dcsimg

Saiba como funciona as notas de corte do Prouni

Conheça o sistema de seleção do ProUni e veja como funcionam as notas de corte.

O que é ProUni?

O Programa Universidade para Todos (ProUni) é uma iniciativa do governo federal realizada por meio do Ministério da Educação (MEC). Seu objetivo é conceder bolsas de estudo em faculdades particulares para estudantes de baixa renda.

De maneira simplificada, podemos dizer que o governo “banca” a sua faculdade, desde que você atenda a determinados pré-requisitos de renda, os quais devem confirmar que você e sua família não têm condições de pagar as mensalidades de um curso universitário.

Informações sobre o ProUni:

  • Seleção feita por meio da nota do Enem
  • Abertura de inscrições duas vezes ao ano, no 1º e 2º semestres
  • Inscrições gratuitas

Tipos de bolsas oferecidas pelo ProUni

Participam do Programa Universidade para Todos várias faculdades particulares brasileiras. As bolsas disponíveis são: bolsa parcial (50% de desconto na mensalidade) e bolsa integral (100% de desconto na mensalidade).

Quais os pré-requisitos para se inscrever no ProUni?

A primeira exigência é que você tenha feito o Enem do ano anterior, pois as notas alcançadas nesse exame serão utilizadas no sistema de seleção do ProUni.

Por se tratar de um programa do governo federal, o objetivo é dar mais oportunidades a grupos em condições sociais e financeiras mais difíceis. Por isso, além da nota do Enem, para se inscrever no ProUni é preciso comprovar renda familiar bruta mensal de até 3 salários mínimos por pessoa.

Para aumentar suas chances de ganhar um bolsa, é bom verificar se você também se enquadra em pelo menos um dos seguintes critérios:

  • Ter concluído todo o ensino médio em escola pública ou ter concluído todo o ensino médio em escola particular como bolsista integral,
  • Ser pessoa com deficiência,
  • Ser professor da rede pública de ensino, integrante do quadro permanente de funcionários, em busca de uma bolsa para curso de Licenciatura (neste caso, não é exigido o critério de renda).

Nota mínima para participar do ProUni

O ProUni exige que a sua média na prova do Enem (que será utilizada pelo sistema) seja maior do que 450 pontos. Além disso, você não pode ter zerado a redação.

Mas não é apenas cumprindo esses objetivos que você terá a bolsa garantida, pois é preciso alcançar uma nota que te dê acesso à vaga desejada. Pois é, além da nota mínima, é importante conhecer a nota de corte do curso que você deseja fazer.

Nota de corte ProUni: o que é e como funciona

Ao se inscrever no ProUni, você irá escolher duas opções de curso e faculdade em um sistema desenvolvido pelo MEC.

Ao preencher o formulário do ProUni, será solicitado seu número de inscrição do Enem, pois como já dissemos, a nota do Enem é parte importante no processo de seleção.

O sistema guarda em segredo a nota de todos os candidatos que estão concorrendo ao curso “x” e consegue estabelecer uma nota de corte, que nada mais é do que a nota mínima necessária para concorrer a cada uma das vagas para as quais você se candidatou. Essa nota de corte é atualizada todos os dias, pois trata-se de um cálculo que leva em conta o número de vagas e a nota dos estudantes inscritos ― quanto maior a nota dos estudantes naquele ano, maior a nota mínima exigida.

Ao fim de todos os dias, o sistema divulga a nota de corte, o que permite que você troque de curso ou faculdade caso perceba que suas chances de alcançar a nota mínima necessária seja pequena. Isso mesmo, ao longo do processo, você pode mudar seu interesse para garantir uma vaga!

Notas de corte de alguns cursos

Com base na nota de corte de anos anteriores, você pode avaliar se seria possível conseguir uma bolsa do ProUni.

Para te ajudar nessa busca, organizamos uma lista com as notas de corte mínimas e máximas de alguns cursos, com base em edições mais recentes do ProUni. Nós selecionamos apenas cursos da modalidade ampla concorrência.

Antes de apresentarmos os dados, é importante que você saiba que um mesmo curso pode ter notas de corte diferentes. Isso porque a concorrência do ProUni não depende apenas do tipo de curso, mas também do turno, faculdade, campus e modalidade de concorrência (cotas ou ampla concorrência).

Administração
Maior nota de corte: 770,20
Menor nota de corte: 450,00

Arquitetura e Urbanismo
Maior nota de corte: 767,48
Menor nota de corte: 541,10

Biologia
Maior nota de corte: 682,16
Menor nota de corte: 605,06

Ciência da Computação
Maior nota de corte: 790,42
Menor nota de corte: 450,00

Ciências Contábeis
Maior nota de corte: 758,90
Menor nota de corte: 450,00

Comunicação Social: Jornalismo
Maior nota de corte: 720,02
Menor nota de corte: 497,00

Direito
Maior nota de corte: 812,44
Menor nota de corte: 450,00

Educação Física
Maior nota de corte: 727,36
Menor nota de corte: 450,00

Enfermagem
Maior nota de corte: 744,44
Menor nota de corte: 537,24

Engenharia
Maior nota de corte: 770,20
Menor nota de corte: 548,70

Gastronomia
Maior nota de corte: 734,54
Menor nota de corte: 504,36

Letras
Maior nota de corte: 702,00
Menor nota de corte: 450,00

Matemática
Maior nota de corte: 768,00
Menor nota de corte: 450,00

Medicina
Maior nota de corte: 814,88
Menor nota de corte: 734,50

Medicina Veterinária
Maior nota de corte: 774,90
Menor nota de corte: 572,00

Nutrição
Maior nota de corte: 731,40
Menor nota de corte: 450,00

Odontologia
Maior nota de corte: 759,02
Menor nota de corte: 550,54

Psicologia
Maior nota de corte: 789,92
Menor nota de corte: 450,00

Relações Internacionais
Maior nota de corte: 756,70
Menor nota de corte: 450,00

Turismo
Maior nota de corte: 707,54
Menor nota de corte: 450,00

Webdesign
Maior nota de corte: 657,00
Menor nota de corte: 597,76

Zootecnia
Maior nota de corte: 684,30
Menor nota de corte: 551,06

Faculdades que participam do ProUni

Como já foi dito, são diversas instituições que participam do Programa, mas algumas ganham destaque pelo fato de serem bastante reconhecidas no país e contarem com várias vagas disponíveis no ProUni.

Selecionamos para você algumas instituições de ensino superior que participam do ProUni e, ainda, possuem programas de bolsa de estudos organizados pela própria instituição. Confira:

Veja também:

Descubra que nota você precisa tirar no Enem para ganhar bolsa

Quantos pontos preciso tirar no Enem para conseguir o ProUni?

Agora que você já sabe como tentar uma bolsa de estudos utilizando a nota do Enem, conte aqui embaixo quais são seus planos e próximos passos para tentar cursar a faculdade que você deseja!

Compartilhar
Facebook Twitter Google Linkedin