Conheça as melhores faculdades para estudar em 2021

Confira algumas das faculdades mais bem avaliadas pelo Ministério da Educação (MEC) e entenda como funciona essa avaliação!

Os processos seletivos para acesso ao Ensino Superior já chegaram a 2021! Tanto em instituições de ensino públicas, quanto privadas, as opções são tantas, que muitos estudantes acabam tendo dúvidas em relação a onde estudar.

Pensando nisso, analisamos os dados referentes às avaliações de qualidade mais recentes feitas pelo Ministério da Educação (MEC) e, a partir disso, elaboramos uma lista com algumas das melhores faculdades para você iniciar seus estudos em 2021. Vamos conferir?

Como funcionam os indicadores de qualidade considerados pelo MEC?

Antes de conhecer a nossa lista de instituições de ensino mais bem avaliadas pelo MEC, é importante você entender como funciona essa avaliação e quais são os seus indicadores de qualidade. 

Em geral, o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), vinculado ao Ministério da Educação, é o órgão responsável pela divulgação de indicadores capazes de subsidiar a construção e implementação de políticas públicas para o aprimoramento da educação superior no Brasil. 

Os principais indicadores produzidos pelo Inep são o Conceito Preliminar de Curso (CPC) e o Índice Geral de Cursos Avaliados na Instituição (IGC), tendo o CPC periodicidade anual e, o IGC, trienal. Em ambos, a avaliação atribui uma nota de 1 a 5, sendo 5 o melhor resultado possível e, 1, o pior.

O que é o Conceito Preliminar de Curso (CPC)?

Trata-se do conceito que avalia os cursos de cada instituição de ensino, considerando, para isso, as seguintes variáveis:

  • Desempenho geral dos estudantes na prova do Enade (conceito Enade);
  • Indicador de diferença entre o desempenho obtido e o desempenho esperado (IDD);
  • Percentual de mestres, doutores e regime de trabalho do corpo docente;
  • Percepção dos estudantes sobre o curso (informações obtidas por meio do questionário do estudante do Enade).

A avaliação é divulgada anualmente, mas, por serem muito numerosos, os cursos não são avaliados todos os anos. Para tornar a sua análise viável, o Inep divide os cursos de Ensino Superior em três grupos e avalia um grupo por ano.

O que é o Índice Geral de Cursos Avaliados na Instituição (IGC)?

Enquanto o CPC avalia os cursos, o IGC avalia as instituições de ensino. Para isso, o índice considera:

  • A média dos CPCs dos cursos da instituição no último triênio;
  • A média dos conceitos CAPES dos programas de mestrado e doutorado da instituição;
  • A distribuição dos estudantes entre os níveis de ensino (graduação ou pós-graduação stricto sensu).

Quais as melhores faculdades para estudar em 2021?

Como estamos falando sobre faculdades, e não sobre cursos, nossa lista das melhores instituições de Ensino Superior para estudar em 2021 é baseada no último Índice Geral de Cursos Avaliados na Instituição (IGC), que foi divulgado em 2019 e refere-se ao triênio de 2016 a 2018.

Nesta seleção, consideramos apenas faculdades com IGC igual ou superior a 3, pois é a partir deste conceito que a avaliação do MEC é considerada positiva. Além disso, a fim de tornar a lista diversificada, contemplamos instituições de Ensino Superior públicas e privadas, e dividimos a seleção entre ensino presencial e EAD.

10 ótimas faculdades para ensino presencial

  • Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) – IGC 5
  • Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) – IGC 5
  • Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) – IGC 5
  • Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) – IGC 5
  • Universidade Federal da Paraíba (UFPB) – IGC 4
  • Escola de Administração de Empresas (FGV – EAESP) – IGC 5
  • Escola de Direito de São Paulo (FGV DIREITO SP) – IGC 5
  • Instituto de Ensino e Pesquisa (INSPER) – IGC 5
  • Cruzeiro do Sul Educacional – IGC 4
  • Universidade Presbiteriana Mackenzie – IGC 4

10 ótimas faculdades para ensino a distância

Afinal, como escolher onde estudar?

Ao escolher uma instituição com pontuação entre 3 e 5 no IGC, você terá a certeza de que irá estudar em uma faculdade considerada boa, muito boa, ou excelente pelo Ministério da Educação. Assim, observar ao menos este indicador de qualidade é fundamental para você se sentir seguro em relação à sua escolha.

Entretanto, este não é o único fator que deve pesar na hora que você for avaliar as suas possibilidades. Às vezes, uma instituição de Ensino Superior com IGC 3 ou 4 pode ser melhor para você do que uma que tenha IGC 5, por diversos motivos. Pode ser por questões de modalidade de ensino, de grade horária, de tempo de duração do curso, por questões financeiras, entre outras.

Por isso, na hora de escolher onde estudar, não limite o seu universo de possibilidades às faculdades que apresentem o maior IGC possível. Faça uma pesquisa mais profunda, e escolha uma instituição de Ensino Superior que combine com você, que ofereça o curso que você procura em condições adequadas à sua realidade, e que tenha IGC entre 3 e 5.

A fim de adiantar essa pesquisa para você, selecionamos algumas faculdades que, além de estarem na lista que apresentamos anteriormente, oferecem uma ampla variedade de cursos de Ensino Superior presencial e EAD e costumam negociar boas condições para o ingresso de novos alunos. Veja:

Veja também: Conheça as faculdades que aceitam a nota do Enem 2021 

E aí, já está avaliando as suas possibilidades, para em breve escolher onde estudar? Conta pra gente aqui nos comentários!

Compartilhar
Facebook Twitter Google Linkedin
Descubra a faculdade certa para você!