Saiba tudo sobre a inscrição do Fies 2021

Veja como fazer a sua inscrição no Fies 2021 e confira informações importantes sobre este processo seletivo!

O Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) já chegou a 2021 e está com inscrições abertas do dia 25 ao dia 29 de janeiro!

Sim, o prazo para se inscrever é curto. Por isso, se você não quiser ficar de fora dessa grande oportunidade de ingressar no Ensino Superior ainda no primeiro semestre deste ano, não perca tempo!

Confira aqui o passo a passo de como efetuar a sua inscrição no Fies 2021.1 e mais algumas informações importantes sobre esse processo seletivo.

O que é o Fies?

O Fies é um programa do Ministério da Educação (MEC) que se dedica a conceder financiamentos a estudantes de todo o Brasil que tenham o desejo de ingressar no Ensino Superior em uma instituição de ensino particular, mas que não tenham meios suficientes para arcar, imediatamente, com as mensalidades do curso.

Quem pode participar do Fies?

Pode concorrer às vagas do Fies qualquer estudante que tenha participado de alguma edição do Enem a partir de 2010 e obtido média igual ou superior a 450 pontos sem ter zerado a redação, desde que sua renda familiar bruta não ultrapasse três salários mínimos por pessoa.

Como se inscrever no Fies?

As inscrições ocorrem por meio da página oficial do Fies (portalfies.mec.gov.br). Ao acessá-la, siga os seguintes passos:

  • Clique em ?minha inscrição?;
  • O site informará que, para acessar o Fies, você deve utilizar uma conta gov.br, que é o login único do Governo Federal. Se você já tiver essa conta, clique em ?entrar com gov.br? e faça login. Caso você ainda não tenha se cadastrado, clique em ?crie sua conta gov.br?, registre-se e depois faça login;
  • Depois, é só preencher as demais informações solicitadas pelo sistema e concluir a sua inscrição!

Como funciona a chamada única e a lista de espera do Fies?

Diferentemente do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) e do Programa Universidade Para Todos (Prouni), o Fies não trabalha com primeira e segunda chamada. O resultado é divulgado em chamada única, e aponta os candidatos que foram pré-selecionados, bem como os que foram alocados na lista de espera. 

Nesta edição, a chamada única será disponibilizada no Sistema de Seleção do Fies (FiesSeleção) no dia 2 de fevereiro de 2021.

Em seguida, entre os dias 3 e 5 de fevereiro, os candidatos pré-selecionados deverão acessar o FiesSeleção para informar os dados necessários para a contratação do financiamento. Os candidatos que perderem esse prazo serão excluídos do processo seletivo, e suas vagas irão para a lista de vagas remanescentes.

Estas vagas, por sua vez, serão disponibilizadas aos candidatos cadastrados na lista de espera, que são os participantes que ficaram de fora da chamada única. É importante ressaltar que a inscrição desses candidatos na lista de espera é automática, portanto, não requer manifestação de interesse. 

Entre os dias 3 de fevereiro e 18 de março, acontecerá a pré-seleção dos candidatos da lista de espera. Durante este período, a seleção poderá ocorrer a qualquer momento. Por isso, é importante ficar atento!

Por último, caso o candidato da lista de espera seja pré-selecionado, ele terá 3 dias úteis para acessar o FiesSeleção e inserir os dados solicitados pelo sistema para finalização do contrato de financiamento. Mais uma vez, se perder o prazo, já era!

Principais datas do Fies 2021.1

  • Inscrições: 26 a 29 de janeiro de 2021;
  • Chamada única: 2 de fevereiro de 2021;
  • Fornecimento dos dados necessários para a contratação do financiamento via FiesSeleção: 3 a 5 de fevereiro de 2021;
  • Chamada para candidatos da lista de espera: entre 3 de fevereiro e 18 de março de 2021;
  • Fornecimento dos dados necessários para a contratação do financiamento via FiesSeleção, para candidatos pré-selecionados na lista de espera: em até 3 dias úteis após a pré-seleção.

Onde estudar com um financiamento do Fies

O Fies exige que todos os seus financiamentos sejam direcionados a instituições de Ensino Superior reconhecidas e bem avaliadas pelo Ministério da Educação (MEC). Por isso, onde quer que você tente um financiamento pelo Fies, você pode estar seguro de que a faculdade atende a esse requisito de qualidade!

Além disso, é importante você saber que, mesmo não conseguindo um financiamento nessa primeira edição de 2021 do Fies, é sempre possível negociar boas condições de ingresso diretamente com a faculdade particular que você estiver interessado.

Muitas dessas instituições de Ensino Superior contam com programas de concessão de descontos, bolsas de estudos e, até mesmo, financiamentos. Selecionamos algumas faculdades que costumam oferecer este tipo de benefício, além de participarem do Fies. Confira:

Veja também: Descubra qual é a nota de corte do Fies para o seu curso

Já sabe para qual curso você vai tentar um financiamento pela primeira edição do Fies 2021? Comente aqui embaixo!

Compartilhar
Facebook Twitter Google Linkedin
Descubra a faculdade certa para você!