dcsimg

Descubra como conseguir uma bolsa de estudos na FMU

Sonha em se formar na FMU mas a grana anda curta? Não se desespere, pois a faculdade tem uma série de programas que vão facilitar a sua vida!

A FMU (Faculdades Metropolitanas Unidas) oferece diversas oportunidades de bolsas e descontos em cursos presenciais e a distância. É bem provável que o seu perfil se encaixe em alguma delas.

Os critérios de adesão variam. Os mais comuns são os programas voltados a alunos de baixa renda, mas também existem aqueles que beneficiam parentes de alunos ou funcionários de empresas conveniadas, entre outras opções.

Além das bolsas de estudo, há também o financiamento das mensalidades. Com ele, você paga menos durante o curso e vai quitando a dívida depois, em suaves parcelas.

Aqui você vai conhecer todas as opções de bolsas e financiamentos para ter um futuro melhor com um diploma da FMU!

Como conseguir uma bolsa de estudos na FMU

Confira agora as possibilidades de estudar na FMU pagando menos:

Programa Move Mais

O Move Mais é um programa privado da FMU que distribui bolsas de estudo de até 100% em cursos de graduação presenciais e semipresenciais. A concessão da bolsa depende do perfil do candidato e do seu desempenho no vestibular.

Dá para concorrer também usando as notas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) – nesse caso, o desempenho mínimo solicitado é de 200 pontos na média das provas.

A inscrição é feita no site da faculdade. Inicialmente, é preciso informar somente nome, e-mail e telefone. São 10 mil vagas, e os 50 primeiros colocados ganham bolsa integral.

ProUni

O Programa Universidade para Todos (ProUni) é uma iniciativa do governo federal que distribui bolsas parciais (50%) e integrais (100%) em cursos de graduação presenciais, semipresenciais e a distância.

A inscrição é feita exclusivamente pelo site oficial do ProUni – na página da FMU há um link com acesso direto. Para concorrer, o candidato tem que se encaixar nos critérios do Programa, que é voltado para estudantes de menor renda.

Para concorrer a uma bolsa do ProUni é obrigatório ter feito o Enem mais recente, com desempenho de pelo menos 450 pontos na média geral das provas e acima de zero na redação. Esse é o desempenho mínimo para participar, mas quanto maior for a sua nota do Enem, mais chances você terá de passar.

Programa de Descontos aos Familiares FMU

Familiares de alunos ou de ex-alunos formados na FMU podem receber um desconto especial de até 10% nas mensalidades. O parentesco tem que ser de primeiro grau – pais, filhos, irmãos ou cônjuges.

O desconto deve ser solicitado na Central de Atendimento ao Aluno e os documentos pedidos são o RG, a certidão de casamento (no caso dos cônjuges) e certificado de conclusão de curso (para o caso de familiares de ex-alunos).

Ex-Alunos

Há descontos e condições especiais de pagamento das mensalidades também para os ex-alunos, nas seguintes situações:

  • Ex-alunos formados pela FMU que querem fazer uma segunda graduação na faculdade
  • Ex-alunos da FMU que não puderam concluir a graduação e querem voltar à faculdade
  • Ex-alunos formados por outras instituições, que querem fazer uma segunda graduação na FMU
  • Ex-alunos de outras instituições que não concluíram o curso e querem continuar os estudos na FMU

Se você se encaixa em alguma dessas situações, consulte o site ou entre em contato diretamente com a FMU para verificar quais são os procedimentos, de acordo com o seu caso.

Convênios e Parcerias

A FMU concede descontos de 10% ou 20% para funcionários e familiares de funcionários de empresas conveniadas. A lista das organizações parceiras é extensa e envolve empresas de vários ramos, além de sindicatos e associações.

Para ter direito ao desconto, primeiro é preciso ser aprovado no processo seletivo do curso que você deseja. Na hora da matrícula, a documentação que comprove o vínculo com a empresa deve ser apresentada na Central de Atendimento ao Candidato ou na Central de Atendimento ao Aluno.

Iniciação Científica

Esse programa dá bolsas na forma de descontos de 10% da mensalidade a alunos que participem de algum grupo de pesquisa e desenvolvimento de projetos da FMU. É valido para quem já está cursando alguma graduação presencial ou a distância na faculdade.

As linhas de pesquisa devem ser consultadas diretamente na instituição, com os coordenadores de cada curso, que vão instruir o candidato sobre os procedimentos necessários para conseguir a bolsa.

Financiamentos oferecidos pela FMU

Além das bolsas e descontos, outra maneira de estudar na FMU com facilidades financeiras são os financiamentos. A regra geral desse tipo de benefício é que parte das mensalidades é paga pela FMU ou por um banco, e o aluno só começa a quitar a dívida depois de formado. Veja os financiamentos possíveis na FMU:

PraValer Crédito Universitário

O PraValer é conhecido como o maior programa de crédito privado universitário do país. O financiamento é de 100% das mensalidades. Os juros para pagar a dívida são de 2,19%. No site da faculdade dá para fazer o cadastro e uma simulação do crédito com valores reais.

Para participar, é preciso ter passado pelo processo seletivo e estar matriculado em algum curso da FMU. É necessário também ter um fiador que possa comprovar renda de pelo menos 2,5 vezes o valor da mensalidade. No site da FMU há informações mais detalhadas.

Financiamento universitário via banco

Esse é outro tipo de financiamento, oferecido por instituições bancárias. Os prazos e condições de pagamento variam dependendo do banco, do perfil do estudante e da mensalidade do curso. A solicitação deve ser feita diretamente na instituição financeira de sua preferência.

FIES

O Fundo de Financiamento Estudantil (FIES) é um dos mais famosos programas de financiamento em atividade no Brasil. É uma iniciativa do governo federal voltada a estudantes com renda familiar bruta mensal de até cinco salários mínimos por pessoa.

Para concorrer ao benefício é necessário ter feito o Enem (qualquer edição a partir de 2010), com desempenho de pelo menos 450 pontos na média geral das provas, sem ter zerado na redação.

Os juros para pagar a dívida são baixos e podem inclusive chegar a zero, dependendo do perfil socioeconômico do estudante. O pagamento só começa a ser efetuado depois da conclusão do curso, e o prazo pode se estender por vários anos.

Para se inscrever, você deve estar regularmente matriculado em um curso presencial da FMU. Daí, basta ir à página oficial do FIES e seguir as instruções. No site da FMU, há um link de acesso direto.

Outras faculdades onde dá para estudar com bolsa

Separamos para você mais algumas faculdades que oferecem bolsas de estudos, financiamento facilitado, convênios e descontos. Todas elas são reconhecidas e bem avaliadas pelo Ministério da Educação (MEC):

Veja também:

Descubra quais as mensalidades cobradas pela FMU

Viu só quantas oportunidades a FMU oferece? Vai tentar alguma delas? Deixe seus comentários aqui para a gente!

Compartilhar
Facebook Twitter Google Linkedin