dcsimg

Descubra como fazer inscrição para lista de espera do Sisu

Saiba como fazer a inscrição para a lista de espera do Sisu para não perder a chance de conquistar uma vaga no curso dos seus sonhos!

Criado há dez anos pelo governo federal, o Sisu (Sistema de Seleção Unificada) é um programa que tem o objetivo de facilitar o acesso ao ensino superior de qualidade. Através do Sisu, milhares de estudantes conseguem uma vaga em universidades públicas de todo o país.

Quem participa do Sisu tem mais de uma chance de ser aprovado: além da classificação regular, há ainda uma lista de espera para as vagas que não são preenchidas durante o processo seletivo.

Hoje você vai saber como fazer a inscrição para a lista de espera do Sisu e ainda descobrir como entrar em um curso superior com a sua nota do Enem. Confira!

Quem pode participar do Sisu?

Para se inscrever no Sisu, o candidato deve ter feito a prova mais recente do Enem e tirado nota acima de zero na Redação.

Embora o programa não exija uma pontuação mínima para a participação, algumas instituições trabalham com notas de corte para certos cursos. Se for o caso, o aluno é informado no momento da inscrição.

O Sisu também reserva vagas através do sistema de cotas para os seguintes grupos:

  • Alunos de escola pública.
  • Alunos de baixa renda, que comprovem renda familiar mensal bruta de até um salário mínimo e meio por pessoa.
  • Pessoas que se autodeclaram como negros, pardos ou indígenas.

A segunda chamada no Sisu

Diferente de outros programas, o Sisu não tem uma segunda chamada para convocação regular.

A segunda chamada do Sisu se trata da lista de espera para as vagas remanescentes.

Como funciona a lista de espera do Sisu?

A lista de espera do Sisu é uma segunda oportunidade para que o candidato não classificado na chamada regular tenha a chance do acesso ao ensino superior.

Funciona assim: quando o processo de convocação regular é finalizado, algumas vagas permanecem em aberto. Isso porque os alunos classificados podem ter desistido da vaga, perdido o prazo ou apresentado documentação insuficiente.

Assim, são abertas as inscrições para candidatos que não foram aprovados possam participar da lista de espera.

Como o sistema não é automático, quem não se inscrever na lista de espera do Sisu dentro do período indicado ficará de fora da lista.

Assim que são encerradas as inscrições para a lista de espera, o Sisu envia a relação dos candidatos para as universidades participantes. Cabe a elas fazer a seleção e convocação dos alunos classificados.

Nesta etapa, várias chamadas poderão ser feitas até que todas as vagas estejam preenchidas. Por isso, é importante se manter atento ao calendário e checar regularmente o site da universidade onde você tentou a vaga.

Como fazer inscrição na lista de espera do Sisu?

Como adiantamos, a participação na lista de espera do Sisu não é automática. No entanto, o processo é simples.

Para se inscrever na lista de espera do programa, você deve:

  • Acessar o Boletim do Candidato, no site do Sisu.
  • Clicar em “participar da lista de espera” na tela da primeira opção de curso.

O sistema irá emitir uma mensagem confirmando a sua inscrição.

Em geral, o processo de inscrições tem duração de uma semana.

Quem pode participar da lista de espera do Sisu?

Apenas os candidatos que não forem classificados em nenhuma opção de curso na convocação regular podem participar da lista de espera do Sisu.

Quando sai o resultado da lista de espera do Sisu?

O resultado da lista de espera do Sisu costuma ser divulgado em fevereiro, no primeiro semestre, e em julho, no segundo semestre.

Para conferir, basta acessar o site do programa e informar o CPF e senha cadastrados.

O que fazer se não conseguir uma vaga pela lista de espera do Sisu?

Mesmo participando da lista de espera, não é uma tarefa fácil conseguir uma vaga pelo Sisu. Por ser um processo seletivo concorrido, o desempenho dos candidatos precisa ser bem alto e muita gente acaba ficando de fora.

No entanto, há outras alternativas para entrar na faculdade e começar uma graduação com a sua nota do Enem. Saiba quais são as principais:

ProUni

O ProUni (Programa Universidade Para Todos) é um programa governamental que concede bolsas de estudo parciais (de 50%) e integrais em faculdades bem avaliadas pelo MEC. 

As inscrições para o ProUni são abertas assim que se encerra o Sisu. Para participar, é necessário apresentar desempenho mínimo de 450 pontos no Enem, tirar nota acima de zero na Redação e atender aos critérios de escolaridade e renda exigidos.

Ingresso direto

O ingresso direto é uma alternativa simples e prática para quem quer entrar na faculdade e começar a estudar sem burocracia.

Se trata de um sistema empregado por instituições privadas em que o aluno pode se matricular em um curso superior com a sua nota do Enem, sem a necessidade de prestar vestibular.

Para se inscrever, basta acessar o site da instituição desejada e verificar se ela aceita a nota do Enem como forma de ingresso. Se aceitar, você deve informar a sua pontuação e o sistema automaticamente irá informar se a vaga é sua ou não.

Caso você tenha apresentado a nota mínima exigida, pode fazer a sua matrícula imediatamente em uma graduação presencial ou a distância!

Onde estudar com a nota do Enem

Selecionamos algumas instituições de qualidade, reconhecidas e bem avaliadas pelo MEC, que costumam participar do ProUni e que também trabalham com o ingresso direto. Confira:

As faculdades listadas acima oferecem ainda outras vantagens financeiras como descontos na mensalidade, convênios, bolsas de estudo próprias e financiamentos sem burocracia para facilitar os seus estudos!

Veja também:

Saiba como funciona a nota de corte do Sisu para o seu curso

Saiba como e onde fazer a inscrição para o ProUni

Vai fazer inscrição na lista de espera do Sisu? Conte para a gente nos comentários sobre o curso que pretende fazer!

Compartilhar
Facebook Twitter Google Linkedin