Prouni segundo semestre 2020: Veja as datas e se inscreva!

Ainda dá tempo de conseguir sua bolsa do ProUni em 2020! Veja aqui as datas e como se inscrever no ProUni no segundo semestre de 2020.

O ProUni é um programa do Governo Federal que oferece bolsas de estudo parciais e integrais em cursos superiores presenciais e EAD a brasileiros sem diploma do ensino superior, utilizando a nota do Enem como critério de seleção.

A cada ano são realizadas duas edições, uma no primeiro semestre e outra no segundo. A primeira edição do ProUni em 2020 já ocorreu, mas ainda é possível participar da edição do meio do ano.

Veja a seguir as datas, os requisitos de participação e saiba como se inscrever no ProUni do segundo semestre de 2020.

Datas do ProUni segundo semestre 2020

O cronograma oficial do ProUni do segundo semestre 2020 ainda não foi divulgado pelo MEC. Porém, como as etapas costumam ocorrer sempre na mesma época, temos as seguintes datas estimadas:

  • Publicação do edital: segunda quinzena de maio de 2020.
  • Período de inscrições: de 09 a 12 de junho de 2020.
  • Resultado da primeira chamada: 16 de junho de 2020.
  • Resultado da segunda chamada: 30 de junho de 2020.

Como se inscrever

As inscrições para o ProUni 2020.2 são gratuitas e devem ser feitas pela internet, na página oficial do ProUni.

Para se inscrever é preciso informar o número de inscrição do Enem 2019 e a última senha cadastrada. Também é preciso fornecer um endereço de e-mail e número de telefone válidos.

Na inscrição, o candidato poderá selecionar até duas opções de vaga (curso, turno e instituição).

Quem pode participar

Os critérios para participar do ProUni no segundo semestre de 2020 são os mesmos da edição do começo do ano:

  • Ter feito o Enem 2019, com nota média das provas igual ou maior que 450 pontos, sem ter zerado na redação.
  • Não possuir diploma de nível superior.

Também é preciso se enquadrar em alguma das situações abaixo:

  • Ter cursado todo o ensino médio na rede pública ou como bolsista integral na rede privada.
  • Ter realizado o ensino médio parte na rede pública e parte como bolsista integral na rede privada.
  • Ser pessoa com deficiência.
  • Ser professor em exercício da rede pública na educação básica (válido apenas para bolsas de licenciatura. Nesse caso, os limites de renda não se aplicam).

Limites de renda familiar mensal bruta por pessoa para concorrer às bolsas:

  • Bolsas integrais (100%): até um salário mínimo e meio por pessoa.
  • Bolsas parciais (50%): até três salários mínimos por pessoa.

Como ver o resultado do ProUni 2020.2

O resultado do ProUni 2020.2 será divulgado por meio da página do ProUni na internet. Para consultar o resultado, o candidato deve ter em mãos o número de inscrição e senha do Enem 2019.

Como mencionamos, é provável que o resultado da primeira chamada saia no dia 16 de junho de 2020 e o da segunda chamada no dia 30 de junho de 2020.

O que fazer se não passar no ProUni

A concorrência no ProUni costuma ser alta, de modo que muitos candidatos não conseguem a bolsa, mesmo preenchendo os requisitos de inscrição e os critérios socioeconômicos do programa.

Uma alternativa às bolsas do ProUni são as bolsas de estudo concedidas diretamente pelas faculdades, para os alunos que optam por utilizar a nota do Enem como processo seletivo.

Funciona assim: o estudante usa a nota do Enem para ingressar direto em um curso presencial ou EAD, sem fazer a prova do vestibular interno. Essa modalidade de seleção é conhecida como ingresso direto.

Os novos alunos que entram direto com a nota do Enem podem receber bolsas de estudo cujo percentual varia de 20% até 100% (bolsa integral). O percentual da bolsa é calculado de acordo com a pontuação do estudante no Enem.

A nota mínima do Enem para conseguir uma bolsa parcial costuma ser de 300 pontos, desde que o candidato não tenha zerado na redação. 

Normalmente são aceitas notas do Enem a partir da edição de 2010 e não há requisitos socioeconômicos para receber o benefício.

Para aproveitar essa alternativa ao ProUni, basta procurar uma faculdade reconhecida pelo MEC que aceite a nota do Enem para ingresso direto e tenha um programa próprio de bolsas de estudo.

Onde estudar

Conheça a seguir algumas faculdades autorizadas pelo MEC nas quais você pode entrar direto com a nota do Enem e ainda ganhar bolsa de estudo em cursos presenciais ou EAD:

Veja também:

Saiba qual é a nota de corte do ProUni 2020 para o seu curso

Conheça as faculdades a distância que aceitam o Enem

Depois de conhecer as datas do ProUni 2020 e saber como fazer sua inscrição, deixe uma resposta nos comentários: você quer uma bolsa para qual curso?

Compartilhar
Facebook Twitter Google Linkedin