Conheça as faculdades que aceitam a nota do Enem 2021

A nota do Enem 2021 pode servir para você ingressar numa faculdade pública ou particular e ainda conseguir bolsas de estudo. Saiba mais!

O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) ganhou grande importância para os jovens que estão terminando o Ensino Médio desde que a prova começou a ser utilizada em substituição ao vestibular em muitas faculdades. 

Atualmente, são mais de cinco milhões de estudantes inscritos na prova e que estão buscando o sonho de uma vaga no curso dos sonhos! Se você também se inscreveu no Enem 2020 com esse objetivo, saiba que veio parar no site certo.

A seguir, você vai conferir faculdades que aceitam a nota do Enem 2020. Existem formas de ingresso e é importante estar atento a cada uma delas para não perder nenhuma oportunidade.

E tem mais! Você sabia que a sua nota do Enem pode ajudar a conseguir até mesmo mensalidades mais baratas em uma faculdade perto da sua casa? Além de incrível, é possível.

Faculdades públicas aceitam a nota do Enem 2020?

Uma grande parte das faculdades públicas do Brasil, em especial as federais, aceitam a nota do Enem 2020 como forma de ingresso. Isso acontecerá em abril de 2021 por meio do Sistema de Seleção Unificado, o Sisu.

O Sisu é uma plataforma digital gerenciada pelo Ministério da Educação (MEC) e existente desde 2010. Nesse sistema são disponibilizadas vagas em cursos de universidades públicas de todo o Brasil. Algumas das participantes são:

  • Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)
  • Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
  • Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
  • Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso do Sul (IFMS)
  • Universidade de São Paulo (USP)
  • Universidade Estadual da Paraíba (UEPB)
  • Universidade Estadual do Piauí (UESPI)
  • Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN)
  • Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)
  • Universidade Federal do Acre (UFAC)

No primeiro dia de abertura do Sisu, os interessados se inscrevem nos cursos que desejam. A partir daí, a cada dia é elaborada uma lista de classificados e uma nota de corte do Enem para cada curso.

Enquanto o sistema estiver aberto é possível mudar de curso para tentar classificações melhores de acordo com a sua nota no Enem. No último dia de Sisu são elaboradas as listas finais para matrícula e a de espera.

Leia também: Descubra se você pode participar do Sisu

Apesar de contar com milhares de vagas, o Sisu é extremamente disputado. Por ser realizado nacionalmente, o SiSU tem notas de corte bem altas para os cursos mais famosos (como Medicina) ou para faculdades localizadas nas capitais do país.

Além das universidades participantes do Sisu, algumas faculdades públicas que realizam vestibulares próprios aceitam o Enem como bônus na nota. As regras são bem variadas, então vale a pena conferir no Manual do Candidato de cada vestibular para não perder prazos.

Consigo entrar em uma faculdade particular com o Enem?

Sim, é possível! Todos os anos milhares de vagas estão disponíveis nas faculdades particulares para alunos que fizeram o Enem. Você pode conseguir bolsas de estudo de até 100% ou financiamento estudantil para pagar o seu curso com mais prazo.

O Governo Federal mantém dois programas cujos nomes talvez você já tenha ouvido algumas informações: Programa Universidade Para Todos (Prouni) e Programa de Financiamento Estudantil (Fies).

No Prouni são oferecidas bolsas de estudo parciais (50% de desconto) ou integrais (100% de desconto) em instituições privadas de ensino. É preciso comprovar renda de até 3 salários mínimos por pessoa para conseguir uma bolsa parcial e de até 1,5 salário mínimo para a integral. 

Assim como no Sisu, você colocará sua nota de corte em disputa com outros estudantes e deve estar acima da nota de corte para o curso almejado.

Já o Fies serve para financiar o valor das mensalidades do seu curso. Os aprovados neste programa ganham um prazo maior para pagar a faculdade, com juros que variam conforme a renda salarial familiar.

Entretanto, especificamente nas edições do primeiro semestre de 2021 do Prouni e do Fies haverá uma grande mudança para quem realizou somente o Enem 2020. Pela primeira vez, as notas da prova do Enem mais recente não serão aceitas nos dois processos devido ao atraso na realização do exame. Isso acontecerá pois as notas do Enem 2020 têm previsão de divulgação pelo MEC apenas no fim do mês de março de 2021. 

O Prouni abrirá inscrições em 12 de janeiro de 2021 e o Fies em 26 de janeiro de 2021, ou seja, antes das notas saírem. Portanto, somente quem fez o Enem 2019 poderá se inscrever no Prouni. O Fies aceitará a nota de qualquer edição do Enem entre 2010 e 2019.

Se o Enem 2020 é a sua primeira tentativa ou você já fez o exame em anos anteriores mas busca alcançar uma nota melhor agora, ainda há outras formas de entrar na faculdade ainda em 2021!

Como entrar em uma faculdade particular sem Prouni e Fies com o Enem 2020 

Para quem prefere entrar na faculdade ainda em 2021 sem depender de nenhum programa do governo também existem opções muito interessantes de faculdades e cursos disponíveis.

Para isso, basta procurar por instituições de Ensino Superior que aceitem o ingresso direto com o Enem 2020. É uma das formas mais fáceis de conquistar uma vaga, pois a sua nota poderá ser usada como substitutiva ao vestibular.

Vale a pena ficar de olho nas oportunidades, pois dependendo da sua nota e região, algumas faculdades oferecem bolsas de estudos ou oportunidades de financiamento próprio.

Você precisa só ficar atento se a instituição de ensino é devidamente reconhecida pelo MEC. Isso garante que, ao fim do curso, você receba um diploma válido para atuar na sua profissão.

Para facilitar na sua busca, separamos algumas faculdades que têm esse reconhecimento do MEC. Vale a pena dar uma olhada se alguma delas oferece o curso da sua carreira e a grade de aulas.

Veja também: Veja que nota é preciso tirar no Enem 2020 para entrar na faculdade

Gostou das dicas que viu por aqui? Comente qual curso você pretende fazer agora que já sabe quais faculdades aceitam a nota do Enem 2020.

Compartilhar
Facebook Twitter Google Linkedin
Descubra a faculdade certa para você!