Quando começam as inscrições para o Enem 2022?

De acordo com o edital oficial divulgado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), as inscrições para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2022 terão início já na próxima semana, dia 10 de maio e serão encerradas no dia 21 de maio de 2022. 

Encontre bolsas de estudo de até 80%

A nova data foi definida com a publicação oficial do edital no final do mês de abril. Antes da publicação, a Página do Participante exibia, juntamente com o resultado da solicitação de isenção da taxa, outra data para os candidatos se inscreverem no exame, que era de 9 a 20 de maio.

Para aqueles que tiveram a isenção da taxa de inscrição aceita, incluindo os ausentes no Enem de 2021 que tiveram a justificativa de ausência aprovada, o Inep relembra que também é necessário fazer a inscrição. 

Quando as inscrições para a prova do Enem 2022 começam?

As datas oficiais da prova do Enem 2022 foram divulgadas na última sexta-feira, dia 29 pelo Inep. Segundo o edital publicado, as inscrições estão previstas para terem início no dia 10 de maio de 2022. Ou seja, a partir da meia-noite do dia 09 de maio para o dia 10 de maio já será possível fazer a inscrição. 

Ainda segundo o edital, as inscrições se encerram no dia 21 de maio de 2022. Assim, os interessados terão até às 23h59 (horário oficial de Brasília) deste dia para efetuarem a inscrição. 

Leia mais:  Enem pela primeira vez: veja tudo o que você precisa saber

+ Quem não terminou os estudos pode fazer o Enem?

Como faço para me inscrever no Enem 2022?

Se você deseja se inscrever para fazer o Enem, é preciso acessar a Página do Participante do Inep e fazer o login com a conta gov.br. Caso não tenha, será necessário criar uma conta. 

Depois, é só seguir os passos indicados no próprio site. De acordo com o Inep, o participante precisará informar o número do CPF e a data de nascimento no momento da inscrição, e estes dados deverão ser iguais aos cadastrados na Receita Federal. Além disso, não serão aceitos para inscrição números de CPF em situação irregular na Receita Federal.

Também será preciso informar o número de RG (Carteira de Identidade) e um endereço de e-mail válido para fazer a inscrição. É importante destacar que a inscrição só será totalmente finalizada quando for feito o pagamento da taxa, com exceção dos participantes que tiveram a isenção aceita pelo Inep.


Leia mais: Saiba tudo sobre a inscrição do Enem 2022

Qual o valor da taxa de inscrição do Enem?

A taxa de inscrição do Enem tem um valor de R$85 e o pagamento poderá ser feito entre os dias 10 a 27 de maio. Aqueles que tiverem a solicitação da isenção da taxa aceita, consequentemente não precisarão pagar a taxa. 

Conforme informa o edital, o resultado do pedido de isenção está previsto para ser divulgado no dia 06 de maio, na Página do Participante. 

Veja também: Confira o edital do Enem 2022 

+ Calendário do Enem 2022: confira todas as datas importantes

Qual a data da prova do Enem?

O Enem 2022 já tem data para realização. De acordo com o edital publicado pelo Inep, a aplicação da prova para todos os inscritos, na versão impressa e na digital, ocorrerá nos dias 13 e 20 de novembro de 2022. 

O edital completo já foi divulgado tanto para a versão impressa quanto digital. Você pode conferir aqui: 

Edital Enem 2022 – Impresso

Edital Enem 2022 – Digital

Onde estudar com a nota do Enem?

Com a nota do Enem, é possível ser aprovado em diversas instituições de ensino superior da rede pública e privada do país. Entretanto, na hora de escolher onde estudar, é importante priorizar instituições bem avaliadas pelo Ministério da Educação (MEC) e que tenham qualidade comprovada no seu ensino. 

Conheça algumas dessas instituições que ainda oferecem ofertas especiais nas mensalidades: 

Compartilhar
Facebook Twitter Google Linkedin