dcsimg

Descubra quando sai o resultado do Fies 2019

O FIES pode ser a sua chance de conseguir um financiamento universitário. Fique de olho em nossas dicas e saiba tudo sobre o resultado do FIES 2019!

Assim que saímos do ensino médio, sabemos que o próximo passo é ingressar na faculdade e no mercado de trabalho. Contudo, iniciar um curso superior nem sempre é tarefa fácil, visto que nem todo mundo consegue vencer a concorrência para entrar na universidade pública ou tem condições financeiras de bancar uma boa faculdade particular.

Pensando nisso, foram criados alguns programas para ajudar o aluno de baixa renda a ingressar na universidade. O FIES é um desses programas. Por isso, separamos as principais informações sobre o resultado do FIES 2019.

Todo ano acontecem duas edições do FIES, então é importante ficar atento às datas. Mas mais importante do que isso é entender as novas regras para participar do processo seletivo e as etapas seguintes à seleção. Continue lendo e descubra tudo o que você precisa saber sobre o FIES 2019!

O novo FIES

O Fundo de Financiamento Estudantil (FIES) é um programa que financia os seus estudos na faculdade. Trata-se, basicamente, de um empréstimo feito por pelos Fundos Constitucionais e de Desenvolvimento ou por bancos privados participantes, que deverá ser pago após a conclusão do curso e a juros baixíssimos.

As regras antigas do FIES tiveram validade até a última edição de 2017. A partir de 2018, novos pré-requisitos de seleção foram adotados. As regras em relação às notas continuam as mesmas. Para concorrer a uma vaga, você precisa apresentar pelo menos 450 pontos na média das provas do Enem e não ter zerado a redação – vale qualquer edição a partir de 2010.

Porém, os critérios financeiros mudaram e agora o FIES é dividido em duas modalidades: o FIES e o P-FIES. Os candidatos devem escolher a sua modalidade segundo sua renda familiar per capita. Confira como:

  • FIES: podem concorrer nessa modalidade os candidatos com renda familiar bruta mensal por pessoa de até 3 salários mínimos. O financiamento oferecido a esse grupo tem juros zero e a mensalidade a ser paga é determinada de acordo com a renda mensal do participante.
  • P-FIES: no caso do P-FIES, os candidatos podem ter uma renda mensal per capita de até 5 salários mínimos. Questões relacionadas ao financiamento serão acordadas entre o banco, a faculdade e o candidato.

Resultado do FIES 2019

Em 2019, o FIES tem duas edições: uma no primeiro e a outra no segundo semestre.

O calendário do primeiro semestre já foi definido e o resultado está previsto para sair no dia 18 de fevereiro de 2019.

Mas atenção: o FIES não avisa ninguém, nem manda mensagem ou e-mail aos aprovados. É responsabilidade do candidato acessar o site oficial, entrar com seu CPF e senha de inscrição e conferir se foi selecionado.

Como se inscrever no FIES 2019

Para se inscrever no FIES, você deve acessar o site do MEC, clicar na opção FIES e informar os dados solicitados no menu de inscrição. As informações solicitadas são: CPF, data de nascimento e e-mail pessoal. Também será necessário criar uma senha de acesso ao sistema.

Informando esses dados, a primeira parte do cadastro estará concluída e você receberá um e-mail confirmando seu cadastro. Após a conclusão dessa primeira etapa, o candidato deve acessar o site do FIES Seleção para prosseguir.

No site FIES Seleção, você deve informar mais alguns dados pessoais, o curso que pretende fazer e a instituição na qual deseja estudar. Assim que preencher essas informações, o candidato deve aguardar o resultado da pré-seleção.

Caso seja aprovado na pré-seleção, você deverá acessar a SisFIES e confirmar a inscrição no processo seletivo. Dependendo do tipo de financiamento (P-FIES ou FIES) e da chamada (chamada principal ou lista de espera), esse prazo pode ser diferente. Consulte o edital do FIES ou o site oficial no período de inscrições para ficar por dentro de todos os detalhes.

Estamos falando isso porque qualquer bobeada aqui pode significar a perda da vaga. É que a pré-seleção do FIES é apenas o primeiro passo para conquistar o financiamento. Em seguida é preciso comprovar documentação na faculdade e realizar uma série de etapas, todas com prazos definidos e bem curtos. Quem participar do P-FIES ainda tem um motivo extra para correr: os pré-selecionados recebem a liberação para fazer o contrato de financiamento por ordem de chegada – quem conseguir reunir a documentação e realizar todos os passos antes sai na frente!

O que fazer se eu não for aprovado no FIES?

O FIES é um programa muito concorrido e, infelizmente, existe sim a possibilidade de você não se aprovado. Mas isso não precisa acabar com o seu sonho de ingressar em uma faculdade. Muitas instituições oferecem cursos de graduação a preços bem acessíveis.

Para te ajudar na busca por uma boa faculdade, caso você não seja aprovado no FIES, selecionamos algumas opções que, além de oferecerem mensalidade acessíveis, possuem programas próprios de bolsas e descontos nas mensalidades. Estas instituições também aceitam a nota do Enem como forma de ingresso, o que te poupará de fazer o vestibular da própria universidade.

As instituições acima são reconhecidas pelo MEC e possuem cursos em todas as áreas de atuação. Se você quiser pagar ainda mais barato, pode optar por fazer seu curso na modalidade a distância. Precisando gastar menos com a infraestrutura física, as instituições conseguem oferecer uma mensalidade ainda mais em conta nos cursos EAD.

Veja também:

Como fazer o FIES

FIES Passo a Passo

Agora que você já sabe tudo sobre o resultado do FIES 2019, conte para nós qual curso pretende fazer! Deixe seu comentário aqui embaixo.

Compartilhar
Facebook Twitter Google Linkedin