua nota do Enem. Confira:

Ingresso Direto

Você pode utilizar a sua nota do Enem para conquistar uma bolsa de estudos por meio do ingresso direto.

Muitas instituições aceitam a sua pontuação e disponibilizam bolsas para os alunos que conseguirem atingir a nota de corte estipulada.

Você só precisa acessar o site da instituição e realizar sua inscrição conforme as regras da faculdade escolhida.

Pagar menos utilizando a sua nota do Enem

Agora que você viu como funcionam as vagas do segundo semestre do Fies e conheceu algumas opções de como usar sua nota do Enem, listamos ótimas sugestões onde você pode se matricular e ainda pagar bem pouco para estudar!

Essa lista contém algumas faculdades que, além de populares, contam com ótima avaliação por parte do Ministério da Educação e também com várias facilidades financeiras, como poder usar sua nota do Enem para conquistar uma bolsa de estudo integral ou até 70% de desconto no valor da mensalidade. Confira:

Chegou a hora de utilizar a sua nota do Enem e conquistar uma vaga num curso de nível superior!

Veja também:

Vale a pena fazer licenciatura?

Quanto ganha um professor universitário?

Você ainda tem alguma dúvida sobre como conseguir uma vaga no segundo semestre do Fies 2020? Compartilhe conosco nos comentários!

Compartilhar
Facebook Twitter Google Linkedin