Descubra quando começam as aulas na faculdade em 2021

Confira quando será o início do próximo semestre letivo e conheça as modalidades de ensino e ingresso disponíveis para você começar a faculdade em 2021!

O primeiro semestre letivo de 2021 está chegando! Com toda a confusão causada pela pandemia da Covid-19, muita gente está perdida em relação aos calendários letivos, ao formato em que serão dadas as aulas durante esse ano, e também às modalidades de ingresso aceitas pelas faculdades.

Se você é uma dessas pessoas, não se desespere! Continue a leitura que nós vamos te ajudar a entender tudo isso.

Como serão os períodos letivos de 2021?

Tanto em instituições de ensino públicas quanto privadas, o primeiro semestre letivo será iniciado na segunda quinzena de fevereiro na maioria dos estados do Brasil e no Distrito Federal. 

No entanto, como as aulas de 2020 foram bastante comprometidas pela pandemia, em muitas faculdades este semestre letivo ainda será considerado o segundo de 2020. Assim, ao longo de 2021, muitas instituições de Ensino Superior irão condensar três semestres em um ano: 2020.2, 2021.1 e 2021.2. 

Nestes casos, 2020.2 irá até o final de abril ou início de maio, a depender da faculdade, e o semestre de 2021.1 será iniciado em maio ou junho, terminando em setembro ou outubro. Assim, 2020.2 começará entre outubro e novembro e poderá se estender até o início de 2022, com pausa para as festas de fim de ano.

Como funcionam as modalidades de ensino?

Atualmente, é possível encontrar três modalidades de cursos de Ensino Superior no Brasil:

  • Presencial: trata-se do modelo de ensino mais tradicional, no qual alunos e professores comparecem à faculdade para a realização das aulas e atividades do curso;
  • A distância (EAD): nesta modalidade, as aulas são oferecidas remotamente, e os alunos as acompanham por meio de um computador. Para a realização de atividades e provas, contudo, muitas faculdades exigem a presença dos estudantes;
  • Semipresencial: nada mais é do que a mistura da modalidade presencial, com a modalidade a distância. Normalmente, os cursos que adotam este formato são os que demandam aulas práticas, que acabam sendo melhores quando dadas presencialmente. Neste caso, as aulas teóricas são oferecidas no modelo EAD.

No contexto da pandemia da Covid-19, contudo, muitas instituições de Ensino Superior estão optando por oferecer seus cursos presenciais, provisoriamente, no formato EAD ou semipresencial, a fim de proteger seus alunos, professores e colaboradores de eventuais exposições desnecessárias ao novo coronavírus.

Como entrar na faculdade com a nota do Enem em 2021?

Sistema de Seleção Unificada (Sisu):

  • É um sistema do Governo Federal voltado aos candidatos que desejam concorrer a vagas em instituições públicas de Ensino Superior.
  • Costuma ocorrer duas vezes por ano: uma no primeiro, outra no segundo semestre. Em 2021, devido ao atraso causado pela pandemia da Covid-19 no calendário do Enem, o primeiro processo seletivo do Sisu será realizado em abril.
  • Muitas das 57 instituições públicas que participam do Sisu já aderiram completamente a este sistema de seleção, extinguindo o vestibular tradicional.

Ingresso direto:

  • Trata-se da substituição do vestibular pela nota do Enem para o ingresso em faculdades particulares.
  • Muitas das instituições de Ensino Superior que aceitam o ingresso direto costumam oferecer, ainda, bolsas de estudo e/ou descontos nas mensalidades, a depender da pontuação do candidato.
  • Cada faculdade tem suas próprias regras, mas, normalmente, elas aceitam que a nota apresentada pelo candidato possa ter sido obtida em outras edições recentes do Enem, e não só na última.

Programa Universidade para Todos (Prouni):

  • É um programa do Governo Federal destinado à concessão de bolsas de estudos.
  • As bolsas podem ser de 50% ou 100%, dependendo da renda familiar do candidato.
  • Vale destacar que as bolsas do ProUni não podem ser concedidas a estudantes que já têm diploma de Ensino Superior.
  • Assim como o Sisu, o processo seletivo do Prouni costuma acontecer duas vezes por ano. Este ano, contudo, contará com três edições: uma em janeiro, outra em abril e mais uma que ainda não tem data definida.

Fundo de Financiamento Estudantil (Fies):

  • É um programa do Governo Federal destinado à concessão de financiamentos estudantis.
  • Recentemente, o modelo de financiamento do Fies foi reformulado. Agora, a escala de juros varia conforme a renda familiar do estudante, e há a possibilidade de juros zero para os candidatos mais carentes.
  • Embora normalmente ocorra duas vezes por ano, em 2021, assim como o Prouni, o Fies contará com uma edição a mais, que ocorrerá também em abril.

Como entrar na faculdade sem a nota do Enem em 2021?

Se você não tiver feito a prova do Enem, fique tranquilo! O tradicional vestibular segue existindo nas instituições de Ensino Superior particulares e, também, em algumas das públicas. 

Hoje em dia, as faculdades particulares costumam trabalhar com vestibular agendado, no qual o candidato escolhe a data e o horário da sua prova. Além disso, muitas delas têm aplicado o vestibular de forma online, sobretudo agora, no contexto da pandemia.

As universidades públicas, por outro lado, não oferecem essas possibilidades. Seus vestibulares seguem as datas estipuladas em edital e, mesmo no atual cenário, as provas têm ocorrido presencialmente.

Onde estudar em 2021

Com ou sem ter participado do Enem, opções para ingressar no Ensino Superior em 2021, certamente, não vão faltar para você!

Como as possibilidades são muitas, para facilitar a sua vida, aqui vai uma dica:  faça uma boa pesquisa para decidir qual curso, modalidade de ensino (presencial ou EAD) e faculdade mais combinam com você.

Ao analisar as suas opções, preste atenção na avaliação do Ministério da Educação (MEC)! Afinal, estudar em uma instituição avaliada positivamente pelo MEC é um passo muito importante para o seu sucesso profissional.

Para te ajudar, selecionamos algumas faculdades que são reconhecidas e bem avaliadas pelo MEC, além de oferecerem cursos presenciais e a distância em diversas áreas do conhecimento. Confira:

Veja também: Conheça as faculdades que aceitam a nota do Enem 2021

E aí, está ansioso para o início das aulas na faculdade? Conta pra gente nos comentários!

Compartilhar
Facebook Twitter Google Linkedin
Descubra a faculdade certa para você!