dcsimg

Saiba como funciona o PraValer e veja onde estudar com ele

Quer financiar os estudos com facilidade e tranquilidade? Descubra como usar o PraValer!

Para ter sucesso no mercado de trabalho é importantíssimo ter uma formação de nível superior.

Mas a gente sabe que não há vagas nas universidades públicas para todos os interessados e nem todo mundo se encaixa nos critérios dos programas do governo federal de incentivo à formação superior.

Para a maioria das pessoas o jeito mesmo é fazer um investimento. Nessa hora entram em cena os programas que facilitam a vida dos estudantes, como o PraValer. Eles ajudam a pagar a mensalidade com mais tranquilidade e facilidade.

Quer saber como? Então descubra como funciona o PraValer e onde estudar com qualidade para chegar com tudo no mercado de trabalho.

O que é e como funciona o PraValer

O PraValer é o maior programa de crédito universitário privado do país. O objetivo principal é ajudar os alunos a parcelarem o valor da mensalidade de uma faculdade de forma mais fácil.

O benefício pode ser utilizado em cursos de graduação, pós-graduação (especialização, mestrado, doutorado, MBA) ou de nível técnico.

O funcionamento é muito simples: é possível pagar as mensalidades com um tempo maior e um valor menor, sem burocracia e sem tantas exigências como os programas do governo federal (ProUni e FIES).

Com isso, o aluno uma paga parte do valor das mensalidades durante o curso e uma parte depois da formatura.

A taxa de juros pode variar de zero a 3% ao mês, dependendo da faculdade escolhida – bem menores do que os juros de cheque especial, cartão de crédito ou empréstimo pessoal!

O crédito PraValer pode ser usado para parcelar diferentes cursos, inclusive aqueles que normalmente custam uma fortuna por mês, como Medicina. Basta se cadastrar no site e seguir algumas orientações básicas.

Dá também para usar o programa junto com outros benefícios. Se você tem, por exemplo, uma bolsa parcial que cobre metade do valor das mensalidades, poderá conseguir parcelar a outra parte com o PraValer.

E tem mais facilidades:

  • Pode ser solicitado o ano todo, a qualquer momento.
  • Não é preciso ter feito o Enem para participar.
  • Não é preciso ter feito o ensino médio em escola pública.
  • O crédito é aprovado na hora, em um clique.

Como contratar o PraValer

Contratar o PraValer não tem segredo. É fácil e dá para fazer tudo pela internet.

Veja, em 4 passos, como garantir seu crédito estudantil:

Passo 1 – Faça seu cadastro no site do PraValer. Para começar, só é preciso informar o número do CPF. Na hora você já descobre se tem ou não crédito pré-aprovado de acordo com as políticas do programa. O cadastro é válido por 90 dias.

Um detalhe importante: nesta etapa não é preciso estar matriculado na faculdade ainda.

Se você quiser prosseguir com a contratação do PraValer, basta enviar os documentos necessários por meio do Portal do Aluno.

Passo 2 – Quando que você contrata o financiamento, é necessário já estar matriculado no curso e faculdade escolhidos. A instituição vai fazer uma análise dos seus dados e tem até 90 dias para responder ao seu pedido de crédito do PraValer. Ela irá confirmar seus dados acadêmicos, matrícula, valor da mensalidade, se você está em dia com as mensalidades, etc.

Passo 3 – Se a faculdade der o sinal verde para prosseguimento do seu PraValer, você só precisa baixar o documento e conferir seus dados e do seu garantidor no contrato de obtenção do crédito estudantil. Tudo é feito no próprio site, não se preocupe. Se estiver tudo certo, basta imprimir duas cópias, assinar e entregar os documentos na faculdade, respeitando os prazos determinados.

As duas vias do contrato devem ser assinadas pelo aluno, pelo garantidor e pelo cônjuge do garantidor (se tiver). Em caso de menores de 18 anos, o responsável também precisa assinar.

Passo 4 – Os documentos necessários (seus e do seu garantidor) são:

  • Documento de identificação oficial (RG, CNH, documentos de entidades de classe profissional, Registro Nacional de Estrangeiro ou Carteira de Trabalho e Previdência Social)
  • CPF
  • Comprovante de endereço (contas de luz, água, gás, telefone fixo, cópia de contrato de locação, conta de TV a cabo ou de internet banda larga, IPTU). Caso não tenha, dá para apresentar uma declaração de residência.
  • Comprovante de renda do aluno e do garantidor
  • Comprovação de matrícula na instituição e no curso que será financiado

Quais cursos posso parcelar com o PraValer?

O PraValer pode ser usado para parcelar a grande maioria dos cursos disponíveis nas faculdades participantes.

A disponibilidade vai depender do local onde você estuda ou gostaria de estudar.

Dá para conseguir crédito para cursos como Medicina, Engenharia, Direito, Administração, Arquitetura, Jornalismo, Pedagogia, Veterinária, Ciências Contábeis e muito, muito mais.

A dica é entrar em contato com uma faculdade participante e conhecer as condições oferecidas.

Quais são as alternativas mais interessantes ao PraValer?

O que não faltam são facilidades para você financiar seu curso superior. Conheça algumas alternativas ao PraValer:

  • Bolsas de estudos parciais Em sites especializados é possível conseguir uma bolsa de estudos parcial sem qualquer dor de cabeça. Basta verificar as opções disponíveis, escolher a que melhor se encaixa nos seus objetivos e seguir alguns procedimentos simples. Dá para encontrar benefícios com até 70% de desconto!
  • ProUni – Aqui é um pouco mais complicado, mas vale a pena. O ProUni é o programa de bolsas de estudos do governo federal que permite aos participantes estudarem de graça ou pagando apenas metade das mensalidades em faculdades particulares de primeira linha. O que pega aqui é a concorrência. Para entrar na disputa é preciso ter feito o Enem mais recente, com desempenho de pelo menos 450 pontos na média das provas e nota acima de zero na redação, além de se encaixar em critérios de escolaridade e renda.
  • FIES – O FIES é um programa do governo federal que ajuda a pagar a faculdade privada. Com ele é possível financiar um curso superior com prazo longo e juros baixos. A diferença básica entre os dois é que o FIES tem um tempo maior para pagamento da dívida, que começa a ser cobrada somente após a formatura. Para obter o financiamento é preciso se inscrever em um processo seletivo que exige pelo menos 450 na média das provas e nota acima de zero na redação de qualquer Enem a partir de 2010. O governo só distribui o benefícios a quem se encaixa em certos critérios de renda.

Onde encontrar o PraValer

O PraValer foi criado em 2006 e já beneficiou mais de cem mil alunos em mais de 500 faculdades espalhadas pelos 26 estados e mais o Distrito Federal.

É bem provável que você encontre o programa na sua cidade. O ideal é entrar em contato direto com a instituição ou checar as opções disponíveis no próprio site do PraValer.

A seguir, a gente traz uma relação com algumas faculdades reconhecidas e bem avaliadas pelo MEC que oferecem o PraValer aos seus estudantes:

Veja também:

Saiba tudo sobre o Quero Bolsa e veja como obter uma bolsa de estudos

Vai tentar o PraValer? Conte para a gente qual curso você vai parcelar!

Compartilhar
Facebook Twitter Google Linkedin