Fale com a gente

Como funciona
  1. Busque o curso

    Busque, compare e escolha o curso que vai mudar sua vida.


  2. Garanta sua vaga

    Pague a adesão para garantir sua vaga.


  3. Na direção do seu sucesso

    Faça o processo seletivo e depois se matrIcule na faculdade.


Educação

Entenda como funciona o fundo garantidor do FIES

22 de setembro de 2017
Entenda como funciona o fundo garantidor do FIES
Imagem do autor
Escrito porGuia da Carreira

O Fundo de Financiamento Estudantil (FIES) é uma super ajuda para quem precisa entrar no ensino superior mas não tem como pagar pelos estudos no momento.

Com o FIES é possível financiar um curso a juros baixos ? ou mesmo sem juros! ? e ainda ganhar um prazo super longo para pagar as parcelas do financiamento.

Só que um benefício desse tamanho não chega assim, de mão beijada. É preciso enfrentar a disputa por uma vaga e, mais adiante, cumprir algumas burocracias impostas pelo governo e pelas instituições bancárias.

Na hora de assinar o contrato, por exemplo, o candidato tem que apresentar uma garantia para o pagamento da dívida. A mais comum delas é um fiador ? uma pessoa que assumirá as parcelas caso o estudante deixe de pagá-las.

Mas pouca gente sabe que existem outras opções ? e que o Fundo Garantidor é uma delas.

Veja aqui como funciona esse sistema de Fundo Garantidor, quem pode solicitá-lo, quais foram as mudanças recentes no FIES e muito mais!

O que é o fundo garantidor do FIES

O FIES, você sabe, é um empréstimo a longo prazo. E, como é comum acontecer em qualquer empréstimo, é preciso apresentar alguma garantia de que o valor será devolvido mais adiante.

Essa garantia vem na forma de um fiador, que na maioria dos casos precisa ser uma pessoa que atenda a certas exigências financeiras.

Mas o governo federal sabe que conseguir fiador não é tarefa fácil. Muita gente tem medo de assumir uma responsabilidade tão grande pelo outro ? e isso pode ser especialmente problemático para os candidatos do FIES com renda mais baixa.

Foi justamente por isso que o Fundo de Garantia de Operações de Crédito Educativo (FGEDUC), também conhecido como Fundo Garantidor, foi criado. O sistema assume uma parte dos riscos das operações de crédito educativo do FIES e é destinado especificamente a estudantes de maior vulnerabilidade financeira.

Na prática, o Fundo dispensa que o contratante do FIES apresente um fiador no momento de assinar o contrato do financiamento no banco.

Quem pode participar do fundo garantidor do FIES

O Fundo Garantidor está disponível apenas para alguns dos estudantes que conseguiram o FIES.

Para solicitar essa modalidade de fiança o candidato precisa atender a pelo menos um dos pré-requisitos a seguir:

  • Apresentar renda familiar bruta mensal de até um salário mínimo e meio por pessoa.
  • Obter o financiamento para curso de licenciatura.
  • Ser bolsista parcial do Programa Universidade para Todos (ProUni) e usar o FIES para financiar a outra metade do mesmo curso e faculdade em que tem a bolsa.

Para conseguir o fundo garantidor é necessário que a faculdade onde o candidato deseja estudar tenha aderido a essa modalidade de fiança. Recomendamos verificar essa informação durante o processo seletivo do FIES.

Quem está com nome sujo pode aderir ao Fundo Garantidor do FIES?

O Fundo Garantidor foi criado justamente para facilitar a vida daqueles estudantes que têm renda mais baixa ou restrições de crédito.

Por isso a resposta é: sim, candidato que estiver com o nome sujo pode participar do FIES normalmente.

A única exigência é se encaixar em alguns dos critérios que mencionamos acima (renda, tipo de curso ou bolsa parcial do ProUni).

Passo a passo para aderir ao Fundo Garantidor do FIES

Antes de chegar à etapa em que precisa acionar o Fundo Garantidor, o candidato precisa ter sido aprovado para uma vaga no programa.

Para concorrer a uma vaga é preciso se inscrever no site do FIES durante o período de inscrição (que acontece duas vezes ao ano, sempre no início do semestre letivo).

No sistema de seleção, o candidato deve escolher a vaga desejada e acompanhar a evolução da nota de corte parcial todos os dias. Como o FIES classifica os candidatos com base na nota do Enem, aqueles que tiverem pontuação mais alta têm mais chances de passar.

Caso seja pré-aprovado, o candidato ainda vai enfrentar mais duas etapas antes de finalmente aderir ao Fundo Garantidor.

  1. Ele terá que fazer o cadastro no SisFIES, o sistema de gestão do programa. Aqui é preciso detalhar toda a documentação sobre renda, escolaridade, situação socioeconômica, etc.
  1. Depois de se cadastrar no SisFIES, é preciso apresentar uma série de documentos à Comissão Permanente de Supervisão e Acompanhamento (CPSA) da faculdade onde o candidato conseguiu financiamento. Lá, todo material será analisado e validado.
  2. Depois de cumpridas essas duas etapas, é hora de ir até uma agência bancária para formalizar a obtenção do financiamento. O candidato deverá ter em mãos toda a documentação necessária, além do aval da CPSA. É neste momento que ele fará a adesão ao Fundo Garantidor.

As novas regras do FIES alteram o Fundo Garantidor?

No segundo semestre de 2017 o FIES passou por uma grande reformulação.

Entre as principais mudanças, o programa passou a englobar também pessoas com renda mais alta e ganhou três categorias distintas de financiamento.

Mas será que isso impacta de alguma forma o modelo do Fundo Garantidor?

Bom, a verdade é que até agora o Ministério da Educação (MEC) não anunciou qualquer alteração nesse quesito. O Fundo, portanto, permanece como está até segunda ordem. Caso haja alguma alteração a gente vai informar tudo por aqui.

Onde estudar com o FIES

O FIES está disponível em centenas de faculdades particulares por todo o país. O MEC só permite a participação de instituições bem avaliadas, o que dá ao candidato a certeza de que irá fazer um bom curso, com diploma reconhecido no mercado de trabalho.

Um dos segredos para se dar bem na busca por um financiamento é chegar no dia da seleção com foco, sabendo qual curso quer fazer, e em qual instituição.

Por isso, a gente selecionou algumas ótimas faculdades que oferecem vagas no FIES, com cursos em diversas áreas do conhecimento, para você colocar no seu radar.

Confira:

Veja também:

Saiba tudo sobre o FIES do segundo semestre

Ficou clara essa questão do fundo garantidor? Vai usar esse recurso? Conte para a gente aqui nos comentários!

Os mais lidos
Quantos pontos do Enem tem que tirar para cada curso? Confira

Quantos pontos do Enem tem que tirar para cada curso? Confira

Por Guia da Carreira em 10/01/2024
Como calcular a nota do Enem? Entenda e veja como entrar na faculdade com bolsas

Como calcular a nota do Enem? Entenda e veja como entrar na faculdade com bolsas

Por Guia da Carreira em 10/01/2024
Prouni Medicina: Veja notas de corte para passar na faculdade

Prouni Medicina: Veja notas de corte para passar na faculdade

Por Amanda Nonato em 01/03/2023
Sisu 2023/2: veja as notas de corte médias dos cursos mais procurados

Sisu 2023/2: veja as notas de corte médias dos cursos mais procurados

Por Amanda Nonato em 22/02/2023
Entenda como conseguir desconto na faculdade com a nota do Enem

Entenda como conseguir desconto na faculdade com a nota do Enem

Por Amanda Nonato em 15/02/2023

Estude nas melhores sem sair de casa

As melhores faculdades com ofertas super especiais para você começar a estudar sem sair de casa.