Descubra quais são as datas do Fies 2021

Fique por dentro de todas as datas do Fies 2021 e não perca a chance de entrar no Ensino Superior!

De acordo com o Ministério da Educação, em 2021 o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) oferecerá cerca de 93 mil vagas, facilitando o acesso de inúmeros jovens de baixa renda ao Ensino Superior.

Desde sua criação, em 1999, o programa já ajudou mais de 2 milhões de candidatos a ingressarem em universidades particulares espalhadas por todo Brasil, pagando as mensalidades apenas após o fim da graduação.

As condições facilitadas oferecidas pelo Fies atraem milhares de candidatos que almejam conquistar um diploma de nível superior, mas não têm condições de arcar imediatamente com o valor do curso. As inscrições para o programa começam no fim de janeiro e são super concorridas, portanto é preciso estar atento para não perder os prazos.

Se você tem interesse em começar a estudar ainda este ano para melhorar seu currículo e ingressar no mercado de trabalho, continue lendo este artigo. O Guia da Carreira listou todos os detalhes, incluindo as datas do Fies 2021, para você não perder nada. Confira!

Como funciona o Fies?

O programa criado pelo Governo Federal e organizado pelo Ministério da Educação, o MEC, tem como objetivo facilitar o acesso a crédito para financiamento de cursos do Ensino Superior oferecidos por instituições privadas.

Em resumo, o governo empresta dinheiro a longo prazo e com juros baixos para que os candidatos alcancem um diploma de graduação, com a condição de que paguem pelos estudos após a finalização do curso.

Por meio deste programa muitos candidatos conseguem entrar no mercado de trabalho e melhorar seu padrão de vida, portanto o processo é bem concorrido. É uma ótima oportunidade para quem não foi selecionado no Sistema de Seleção Unificada (Sisu) ou no Programa Universidade Para Todos (Prouni), mas não pretende desistir do sonho de ingressar na faculdade.

Quais são as datas do Fies 2021?

O programa normalmente realiza duas seleções por ano, uma em cada semestre. No entanto, assim como o calendário do Enem, as datas do Fies 2021 também sofreram alterações por conta da pandemia do coronavírus.

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) informou que o programa abrirá três seleções em 2021, aumentando as chances de quem deseja começar a estudar. 

O período de inscrição da primeira seleção do ano acontece entre os dias 26 a 29 de janeiro. Para este período, o programa irá considerar as notas dos exames entre 2010 e 2019. Já para a segunda seleção, que está prevista para abril – logo após o resultado do Enem 2020 -, os alunos poderão se inscrever com a nota mais recente.

Quando será divulgado o resultado do Fies 2021?

A liberação do resultado do Fies 2021 já tem data marcada e a complementação de inscrição também. Para verificar se seu nome foi selecionado ou não, tudo o que você precisa fazer é acessar o site oficial do Fies (www.portalfies.mec.gov.br) e fazer o login com o CPF e a senha cadastrados no momento da inscrição, no dia 2 de fevereiro.

Caso você tenha sido aprovado no Fies 2021, deverá fazer a complementação da inscrição no período estabelecido pelo programa entre os dias 3 e 5 de fevereiro.

Sem a complementação da inscrição, sua vaga não estará assegurada. Então fique atento e preencha as informações requeridas com atenção para não perder a oportunidade de entrar na tão sonhada faculdade!

Como funciona a lista de espera do Fies 2021?

A lista de espera do Fies corresponde às vagas que não foram ocupadas por candidatos que desistiram ou perderam o prazo de complementação da inscrição. Ela serve para que os estudantes que não foram pré-selecionados na 1ª chamada tenham uma nova chance. Nesta seleção, a lista de espera do Fies ficará disponível de 3 de fevereiro a 18 de março.

Ao longo do período acima, os participantes deverão acompanhar sua eventual pré-seleção no portal do Fies. O programa não gera notificações, portanto é preciso estar atento. Em caso de convocação, o candidato deverá complementar sua inscrição em até três dias úteis após a divulgação de sua pré-seleção para garantir a vaga.

Quais os critérios para concorrer a uma vaga no Fies 2021?

Agora que você já sabe quais as datas do Fies 2021 e como ele funciona, vamos explicar quais os critérios para concorrer a uma vaga no programa.

Para ter seu financiamento aprovado, o candidato precisa se enquadrar no perfil descrito abaixo:

  • Ter participado de ao menos uma edição do Exame Nacional do Ensino Médio entre 2010 e 2019;
  • Apresentar média geral igual ou superior a 450 pontos na prova realizada;
  • Não ter zerado a redação.

Quanto aos critérios de renda, o Fies apresenta duas modalidades. Para cada uma delas as condições são diferentes, veja a seguir:

  • P-Fies: o candidato deve comprovar renda familiar bruta de três a cinco salários mínimos por pessoa;
  • Fies (juros zero): o candidato deve comprovar renda bruta familiar de até três salários mínimos por pessoa.

O que fazer caso não seja aprovado no Fies 2021?

Por ser um programa destinado a pessoas com baixa renda, a seleção do Fies pode ser um pouco rígida. Portanto, caso não seja convocado ou não se enquadre no perfil socioeconômico exigido pelo governo, você ainda pode tentar o ingresso direto.

Esta modalidade é independente do governo e pode garantir a você facilidades como descontos de até 70% no valor da mensalidade e, em alguns casos, bolsa integral para cursar o Ensino Superior.

Cada faculdade tem critérios próprios para aceitar alunos nesta modalidade, mas no geral, basta comparecer à instituição desejada e apresentar a nota do Enem. Para te ajudar na busca de uma boa universidade reconhecida pelo MEC e que aceite o ingresso direto, o Guia da Carreira preparou uma breve lista. Confira:  

Veja também: Entenda que nota você precisa tirar no Enem 2021

Agora você já sabe as principais datas do Fies 2021 e está decidido a financiar seus estudos em uma universidade particular, conte nos comentários qual curso pretende escolher!

Compartilhar
Facebook Twitter Google Linkedin
Descubra a faculdade certa para você!