dcsimg

Descubra quais são as datas importantes do ProUni 2020

Fique por dentro do cronograma completo do ProUni 2020 e veja como garantir sua bolsa de estudos!

O ProUni é aquela chance de ouro de conseguir bolsa de estudos em faculdade privada de qualidade.

O programa conta com a participação de inúmeras instituições pelo país e uma vasta oferta de cursos presenciais e a distância.

Dessa forma, os alunos podem fazer um curso sem pagar nada ou bancando apenas metade do valor das mensalidades.

Como a gente sabe que você não vai deixar passar essa oportunidade, trouxemos, abaixo, as datas mais importantes do ProUni 2020.

Descubra!

As datas importantes do ProUni 2020

As datas exatas de cada etapa do ProUni só devem ser conhecidas pouco antes da abertura do processo seletivo, quando o MEC divulgar o edital da seleção.

Independentemente disso, a gente tem uma ideia clara de quando o programa – e todos os seus desdobramentos – deve acontecer.

Em 2020 haverá duas edições do ProUni. Vamos às datas mais importantes de cada uma delas:

Seleção do ProUni 2020 – Pode começar a se preparar. A primeira seleção do ProUni em 2020 pode acontecer a qualquer momento a partir da segunda quinzena de janeiro, mais ou menos duas semanas após a divulgação dos resultados oficiais do Enem 2019.

Quando o dia chegar, os candidatos podem acessar o site oficial do ProUni, informar o número de inscrição no Enem 2019 e a senha, preencher uma série de dados e escolher dois cursos dentre as muitas opções disponíveis na plataforma.

A classificação dos bolsistas é feita pela nota no Enem.

O candidato pode mudar de opção de curso e de faculdade quantas vezes quiser ao longo da seleção, que dura quatro dias.

Divulgação dos resultados do ProUni 2020 – Tudo no ProUni acontece muito rápido. As inscrições e o processo seletivo começam numa terça-feira e se estendem até a sexta-feira da mesma semana. Os resultados saem na segunda-feira seguinte. Na primeira edição de 2020, o nome dos ganhadores das bolsas de estudos deve sair, portanto, entre o final de janeiro e o início de fevereiro.

Matrícula do ProUni 2020 – Assim que sair o resultado do ProUni 2020, o candidato terá um prazo para levar toda a documentação exigida à faculdade onde ganhou a bolsa. Esse trâmite serve para formalizar a matrícula e comprovar todas as informações prestadas no site do ProUni durante a inscrição. Caso haja algum dado inconsistente, o candidato pode perder a bolsa – portanto, redobre a atenção. Em algumas faculdades o bolsista terá de encarar uma prova antes de ser admitido na instituição.

Segunda chamada do ProUni 2020 – Cerca de duas semanas após a divulgação dos resultados do Enem, o ProUni começa a convocar os candidatos que ficaram de fora da primeira chamada para ocupar as bolsas que sobram. Para não perder essa chance, fique ligado no site oficial do Enem e no seu e-mail. Caso seja pré-aprovado, o participante tem só uma semana para levar a documentação à faculdade.

Lista de espera do ProUni 2020 – Aproximadamente um mês após a divulgação dos resultados do ProUni – entre o final de fevereiro e início de março – o programa abre inscrições para lista de espera, uma chance a mais para quem ficou de fora da primeira e da segunda chamada. Para usufruir dessa chance extra de ganhar bolsa, é preciso entrar no sistema, confirmar a participação e acompanhar as chamadas.

Seleção de vagas remanescentes do ProUni 2020 – Achou que as chances de conseguir bolsa parariam na lista de espera? Enganou-se! O ProUni ainda dá essa chance aos candidatos. A lista de espera começa cerca de 40 dias após a primeira chamada do programa – ou seja, em meados de março para a primeira edição. Aqui o modelo de concessão de bolsa é por ordem de chegada. Pode participar qualquer pessoa que fez o Enem a partir de 2010 e obteve pelo menos 450 pontos na média das provas, sem ter zerado a redação.

ProUni do segundo semestre de 2020 – A segunda edição do ProUni 2020 deve acontecer no mês de junho. Todas as etapas subsequentes (seleção, resultados, segunda chamada, etc.) acontecem em períodos equivalentes (uma semana depois, quinze dias depois, um mês depois, etc.) ao que vimos acima. A seleção do segundo semestre é menor que a do primeiro.

Requisitos para participar do ProUni 2020

Para participar do ProUni 2020 é preciso:

  • Ter feito o Enem 2019 e obtido pelo menos 450 na média das provas, com nota acima de zero na redação.
  • Apresentar renda bruta mensal de até três salários mínimos por pessoa do grupo familiar.
  • Ter feito todo o ensino médio em escola da rede pública – ou na particular como bolsista integral.

O programa abre exceções apenas para pessoas com deficiência e professores da rede pública de ensino.

Faculdades onde estudar com bolsa do ProUni 2020

Todos os semestres, um número incrível de faculdades particulares disponibiliza vagas no ProUni.

Em 2020 vai ser a mesma coisa. E você nem precisa se preocupar com a qualidade dos cursos, já que todas as participantes devem ser, por lei, muito bem avaliadas pelo MEC!

Abaixo, a gente separou algumas faculdades que você encontra por lá. Todas elas têm também programas de bolsas sem burocracia, parcelamento de mensalidade, descontos e convênios.

Conheça:

Veja também:

Saiba qual é a nota de corte do ProUni 2020 para o seu curso

Tudo certo para encarar o ProUni 2020? Conte para a gente nos comentários!

Compartilhar
Facebook Twitter Google Linkedin