dcsimg

Descubra quais são as melhores universidades do Brasil

Chegou a hora de escolher a sua graduação? Então descubra quais são as melhores universidades do Brasil para você se matricular.

A escolha de um curso superior é uma decisão determinante na vida futura de qualquer estudante. As oportunidades e caminhos que se abrirão ao estudante estão diretamente relacionados com a sua área de estudo, o foco em se aprofundar no campo escolhido e, claro, na instituição escolhida para estudar.

No momento da escolha, o estudante precisa considerar uma série de pontos, como as tendências do mercado de trabalho, a grade curricular dos cursos nos quais está interessado, seus interesses pessoais, aptidões, mas também se a faculdade e curso da sua escolha são validados pelo Ministério da Educação (MEC).

É fundamental obter essa informação, pois somente as instituições validadas pelo ministério estão autorizadas a emitir diplomas reconhecidos no mercado de trabalho e também a realizar matrícula em cursos de especialização, pós-graduações e mestrados. Esse ponto é de extrema relevância, já que há faculdades que oferecem cursos, mas não têm a autorização do MEC para emitir diplomas reconhecidos.  

Como saber se a sua faculdade é reconhecida pelo MEC?

Felizmente, é muito simples descobrir se uma faculdade e seus cursos são reconhecidos pelo Ministério da Educação e até mesmo pesquisar maiores detalhes sobre a avaliação da mesma feita pelo ministério.

Para acessar essas informações, basta fazer uma consulta gratuita no portal do ministério, o e-MEC. Neste endereço eletrônico, você deve clicar em “Consulta Avançada” e buscar pelo nome da instituição, por estado e município, ou pelo nome do curso.

O que o MEC avalia nas instituições de ensino?

A avaliação feita pelo Ministério da Educação tem diferentes critérios. Ao final, a faculdade receberá uma nota, que pode variar de 1 a 5. Somente instituições com nota superior a 2 estarão autorizadas a emitir diplomas válidos.

As notas 1 e 2 são consideradas insatisfatórias pelo órgão e a instituição tem um prazo para se re-adequar às normas. Caso não alcance os requisitos mínimos de qualidade, ela poderá ser punida, ter as matrículas suspensas ou até ser extinta.

Entre os pilares da avaliação do ministério estão o quadro de professores da instituição, o currículo de cada curso, as ferramentas de atendimento e suporte oferecidas a cada aluno e também o resultado da avaliação do ENADE.

Credenciamento e reconhecimento do MEC

Antes de abrir as portas, uma instituição de ensino precisa solicitar ao Ministério o seu credenciamento. Essa instituição pode ser credenciada como Faculdade, Centro Universitário ou Universidade. Essa classificação pode variar.

Após ser credenciada, a instituição já pode oferecer cursos de graduação. Somente após a primeira turma completar 50% da carga horária do curso, o MEC fará a sua avaliação para definir se a faculdade e os cursos oferecidos atendem aos padrões de qualidade esperados.

Faculdades reconhecidas pelo MEC

Dados do último Censo da Educação Superior apontam a existência de 2.407 instituições de ensino superior reconhecidas pelo MEC no Brasil. Desse total, 2.111 são instituições de ensino da rede privada.

A seguir, confira uma relação de faculdades que oferecem cursos bem avaliados pelo MEC em diferentes modalidades (presencial, a distância e semipresencial) e estão presentes em várias regiões brasileiras.

Curso presencial ou a distância?

Uma das modalidades de ensino com grande crescimento na oferta de cursos é o Ensino a Distância (EAD). Cursos EAD passam pelos mesmos critérios de avaliação que os presenciais. Uma vez aprovados pelo MEC, significa que seus diplomas têm o mesmo peso e validade que os de cursos presenciais.

Os cursos a distância são realizados pelo computador. Dessa forma, o aluno acessa as aulas, cujo conteúdo é previamente gravado e disponibilizado pelos professores, e segue a mesma grade de cursos presenciais, no local e horário de sua escolha.

Como vantagens desses cursos estão, de maneira geral, a possibilidade de gerir a agenda escolar com maior autonomia, economia de tempo e dinheiro com deslocamentos, flexibilidade de horários de estudo e mensalidades mais acessíveis.

Se a sua escolha está pendendo para uma faculdade a distância, separamos algumas sugestões de cursos nessa modalidade, todos bem avaliados pelo MEC. Confira:

Veja também:

Diploma EAD tem o mesmo reconhecimento que o curso presencial?

Agora que você já conhece as melhores faculdades e cursos para fazer uma graduação, deixa um recado nos comentários contando qual é a sua escolha!

Compartilhar
Facebook Twitter Google Linkedin