dcsimg

Conheça as melhores faculdades de São Paulo

Antes de decidir sobre em qual faculdade você deve se matricular na cidade de São Paulo, vale a pena ler este texto!

São Paulo é nomeada como a “terra das oportunidades”. Reconhecida como o município com maior potencial de desenvolvimento econômico, ela leva o título de maior cidade da América do Sul e possui muitas indústrias e empresas de comércio e serviços.

Tudo isso gera muitas e variadas vagas de emprego, mas também faz com que as empresas exijam mais qualificação na hora de contratar um funcionário. Por isso mesmo, ter um diploma de ensino superior é uma condição básica para quem quer viver bem em SP.

Quais questões definem as melhores faculdades de SP?

Você sabe como é importante o reconhecimento das faculdades pelo Ministério da Educação (MEC)? Esse é o órgão responsável pela autorização, ou não, para abertura de todos os cursos universitários do país, além de cuidar da avaliação regular de todas as universidades.

Saber se uma instituição é credenciada no MEC é o primeiro passo para saber se ela é séria e confiável. Além disso, também são muito importantes as avaliações realizadas para verificar a qualidade do ensino, as condições da infraestrutura e a organização das faculdades.

É por meio das avaliações do MEC que se cria o “ranking”, ou seja, a lista das melhores faculdades que vamos apresentar já já.

IGC e CI: avaliações do MEC para o ensino superior

Antes de partirmos direito para a lista das melhores faculdades de São Paulo, vale a pena entender um pouquinho sobre como ela funciona.

A avaliação de uma instituição é feita com base em duas notas, dadas ao IGC (Índice Geral de Cursos) e ao CI (Conceito Institucional).

Em poucas palavras, o IGC é uma nota que reflete a qualidade de ensino por meio da avaliação de professores e alunos, enquanto o CI se baseia na inspeção da estrutura e administração da instituição.

Essas notas variam de 1 a 5, sendo que se uma faculdade recebe nota 1 ou 2 sua qualidade geral está abaixo da média. E por esse motivo, não são recomendadas para alunos mais exigentes.

A partir da nota 3, já temos a certeza de que a faculdade tem uma boa qualidade e é comprometida com diversos padrões, que garantem o bom nível dos seus cursos e de sua infraestrutura.

Boas faculdades públicas em SP

Com base nos conceitos que o MEC dá para as faculdades, explicados acima, organizamos para você uma lista das instituições públicas de ensino superior de São Paulo muito bem avaliadas. Confira:

  • Universidade de São Paulo (USP)
  • Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP)
  • Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
  • Faculdade de Tecnologia de São Paulo (FATEC)
  • Faculdade de Tecnologia do Ipiranga (FATECIPI)
  • Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP)

Boas faculdades particulares em SP

Se ingressar em uma faculdade pública não é o seu foco, saiba que a escolha por uma instituição particular séria, comprometida e bem avaliada garante que você saia bem formado e pronto para o mercado de trabalho.

Na lista abaixo, estão algumas instituições de São Paulo que, além de reconhecidas e bem avaliadas pelo MEC,  têm vantagens que podem auxiliar o estudante a arcar com os custos, como ProUni, FIES, descontos, convênios, bolsas e financiamentos sem burocracia.

Além disso, são faculdades que têm tradição no mercado e já formaram milhares de estudantes, que hoje encontram-se empregados e bem-remunerados. Confira:

Como se certificar de que uma faculdade é de qualidade?

Todas as informações sobre os conceitos e notas atribuídas pelo MEC às faculdades, universidades e cursos de educação superior no Brasil são abertas e podem ser acessadas por qualquer pessoa interessada em conhecer a qualidade de uma instituição.

Para isso, basta acessar o portal da base de dados oficial do MEC. Por meio do e-MEC, você pode conhecer as notas dadas a uma faculdade e até mesmo a cada um de seus cursos.

Mercado de trabalho em SP para quem tem curso superior

De acordo com o IBGE de 2016, na região metropolitana de São Paulo, há mais de 9 milhões de pessoas empregadas.  Além desse número impactante, é importante destacar que o mercado de trabalho paulista é muito diversificado.

Por isso mesmo, ter um diploma de curso superior irá te colocar à frente de outros concorrentes. Não importa em qual área você deseja ingressar (saúde, indústria, educação, comércio, serviços), fazer uma faculdade aumentará as chances de trabalhar em uma boa empresa e ter uma remuneração justa.

Pesquisa realizada pela Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) mostra que um trabalhador com diploma de curso superior ganha, em média, 140% a mais do que quem possui apenas o ensino médio.  Na prática, é como se alguém com nível médio ganhasse R$ 1.000, enquanto outro com curso superior ganhasse R$ 2.400.

Com essas vantagens, você não pode deixar de investir seu tempo e seu potencial em um curso superior, pois ele com certeza te trará vantagens no futuro.

Veja também:

Guia das profissões

Como conseguir uma bolsa de estudos

Achou as informações que apresentamos sobre as faculdades em SP úteis? Está pensando em fazer qual curso? Já escolheu onde vai estudar? Compartilhe com a gente e com outros estudantes deixando um comentário aqui embaixo!

Compartilhar
Facebook Twitter Google Linkedin