Conheça os possíveis temas de redação do Enem 2021

Saiba quais assuntos estiveram em alta e que podem ser possíveis temas de redação no Enem 2021. Confira aqui as nossas dicas e arrase no exame!

A redação é uma das provas mais importantes do Enem. Isso porque ela vale 20% da pontuação total do exame. Por isso, muitos candidatos se preparam tentando adivinhar quais os possíveis temas de redação que podem cair no Enem 2021.

Tirar uma boa nota na redação pode ser imprescindível para um candidato conquistar uma vaga na faculdade. Então, preste atenção nas nossas dicas e se aprofunde nos possíveis temas de redação que separamos para vocês.

Saiba mais: Descubra quantos pontos vale a redação do ENEM

Como é a redação do Enem?

Contudo, antes de falarmos sobre os assuntos que podem cair na redação esse ano, é importante sabermos o que é cobrado na prova do Enem, para você já ir se preparando enquanto estuda os possíveis temas do Enem 2021.

A redação do Enem deve ser escrita no estilo dissertativo-argumentativo, ou seja, o candidato deverá explorar um problema sugerido pelo tema, contextualizá-lo com conhecimentos adquiridos, argumentar sobre um ponto de vista e defendê-lo, e sugerir uma solução que considere os direitos humanos.

Leia também: Exemplos de redações nota 1000 do ENEM para você se inspirar

São cinco as competências exigidas na redação do Enem, e cada uma delas vale até 200 pontos, somando mil pontos no total.

  1. Domínio da escrita formal da Língua Portuguesa.
  2. Compreensão e adequação ao tema.
  3. Capacidade de argumentação e de defesa do ponto de vista.
  4. Conhecimento dos mecanismos linguísticos.
  5. Propostas para solucionar o problema, respeitando os direitos humanos.

Possíveis temas de redação do Enem 2021

Aqui, separamos alguns assuntos interessantes e em alta que podem ser o tema desta edição do Enem. Mas vale fazer uma retrospectiva das principais notícias e fenômenos que ocorreram recentemente.

Aprofunde-se nesses temas, acompanhe os noticiários e fique por dentro das discussões. Assim, você terá base suficiente para escrever um bom texto, argumentar, defender seu ponto de vista e arrasar na redação!

Como melhorar a questão da mobilidade urbana no Brasil

Um dos principais problemas do Brasil, a mobilidade urbana é um dos temas cotados para esse ano. Vale estudar as políticas públicas de deslocamento e a falta de investimento no transporte público. Além disso, é possível relacionar o tema com acidentes, engarrafamentos, poluição, saúde, transporte por aplicativo, ciclovias etc.

O combate às epidemias no Brasil

A atual situação de pandemia do novo coronavírus não poderia ficar de fora entre os possíveis temas de redação do Enem 2021. Abordar a resposta dos governos, a importância do investimento em pesquisa científica e nas instituições públicas, a situação do SUS, a relação entre saúde e bem-estar, movimento anti-vacina e relação com outras doenças que já causaram transtornos são estratégias para tirar uma boa nota nesse tema.

O que fazer para aumentar a expectativa de vida entre os brasileiros?

A expectativa de vida dos brasileiros tem aumentado nos últimos anos, devido a melhorias na qualidade de vida e bem-estar da população. Para esse tema, é interessante entender os fatores que levam a esse aumento e possíveis desafios para o país, como a questão previdenciária e inclusão social. Falar sobre o mercado voltado a essa população mais velha também pode ser uma sacada interessante.

A evasão escolar em questão no Brasil

O Censo Escolar de 2018, divulgado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), demonstra que há cerca de 2 milhões de crianças e adolescentes fora da escola. Quais os motivos que podem estar associados a essa evasão escolar? A falta de escolas, as difíceis condições econômicas dos alunos, bullying e violência doméstica podem ser alguns deles.

Como combater o bullying nas escolas do Brasil?

Apesar de ter ganhado espaço nas atuais discussões sociais, o bullying ainda é muito recorrente nas escolas brasileiras. Ele é caracterizado pela violência física, verbal e psicológica, e pode estar associado a outros problemas como racismo e preconceito. Algo bastante interessante a se pensar é no contexto das redes sociais, o chamado cyberbullying.

O combate à depressão na sociedade brasileira

Os casos de suicídio tem aumentado no país, tornando o assunto cada vez mais alarmante. É necessário pensar em políticas públicas para combater a depressão e incentivar ações que promovam o bem-estar e a saúde mental, mas o país ainda pouco investe nisso. 

A importância da preservação do meio ambiente

A sustentabilidade e preservação do meio ambiente são assuntos em alta nas atuais discussões. Recentemente, o Brasil enfrentou diversos problemas, como queimadas na Amazônia e Pantanal, derramamento de óleo no litoral, biopirataria, entre outros. E vale se inteirar sobre os fóruns, conferências e programas mundiais, como Conferência de Estocolmo, Protocolo de Kyoto, Rio+20, Agenda 21 e Mercado de Carbono.

O perigo da escassez da água no Brasil

A questão da crise hídrica no Brasil também é um dos possíveis temas de redação do Enem 2021. É importante entender as causas e consequências dessa crise e pesquisar as políticas que já estão em prática. Recentemente, houve a aprovação do Novo Marco do Saneamento, por exemplo.

Onde usar a nota do Enem?

Você sabia que além dos programas governamentais, Programa Universidade Para Todos (Prouni), Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) e Sistema de Seleção Unificada (Sisu), é possível usar a nota do Enem diretamente em diversas universidades e assim ingressar no curso superior? Se tiver uma boa nota, é possível ainda que a instituição de ensino ofereça bolsas de estudo e condições especiais para sua matrícula.

Conheça algumas universidades bem reconhecidas pelo MEC que aceitam a nota do Enem e ainda oferecem ótimos descontos aos ingressantes:

Veja: 8 formas de começar a redação no ENEM

O que você achou desses possíveis temas da redação do Enem 2021? Já pesquisou sobre eles? Fale pra gente aqui nos comentários.

Compartilhar
Facebook Twitter Google Linkedin
Descubra a faculdade certa para você!