Descubra o que é Ciências Sociais e sua importância

Você sabe o que é Ciências Sociais? Entende qual é a importância e a função desses profissionais no estudo da área e atuando na sociedade?

Este texto vai te explicar como essa área tem um papel muito importante no desenvolvimento de diversas questões que são pertinentes para a sociedade, seja de uma cidade, estado, país ou até do mundo.

É importante destacar inicialmente que um cientista social usa três principais áreas para pesquisar sobre o comportamento do ser humano e do convívio entre a espécie. São essas áreas a Antropologia, as Ciências Políticas e a Sociologia.

Com base nesses três campos diferentes, ele se aprofunda nos estudos dos hábitos dos homens e mulheres e como eles geram impactos diretos na sociedade que está acerca desses agentes.

Chegou a hora de entender um pouco mais sobre essas área e essa profissão!

Qual a função das Ciências Sociais?

As Ciências Sociais vão estudar as engrenagens que movem a sociedade desde os tempos antigos até o contexto atual, abordando os agentes que foram modificando a sociedade ao longo da história e moldando as relações humanas que conhecemos hoje.

Esses estudos usarão sempre como base as ideias dos principais pensadores da Sociologia ao longo dos anos, como Jean Jacques Rousseau, Montesquieu, Auguste Comte, Émile Durkheim, Karl Marx e Max Weber.

As Ciências Sociais possuem um papel essencial para compreender a importância das questões culturais e comportamentais dos indivíduos e dos grupos para a sociedade. Com estudos em cima disso, é possível identificar problemas sociais, investigar e propor soluções que colaborem com o desenvolvimento das comunidades.

O que faz uma pessoa formada em Ciências Sociais?

Pessoas que se formam em uma faculdade de Ciências Sociais vão dar continuidade aos estudos da sociedade e aplicá-los no contexto atual por meio de pesquisas e buscando as soluções para problemas de diversos tipos, que podem ser locais, no município, estado, país e até do mundo.

O cientista social pode atuar em órgãos públicos, estudando formas de debater e incluir políticas públicas e programas sociais no contexto em que seu trabalho está inserido. Além disso, tem importante papel no campo das pesquisas e análises demográficas. Há também aqueles que atuam em Organizações Não Governamentais (ONGs), movimentos sociais e na indústria do audiovisual.

Há também os profissionais de Ciências Sociais dedicados a lecionar a Sociologia, Antropologia e Ciências Políticas em escolas de ensino básico no país – sendo a Sociologia uma disciplina obrigatória no currículo do Ensino Médio Brasileiro.

Como é o curso de Ciências Sociais?

Para aqueles estudantes que se dizem “de humanas”, o curso de Ciências Sociais é uma ótima oportunidade de se aprofundar nos conhecimentos. Isso porque a graduação envolve diversas áreas das Ciências Humanas, como as três principais das Ciências Sociais: Antropologia, Sociologia e Ciências Políticas.

Nessa área, existem dois tipos específicos de graduação, que vai preparar para diferentes caminhos da carreira na área: a licenciatura e o bacharelado, ambos com duração média de quatro anos para ser concluído.

A licenciatura vai formar professores que vão atuar nas escolas de ensino fundamental e ensino médio. Já o bacharelado vai formar o cientista social que vai atuar nos campos mais voltados ao mercado profissional fora das escolas, em diversas áreas.

Com um conteúdo teórico sempre voltado a muitas leituras e atualidades do que está acontecendo no mundo, e a parte prática voltada a pesquisas de diversos temas, o foco é estudar a sociedade.

Confira algumas das disciplinas que fazem parte das graduações de Ciências Sociais:

  • Antropologia
  • Cultura Religiosa
  • Métodos e técnicas de pesquisa
  • Economia Política
  • Educação em Direitos Humanos
  • Estatística
  • Movimentos sociais
  • Política
  • História
  • Filosofia

Para o curso de Licenciatura, além das disciplinas voltadas à área, a grade curricular é composta de conteúdos diretamente ligados à metodologias de ensino e aprendizagem, pedagogia e psicologia da educação.

Para que os profissionais possam dar aulas no ensino superior, em faculdades de Ciências Humanas, é preciso que tenha feito uma pós graduação Stricto Sensu (mestrado ou doutorado), independentemente se a sua formação for bacharelado ou licenciatura.

Modalidades do curso

Há três formas e modalidades de fazer uma faculdade de Ciências Sociais: curso presencial, semipresencial (que mescla aulas presenciais e online, também chamado de híbrido) e o ensino a distância (EAD).

Cada um tem suas características, e estudantes podem optar por elas de acordo com a preferência de cada um. Alguns preferem mesmo fazer o curso totalmente presencial, enquanto outros acham que a flexibilidade do EAD e do semipresencial pode facilitar a conciliação dos estudos com outras atividades, como estágios e outros empregos.

Onde estudar Ciências Sociais?

É mais comum que as faculdades de Ciências Sociais ofereçam o curso de licenciatura, já que a procura é maior pela área e a demanda por profissionais da educação está crescente no mercado. Algumas instituições podem dar o nome para esse curso de Sociologia.

Para oferecer a graduação, seja ele bacharelado ou licenciatura, e em qualquer modalidade, é preciso que a universidade seja reconhecida pelo Ministério da Educação (MEC).

Veja algumas dessas instituições com esse perfil:

Apenas faculdades certificadas pelo MEC têm seus cursos autorizados a poder emitir diplomas que tenham validade no mercado de trabalho.

Veja também:
Ciências Sociais: saiba tudo sobre o curso, carreira e mercado

Se interessou pelas Ciências Sociais e pelo curso? Conte para a gente o que achou nos comentários abaixo!

Compartilhar
Facebook Twitter Google Linkedin