dcsimg

Descubra o que é o Pronatec e veja como estudar!

O Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec) oferece bolsas de estudos de cursos de capacitação profissional para pessoas interessadas em crescimento profissional ou em iniciar no mercado de trabalho. 

Apesar do programa ser destinado a todos, são priorizados os candidatos de baixa renda, que estejam desempregadas, estudantes de escolas públicas ou que estudem em escolas particulares, como bolsistas integrais, participantes do Bolsa Família ou grupos de ações afirmativas, como indígenas, quilombolas, candidatos com deficiência etc. 

Para ofertar os cursos, o Pronatec conta com algumas instituições parceiras, em que os aprovados no processo seletivo passam a estudar como bolsistas. Entre as instituiçẽos de ensino parceiras do Pronatec estão SENAC, SENAI, SENAR, SENAT, instituições privadas e campi de institutos federais de Educação, Ciência e Tecnologia.

Vale ressaltar que, além das bolsas de estudos, algumas instituições também oferecem auxílio transporte e alimentação para os alunos.

Tipos de cursos oferecidos pelo Pronatec

O programa oferece cursos técnicos e de formação inicial e continuada. Cada modalidade possui suas peculiaridades, sendo destinada a determinados grupos de pessoas, para que seja possível abranger o maior número de alunos possível.

Cursos técnicos Pronatec: 

Os cursos técnicos visam o ingresso rápido dos alunos no mercado de trabalho, afinal, tais cursos possuem carga horária de 800 horas. Apesar de ser curso rápido se comparado com os de graduação, é o suficiente para ensinar aos alunos, os conhecimentos básicos da área e capacitá-los para atender às necessidades do mercado.

Além de que, fazer um curso técnico, gera experiência e pode ajudar o aluno na escolha da faculdade. 

São cursos destinados tanto aos alunos que estão cursando o ensino médio, como para aqueles que já saíram da escola e desejam uma formação mais rápida. 

Cursos de formação inicial e continuada (FIC): 

Os cursos de Formação Inicial e Continuada são ainda mais rápidos do que os técnicos, possuem uma carga horária de apenas 160 horas. 

Esse tipo de curso, diferentemente dos cursos técnicos, que são focadas na prática de uma área específica, têm como diferencial sua amplitude, pois oferecem os conhecimentos necessários, tanto para iniciar uma nova carreira, quanto para se aprimorar em uma área de formação já cursada.

Os cursos são destinados a diferentes grupos de pessoas, com diversos níveis de escolaridades, sendo possível encontrar bolsas para candidatos com ensino fundamental ou médio completo, e até para profissionais da educação com curso superior finalizado.

Pronatec EJA

Alguns cursos do Pronatec são específicos para a Educação de Jovens e Adultos (EJA). Os cursos do programa que fazem parte dessa categoria são estruturados levando em consideração a bagagem de vida e educacional do aluno. 

e-Pronatec

Como muitas pessoas possuem uma rotina agitada e não conseguem participar de aulas presenciais, o Pronatec fez uma parceria com a rede e-Tec Brasil, para que fosse possível a oferta de cursos a distância. 

Nessa modalidade, o aluno assiste às aulas e faz as atividades por meio de uma plataforma online, precisando comparecer à instituição apenas para as provas e aulas práticas.

Como se inscrever no Pronatec?

Conforme citamos acima, o Pronatec conta com várias instituições parceiras, sendo assim, basta acessar o site delas e fazer a inscrição na própria instituição de ensino de interesse. 

É importante ficar sempre atento, pois as vagas são abertas durante todo o ano. Para consultar as vagas oferecidas em sua região, basta acessar o site oficial do Pronatec e clicar em pesquisar vagas.

Se você não encontrar a vaga que procura, basta clicar em “receber notificações de vagas” e preencher um formulário. Dessa forma, quando novas vagas forem abertas, você receberá um e-mail informando.

Como continuar os estudos depois do curso Pronatec?

Após a conclusão do curso técnico ou de formação oferecido pelo Pronatec, ficará bem mais fácil de iniciar a carreira ou obter crescimento profissional na área em que você já atua. 

Entretanto, com as constantes transformações que o mundo vem passando, não é nada bom parar de estudar. A cada dia surgem novas ferramentas, diferentes formas de organizar empresas, de se comunicar com os clientes e de administrar companhias. 

Por isso, após a conclusão do curso Pronatec, indicamos que você procure uma instituição de ensino superior para começar a faculdade. Quando você opta pelo Pronatec e segue adiante com a faculdade, mais oportunidades vão aparecer e as chances de você conseguir um bom cargo e um excelente salário só aumentam. 

O que fazer se não conseguir uma vaga no Pronatec?

Bom, conforme podemos ver existe um processo seletivo para ser aprovado no Pronatec. Como existem alguns critérios para conseguir uma vaga, nem todas as pessoas conseguem passar na seleção.

Porém se isso acontecer com você, fique tranquilo, existem outras formas de fazer um curso técnico ou você pode ainda ir direto para o curso de graduação.

Existem muitas instituições de ensino que oferecem o curso técnico ou de graduação com mensalidades bem acessíveis. Para facilitar ainda mais o pagamento das mensalidades muitas delas oferecem programas de bolsas e descontos em mensalidades. 

Para lhe dar um empurrãozinho, vamos listar abaixo algumas opções de faculdades que atendem a esses critérios. Além disso, todas são reconhecidas pelo MEC e oferecerem cursos em diversas áreas do conhecimento e em todas as modalidades de ensino. Confira!

Agora que você já leu a respeito dos cursos oferecidos pelo Pronatec e como estudar pelo programa, conte para a gente, nos comentários, qual faculdade pretende fazer depois do Pronatec ou se não conseguir uma vaga!

Compartilhar
Facebook Twitter Google Linkedin