dcsimg

Descubra quando sai o resultado do ProUni 2019

Curioso para saber quando sai o resultado do ProUni 2019? Então confira algumas informações sobre o programa agora mesmo!

Você pretende tentar uma bolsa integral ou parcial, mas ainda tem dúvidas sobre quando sai o resultado do ProUni 2019? Fique tranquilo, pois essa incerteza é comum.

Para saber quando sairá o resultado do ProUni 2019, é preciso ficar de olho no site do programa ou aqui mesmo, pois estamos sempre acompanhando o processo e dando dicas sobre as datas e como se preparar para a seleção.

As inscrições para o Programa Universidade para Todos (ProUni) acontecem duas vezes ao ano: no primeiro e no segundo semestres. Isso quer dizer que você tem duas chances de ingressar em um curso superior todo o ano!

Mas fique atento: é preciso ter realizado a última edição do Enem e alcançado uma pontuação mínima de 450 pontos na média das provas e nota maior do que zero na redação.

Quer saber mais sobre o programa e sobre quando sai o resultado do ProUni 2019? Então se liga neste post!

Quando sai o resultado do ProUni 2019?

O resultado do ProUni 2019 será divulgado no site oficial do programa: http://siteprouni.mec.gov.br. A lista com os pré-selecionados na primeira chamada será disponibilizada no dia 06 de fevereiro e o resultado da segunda chamada sairá no dia 20 de fevereiro de 2019.

Para saber se foi pré-selecionado, o estudante pode consultar a página eletrônica do ProUni. Ele também pode acompanhar o andamento das inscrições na página do programa, verificando diariamente se a nota de corte para o curso escolhido foi alterada.

Quem pode participar do ProUni 2019?

O ProUni foi criado pelo governo federal em 2004, com o objetivo de conceder bolsas de estudos integrais e parciais (50%) para estudantes de baixa renda.

Por meio do programa, todos os anos, são disponibilizados milhares de vagas em faculdades particulares de todo o país.

O ProUni contempla desde cursos mais rápidos, como tecnológicos, até bacharelados super concorridos, como Medicina, Engenharia e Direito. Para participar da seleção, o candidato não pode ter diploma de curso superior e deve comprovar renda familiar mensal de até 3 salários mínimos por pessoa.

O processo seletivo é destinado principalmente a quem concluiu todo o ensino médio em escola pública ou foi bolsista integral em escolas particulares. Professores da rede pública de ensino e pessoas portadoras de algum tipo de deficiência também podem concorrer a uma bolsa pelo ProUni.

Para se inscrever no ProUni 2019, é preciso ter realizado o Enem 2018 e alcançado pontuação de pelo menos 450 pontos na média das provas, além de não ter zerado a redação. No entanto, a nota mínima para conseguir o benefício varia de acordo com a faculdade e o curso escolhido. Bolsas integrais em cursos como Medicina e Odontologia têm notas de corte maiores do que 450 pontos, pois são mais concorridos.

Para ser beneficiado pelo programa, os estudantes precisam estar dentro dos seguintes critérios de renda:

  • Bolsa parcial de 50%: para concorrer a uma bolsa parcial, o candidato deve ter uma renda familiar mensal de até 3 salários mínimos por pessoa;
  • Bolsa integral: quem deseja estudar sem pagar absolutamente nada precisa ter uma renda familiar mensal de até 1 salário mínimo e meio por pessoa.

Todas as informações sobre a renda familiar devem ser comprovadas por meio de documentos. Caso o interessado não se enquadre nos critérios exigidos, não terá direito à bolsa.

Quando começam as inscrições para o ProUni 2019?

As inscrições para o ProUni acontecem duas vezes ao ano, no primeiro e no segundo semestres. As datas são sempre divulgadas próximo ao início da abertura do processo seletivo.

No primeiro semestre de 2019, as inscrições para o programa acontecem entre 31 de janeiro e 3 de fevereiro, até às 23h59. O prazo é bastante curto! Por isso, se você quer ingressar em um curso superior por meio do ProUni, deve ficar esperto para não perder a data.

A dica é providenciar toda a documentação exigida antes mesmo do período de inscrição, pois caso seja pré-selecionado, não terá muito tempo para comparecer à instituição escolhida e fazer a matrícula.

O resultado sai no dia 6 de fevereiro, com segunda chamada no dia 20 de fevereiro.

Como se inscrever no ProUni 2019?

O primeiro passo para fazer sua inscrição e concorrer a uma bolsa de estudos é acessar o site: http://prouniportal.mec.gov.br/. Depois, basta preencher seus dados corretamente, responder ao questionário socioeconômico, escolher os cursos de seu interesse e, finalmente, confirmar sua inscrição.

O processo é bastante simples e, a princípio, não há necessidade de enviar nenhum tipo de documentação. A comprovação dos dados só é necessária depois de o candidato ser pré-selecionado.

Onde estudar por meio do ProUni?

Agora que você sabe quando sai o resultado do ProUni 2019, deve estar se perguntando: “Mas onde estudar por meio do programa?”. Existem diversas instituições que aceitam alunos por meio do ProUni. Há vagas tanto em cursos presenciais quanto a distância, o que oferece ao aluno um leque de opções interessantes, dependendo da nota obtida no Enem 2018.

A seguir, indicamos algumas boas faculdades reconhecidas e bem conceituadas pelo MEC, e que aceitam alunos pelo ProUni. Todas elas também oferecem outros programas de bolsa de estudos, financiamento, descontos e convênios. Confira!

Veja também:

Veja o gabarito do Enem 2018 e saiba o que fazer com ele

Agora que você já sabe quando sai o resultado do ProUni 2019, está na hora de contar para gente nos comentários qual curso deseja fazer no próximo ano! Por que quer fazer esse curso? Conta pra gente aqui embaixo.

Compartilhar
Facebook Twitter Google Linkedin