dcsimg

Descubra o que fazer com o resultado do ProUni

Saiba agora o passo a passo para usar o seu resultado do ProUni para entrar na graduação da sua escolha.

Conhecido como ProUni, o Programa Universidade Para todos é um programa do governo federal que concede bolsas de estudo parciais e integrais em cursos superiores de instituições privadas em todo o Brasil para estudantes de baixa renda. O programa existe desde janeiro de 2005 e abre suas inscrições duas vezes por ano, no primeiro e no segundo semestres.

Para solicitar uma bolsa do ProUni, o candidato precisa ter feito o ensino médio na rede pública ou na rede privada como bolsista integral; deve possuir renda familiar mensal de no máximo três salários mínimos por pessoa.

A seleção do ProUni é feita a partir da nota obtida pelo estudante no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Para conseguir a bolsa, é preciso ter obtido a pontuação mínima estabelecida pelo Ministério da Educação (MEC) nas provas de Ciências da natureza e suas tecnologias; Linguagens, códigos e suas tecnologias; Ciências humanas e suas tecnologias; matemática e suas tecnologias e redação, além de não ter zerado na redação do Enem.

Após conferir a nota do Enem, descubra a seguir o que você deve fazer para dar andamento e garantir sua bolsa pelo ProUni.

Aprovado no ProUni: o que fazer?

Os estudantes aprovados no programa ProUni devem contatar a universidade escolhida para realização da matrícula. Nesse momento, é muito importante que o aluno fique atento aos prazos para que possa garantir sua vaga.  

Para fazer a matrícula, os documentos necessários são os seguintes:

  • Documentos de identificação como o RG e carteira de habilitação;
  • Comprovante de residência que pode ser uma conta de água ou luz;
  • Comprovante de rendimento que pode ser, por exemplo, os três últimos contracheques, em caso de renda fixa;
  • Comprovante de conclusão do ensino médio;
  • Comprovante de professor da educação básica, quando for o caso;
  • Comprovante de deficiência física como um laudo médico (para quem for deficiente)

Uma vez entregues os documentos, a instituição deverá emitir um Protocolo de Recebimento de Documentação do ProUni, o que garantirá ao estudante uma prova de que a documentação foi devidamente entregue. Portanto, não perca esse protocolo!

Mesmo com os documentos entregues, pode ser que a universidade solicite a realização de um exame como parte de um processo seletivo de admissão. Se esse for o caso, é dever da instituição informar o aluno do processo com antecedência. Outro detalhe importante: a faculdade não pode cobrar do aluno qualquer taxa para a realização dessa avaliação. Fique atento!

Boas faculdades que participam do ProUni

Atualmente, há diversas opções de faculdades que participam do ProUni. Antes de escolher uma, é importante que o estudante verifique se a mesma e o curso da sua escolha são aprovados pelo MEC.

A seguir, confira uma lista de faculdades que são aprovadas pelo MEC, estão disponíveis na maioria dos estados do país e possuem diferentes modalidades de ensino, como cursos a distância, presenciais e semipresenciais.

Agora que você já sabe o passo a passo para garantir a vaga no curso da sua escolha, caso seja aprovado pelo ProUni, se organize para ter a documentação em mãos e poder efetuar sua matrícula com agilidade, sem que haja qualquer impedimento.

Leia também:

Melhores faculdades EAD
Conheça as melhores faculdades do Brasil de acordo com o MEC

Agora que você já sabe o que fazer quando for aprovado no ProUni, conta pra gente nos comentários: que curso de graduação sonha em fazer?

Compartilhar
Facebook Twitter Google Linkedin