dcsimg

Descubra a nota do MEC para as faculdades particulares

É imprescindível estudar em uma faculdade que seja reconhecida pelo MEC, caso contrário você não terá um diploma válido. Por isso, vamos mostrar qual a nota do MEC para ingressar em faculdades particulares.

Iniciar o ensino superior é o início da vida profissional. É na faculdade que os alunos começam a ter o primeiro contato com a profissão, bem como com as possíveis áreas de atuação, começando a compreender a rotina de cada uma delas.

Por se tratar de algo tão importante, é necessário realizar algumas pesquisas antes de realizar sua matrícula na faculdade. Entre no site da instituição e verifique o que ela oferece ou tente conversar com alguém que estuda ou já estudou nela para saber mais sobre a qualidade do ensino. Porém, verificar se a faculdade é reconhecida pelo MEC é essencial.

Pensando nisso, decidimos criar uma lista com as notas do MEC para ingresso nas faculdades particulares. A partir dessa lista você conseguirá analisar qual a melhor opção.

Notas do MEC para as faculdades particulares

Centro Educacional Anhanguera (ANHANGUERA)
Vários estados
IGC – 3

Cruzeiro do Sul Educacional (Presencial)
Estado – São Paulo
IGC – 4

Cruzeiro do Sul Virtual (a distância)
Estado – São Paulo
IGC – 4

Centro Universitário Espírito-santense/FAESA
Estado: ES
Nota IGC: 4

Centro Universitário Facvest
Estado: SC
Nota IGC: 4

Centro Universitário Senai Cimatec
Estado: BA
Nota IGC: 4

EDB – Escola de Direito de Brasília
Estado: DF
Nota IGC: 4

ESNS – Escola Superior Nacional de Seguros
Estado: RJ
Nota IGC: 4

Faculdade Atenas
Estado: MG
Nota IGC: 4

FAN – Faculdade Nobre de Feira de Santana
Estado: BA
Nota IGC: 4

Faculdade Capixaba de Nova Venécia
Estado: ES
Nota IGC: 4

Faculdade de Tecnologia de Curitiba
Estado: PR
Nota IGC: 4

FGV – Escola de Administração de Empresas de São Paulo
Estado: SP
Nota IGC: 5

Faculdade Paulista de Serviço Social de São Caetano do Sul
Estado: SP
Nota IGC: 4

Faculdade Pitágoras (PITÁGORAS) – em Minas Gerais
Estado – Minas Gerais
IGG – 3

ISECENSA – Instituto Superior de Educação do Centro Educacional Nossa Senhora Auxiliadora Estado: RJ
Nota IGC: 4

UNES – Faculdade do Espírito Santo
Estado: ES
Nota IGC: 4

Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Estado: SP
Nota IGC:4

PUC-Rio – Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro
Estado: RJ
Nota IGC: 4

Como é definida a nota do MEC para o ingresso em faculdades particulares

O IGC é a nota que o MEC dá para a faculdade, após avaliá-la em vários aspectos. O primeiro ponto analisado pelo MEC é o CPC da faculdade dos últimos três anos.  CPC (Conceito Preliminar de Curso) é um indicador que avalia a qualidade de todos os cursos de graduação de uma universidade. Portanto, esse indicador é o primeiro item analisado.

O MEC também avalia o número de alunos que estão matriculados nesses cursos na modalidade de graduação avaliados pelo CPC. A nota obtida na avaliação da CAPES, referente aos programas de pós-graduação stricto sensu, dos últimos três anos também entra nessa avaliação.

Por fim, é analisado ainda a distribuição de alunos entre cursos de graduação e pós-graduação.

Portanto, o IGC, ou seja, a nota atribuída a faculdade, é a junção de várias avaliações feitas anteriormente. É a média das notas de todos os cursos oferecidos pela universidade (graduação, mestrado e doutorado).

A importância da nota do MEC

O MEC é um órgão federal que cuida para que as escolas e universidades promovam um bom ensino. Por isso, é importante escolher uma faculdade que tenha obtido uma nota boa no IGC, a autorização do órgão mostra que a instituição oferece ensino de qualidade.

Além disso, conforme já citamos acima, apenas faculdades reconhecidas pelo MEC podem emitir diplomas válidos.

Como ingressar na faculdade

Além de verificar se a faculdade é reconhecida pelo MEC, é importante pesquisar a respeito da forma de ingresso na faculdade e os benefícios que ela oferece.

Instituições que aceitam a nota do Enem como forma de ingresso, por exemplo, são uma mão na roda. Se você tiver feito o exame, basta informar sua pontuação, e caso o resultado da nota seja o mínimo aceito pode realizar sua matrícula.

Além disso, é interessante procurar por faculdades que participam de programas de ajuda financeira do governo, como ProUni e FIES. Caso você consiga uma pontuação alta no Enem pode usá-la para conseguir uma bolsa no ProUni ou um financiamento no FIES.

Por fim, procure por uma instituição que ofereça programas de bolsas e descontos, afinal se você não passar no ProUni, ou, nem no FIES, tem ainda a opção de tentar a bolsa da própria faculdade.

Encontrar uma faculdade que atenda a todos esses pré-requisitos parece muito bom para ser verdade, não é mesmo? Mas existem sim, boas faculdades que oferecem tudo o que citamos acima. E o melhor, possuem mensalidades acessíveis e estão presentes em todos os Estados brasileiros. Confira!

Centro Educacional Anhanguera (ANHANGUERA)
Vários estados
IGC – 3

Cruzeiro do Sul Educacional (Presencial)
Estado – São Paulo
IGC – 4

Cruzeiro do Sul Virtual (a distância)
Estado – São Paulo
IGC – 4

Faculdade Pitágoras (PITÁGORAS) – em Minas Gerais
Estado – Minas Gerais
IGC – 3

Veja também:

Teste Vocacional Grátis

Descubra quais são os cursos autorizados pelo MEC

Agora que você já está por dentro das notas do MEC para ingresso  nas faculdades particulares e compreendeu a importância do órgão, comente abaixo onde pretende iniciar seu ensino superior.

Compartilhar
Facebook Twitter Google Linkedin