dcsimg

Conheça as melhores faculdades privadas do Brasil

Confira as melhores opções de faculdades privadas nas modalidades presencial e a distância.

O momento da escolha do caminho profissional é cheio de dúvidas. Em primeiro lugar, vem a definição do curso. Em segundo, do formato. E, em terceiro, da instituição com a qual o aluno assinará um contrato para os anos seguintes e poderá estudar na graduação escolhida.

A relação entre aluno e instituição, mais do que uma mera troca de conhecimentos ou transação financeira, é de confiança. Confiança de que a instituição escolhida estará oferecendo o melhor em termos de conteúdo, corpo docente e estrutura de apoio ao aprendizado do aluno.

Por tudo isso, dois dos aspectos para o qual o aluno deve tomar o maior cuidado no momento de escolher uma faculdade, seja ela privada ou particular, é se ela é bem-avaliada pelo Ministério da Educação (MEC), e se o curso em questão está aprovado pelo órgão.

Apenas instituições chanceladas pelo MEC podem emitir diplomas válidos no mercado de trabalho e também para matrículas em cursos de pós-graduação.

Verifique se a faculdade é bem-avaliada pelo MEC

Periodicamente, o MEC faz uma avaliação de todas as instituições de ensino superior brasileiras para verificar se os cursos oferecidos correspondem aos padrões de qualidade previamente estipulados.

Cada universidade passa por uma avaliação e recebe uma nota de 1 a 5 composta por três conceitos:

  1. Conceito Preliminar do Curso (CPC): engloba uma avaliação do corpo de professores do curso, da infraestrutura que a instituição oferece ao aluno e dos materiais didáticos de apoio oferecidos. Esse conceito também considera o resultado dos estudantes no Enade.
  2. Conceito do Curso (CC): é uma avaliação feita por uma comissão do MEC sobre o projeto pedagógico e curricular do curso, seu corpo docente, a infraestrutura e os canais de atendimento ao aluno.
  3. Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade): o exame feito por estudantes do primeiro e do último ano de cada curso mede o rendimento em relação às habilidades e competências de acordo com a área da formação.

Para saber se uma faculdade é ou não bem avaliada pelo Ministério, basta acessar o site do e-MEC e realizar uma busca seguindo os seguintes passos:

  1. Selecione a aba “Consulta Avançada”.
  2. Selecione a opção “Instituição de Ensino Superior”.
  3. No campo “Nome ou Sigla da Instituição”, digite a faculdade que você quer procurar.  Você pode escolher mais filtros para a sua pesquisa, como Estado (UF), Município, Categoria Administrativa, Organização Acadêmica, Índice e Situação.
  4. Clique em “Pesquisar”.  Aparecerá a nota da faculdade em dois itens: Conceito Institucional (CI) e Índice Geral de Cursos (IGC).

Conheça as faculdades privadas mais bem avaliadas do Brasil

Há inúmeras opções de universidades particulares espalhadas por todo o País. A seguir, confira uma relação delas:

  • EBEF (Escola Brasileira de Economia e Finanças) – no Rio de Janeiro
  • EESP (Escola de Economia de São Paulo) – em São Paulo
  • SLMANDIC (Faculdade de Odontologia São Leopoldo Mandic) – em Campinas
  • FACAMP (Faculdade de Administração de Empresas) – em Campinas
  • FAJE (Faculdade Jesuíta de Filosofia e Teologia) – em Belo Horizonte
  • INSPER (Insper Instituto de Ensino e Pesquisa) – em São Paulo
  • FGV (Escola Superior de Ciências Sociais) – no Rio de Janeiro
  • FGV-EAESP (Escola de Administração de Empresas de São Paulo) – em São Paulo
  • FUCAPE (Faculdade Fucape) – em Vitória
  • EBAPE (Escola Brasileira de Administração Pública e de Empresas) – no Rio de Janeiro

Outras opções de boas faculdades privadas

Além das citadas acima, há, também, outras opções de faculdades bem avaliadas pelo MEC (com notas 4 ou 5) e que disponibilizam cursos a valores acessíveis, confira algumas delas:

Conheça as melhores faculdades EAD

Embora haja outras opções de faculdades privadas bem avaliadas em outros estados, a maioria delas ainda se encontra concentrada na região Sudeste do Brasil, o que é uma realidade bastante excludente.

Felizmente, o ensino EAD oferece aos alunos que moram em outros locais a oportunidade de fazer cursos superiores bem avaliados pelo Ministério — com a vantagem de, em geral, terem valores mais acessíveis sem que haja prejuízo na qualidade.  

Confira as faculdades com cursos a distância que receberam os melhores conceitos pelo MEC:

Faculdades que receberam notas 4 e 5 nos conceitos CI e IGC:

  • Escola Brasileira de Administração Pública e de Empresas (EBAPE)
  • Faculdade de Odontologia e Medicina São Leopoldo Mandic (SLMANDIC)
  • Universidade Cruzeiro do Sul (UNICSUL)
  • Universidade Nove de Julho (UNINOVE) – privada

Faculdades que receberam nota 3 nos conceitos CI e IGC:

Veja também:
Faculdade em 2 anos: diploma em menos tempo

Agora que você já conhece as melhores opções de faculdades privadas com cursos presenciais e a distância, conte para a gente nos comentários qual será a sua escolha!

Compartilhar
Facebook Twitter Google Linkedin