Conheça os possíveis temas de redação do Enem 2020

Saiba quais assuntos podem cair na redação do Enem 2020 e prepare-se melhor para a prova!

Conforme o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) se aproxima, crescem as especulações em torno dos possíveis temas da redação do Enem 2020. Representando 20% da nota total, a redação aplicada no primeiro dia do exame é, sem dúvidas, a etapa que deixa os estudantes mais aflitos em relação à prova, afinal de contas a pontuação pode ser decisiva na disputa pela tão sonhada vaga na universidade.

Para mandar bem, praticar argumentação, dissertação e gramática não é o suficiente. Embora não seja possível saber com precisão o tema da redação do Enem 2020, é importante que o aluno tenha pensamento crítico e esteja minimamente inteirado sobre o que acontece no Brasil e no mundo. Todos estes aspectos contam, e muito, para a nota da prova.

Mas afinal, como é avaliada a redação do Enem?

O gênero textual exigido pelo Enem é o dissertativo-argumentativo. Nesse formato de texto, o estudante deve, em até 30 linhas, defender seu ponto de vista em relação ao tema proposto pela banca. Além disso, é requerido do aluno que a conclusão do texto apresente uma proposta de melhoria ou intervenção para o problema debatido.

O texto é avaliado pela banca com base em cinco competências, e cada uma vale 200 pontos. Sendo assim, dependendo de seu desempenho, o aluno pode alcançar até 1000 pontos. Veja abaixo os critérios avaliativos:

Competência 1: Domínio da escrita formal

Neste tópico a banca irá avaliar se o aluno possui conhecimento da modalidade formal da Língua Portuguesa. Ortografia, pontuação, concordância, acentuação e até mesmo traços de oralidade são alguns dos desvios gramaticais minuciosamente analisados nesta etapa.

Competência 2: Compreensão e interpretação de texto

Este requisito afere a capacidade do estudante de compreender e interpretar o tema proposto, a fim de desenvolver argumentos de forma sólida. A banca irá analisar se os dados, informações e conceitos apresentados pelo aluno, relacionam-se com o tema de maneira coerente. Portanto, atenção máxima para não fugir do tema ou apresentar argumentos que não se sustentam!

Competência 3: Capacidade de organizar informações e prol da defesa de um ponto de vista

Esta competência está ligada diretamente à perspectiva do estudante em relação ao tema proposto. A banca busca medir a capacidade do candidato de interpretar e racionalizar os argumentos de forma consistente e organizada em prol da defesa de um ponto de vista. É importante estar atento e evitar contradições, incoerências e, principalmente, pontos de vista inconclusivos.

Competência 4: Construção da argumentação

A quarta competência avalia se o aluno possui domínio dos mecanismos linguísticos necessários para construir uma boa argumentação. Nesta etapa a banca considera se há coesão gramatical, lexical, conectivos, uso correto dos tempos verbais, sinônimos, pontuação e muitos outros pontos essenciais na construção do texto.

Competência 5: Proposta de solução para o problema

O último critério avaliativo da redação é a proposta de solução para o problema abordado. A banca verifica como o candidato relacionará os argumentos apresentados previamente com uma proposta de solução e intervenção, levando em conta a diversidade sociocultural e os valores humanos.

Quais os possíveis temas de redação do Enem 2020?

O tema da redação sempre vem acompanhado de alguns textos base, para que mesmo que o aluno não tenha domínio sobre o assunto, possa desenvolver a prova a partir da interpretação. 

No entanto, é sempre bom ampliar o repertório sociocultural se informando sobre temas atuais. Ter uma visão ampla do que acontece no Brasil e no mundo é o que pode garantir uma vantagem em relação aos demais concorrentes. Por isso, manter-se informado conta, e muito, para um bom desempenho na prova.

Para te ajudar nesta jornada, separamos alguns dos possíveis temas da redação do Enem 2020:

Saúde coletiva

Após enfrentarmos um ano de crise na saúde mundial, temas relacionados ao assunto têm grandes chances de aparecer no Enem 2020:

  • Combate às pandemias no Brasil e no mundo
  • O impacto social do movimento antivacina
  • A importância do SUS para a saúde coletiva
  • Saúde mental e prevenção do suicídio

Educação

Em um ano onde a educação e até mesmo o Enem precisaram se readequar. Pautas relacionadas à educação são passíveis de destaque no exame:

  • Evasão escolar em tempos de pandemia
  • Educação a distância e os desafios no uso da tecnologia
  • Os desafios das famílias na implementação da educação domiciliar

Internet e informação

Em um ano em que vivemos mais on-line que off-line, pautas relacionadas à internet têm grande potencial:

  • A importância da Lei geral de proteção de dados
  • Combate às Fake News
  • Cultura do cancelamento
  • Discurso de ódio na internet

Racismo e violências de gênero

Apesar das leis que garantem direitos aos cidadãos, temas como racismo e violência contra a mulher estão sempre em alta em decorrência das constantes violações:

  • A persistência do racismo estrutural na sociedade
  • Assédio sexual no ambiente de trabalho
  • Aumento da violência contra mulheres durante a pandemia

Pandemia

Assuntos diretamente ligados aos impactos do coronavírus não poderiam ficar de fora dos potenciais temas da redação do Enem 2020:

  • Desemprego no Brasil e os impactos da pandemia na economia
  • A implementação do home office nas empresas brasileiras
  • O isolamento social e as mudanças nos hábitos de consumo

Vale ressaltar que apesar da necessidade da defesa de um ponto de vista, ao se preparar para a redação do Enem é sempre bom ter cuidado ao escrever sobre temas com viés político.

O tom da redação deve sempre ser imparcial e apartidário, apresentar argumentos e contra argumentos sólidos sem defender uma ideologia, mas conduzir a banca a uma proposta de solução ou melhoria.

Onde estudar com a nota no Enem

Uma boa redação torna a aprovação um sonho cada vez mais alcançável. Com a nota do Enem em mãos, é possível ingressar em universidades públicas de todo o país através do Sistema de Seleção Unificada (Sisu), e também aplicar para universidades particulares por meio do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) e do Programa Universidade Para Todos (Prouni).

Além disso, muitas universidades reconhecidas pelo Ministério da Educação (MEC) disponibilizam bolsas de estudos e descontos na mensalidade mediante apresentação da nota do Enem. Confira algumas delas na lista abaixo:

Veja Também: Saiba como fazer uma ótima redação na prova do Enem

E você, já está com o repertório afiado para encarar a redação do Enem 2020? Nos conte nos comentários!

Compartilhar
Facebook Twitter Google Linkedin
Descubra a faculdade certa para você!