Descubra que horas sai o resultado do Enem 2021

Fique sabendo que horas sai o resultado do Enem 2021 e saiba como acessar e usar a sua nota para entrar na faculdade!

Por causa da pandemia do novo coronavírus, o ano de 2020 foi bastante conturbado para pessoas em todo o mundo. No Brasil, um dos grupos que teve a rotina mais afetada foi o dos estudantes.

E um dos principais marcos de toda a confusão causada pelo vírus foi a necessidade de adiamento do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2020. Por causa do prejuízo que milhões de brasileiros tiveram com a necessidade de fechamento das escolas como forma de prevenção ao contágio da Covid-19, o Enem 2020 precisou ser adiado.

Desta forma, a prova, que geralmente acontece em novembro, passou para o mês de janeiro e início de fevereiro de 2021. Portanto, não confunda: o Enem 2020 acontecerá no começo de 2021.

Dito isto, o calendário do exame foi totalmente alterado para que os alunos tivessem tempo de se preparar para as 180 questões e a redação. Por isso, a divulgação do resultado também precisou ser postergada.

Estudou o ano inteiro e está ansioso para ver qual foi o seu desempenho no exame? Confira agora quando sai o resultado do Enem 2020, os horários importantes, como acessar a sua nota pela internet e como usá-la da melhor maneira.

Que dia sai o resultado do Enem 2020?

Em condições normais, o resultado do Enem é sempre divulgado em janeiro. Mas com todo o adiamento por causa do coronavírus, a divulgação das notas do Enem 2020 acontecerá no final de março de 2021. Segundo o Ministério da Educação (MEC), as notas devem estar disponíveis aos candidatos no dia 29 de março de 2021.

Que horário sai o resultado do Enem?

O MEC não costuma confirmar que horas sai o resultado do Enem. Geralmente, as notas das provas começam a ficar disponíveis no período da manhã. Na última edição, do Enem 2019, o resultado saiu entre 8h e 9h da manhã, no dia 17 de janeiro.

Assim, antes do meio-dia do dia 29 de março de 2021 você já deve poder consultar como foi o seu desempenho no Enem 2020. Portanto, fique atento ao noticiário e ao Guia da Carreira. Assim que o resultado for divulgado, você saberá bem rapidinho que suas notas estão disponíveis para consulta!

Aqui no Guia da Carreira você consegue as principais informações para ver a sua nota e saber quais são as principais oportunidades que ela vai te oferecer.

Como consultar a nota do Enem 2020?

Depois que ela estiver disponível, é muito fácil acessar a sua nota do Enem. O processo é bem rápido e se dá por esse passo a passo a seguir:

  • A primeira coisa a ser feita é acessar o site oficial do exame (http://enem.inep.gov.br). É lá onde as suas notas estarão publicadas;
  • Em seguida, Clique no link “Página do Participante”;
  • Informe o seu CPF e a senha cadastrada nos campos correspondentes;
  • Escolha a palavra correspondente ao desenho que aparece na sua tela;
  • Clique em “Enviar”.

Pronto! Agora você acessou a sua página e vai poder conferir as suas notas em cada uma das provas. Ao entrar no seu boletim individual, você vai saber como foi o seu desempenho separado por prova:

  • Ciências da Natureza e suas Tecnologias
  • Ciências Humanas e suas Tecnologias
  • Linguagens, Códigos e suas Tecnologias
  • Matemática e suas Tecnologias
  • Redação

Para a redação, o Enem disponibiliza o seu desempenho detalhado em cada uma das cinco competências que são usadas pelos corretores para dar a nota final do texto. Para acessar, clique no botão “Vista pedagógica”. Gráficos também estarão disponíveis no final da página comparando o seu desempenho com os demais candidatos da prova.

Caso você prefira acessar o seu resultado do Enem 2020 pelo celular, o aplicativo do Enem pode ser uma boa alternativa. Depois de baixá-lo em seu smartphone, entre utilizando os mesmos dados (CPF e senha) que você usaria no site oficial.

O que fazer depois que sair o resultado do Enem?

A nota do Enem 2020 vai abrir muitas portas e oportunidades para você. Com o seu resultado em mãos, o seu desempenho pode ser a melhor chave para que você entre na faculdade e comece logo o seu curso superior.

Há diversas maneiras de ingressar em uma universidade usando a nota do Enem. Algumas das principais delas são para inscrição nos programas do governo para acesso ao Ensino Superior: o Sisu, o Prouni e o Fies.

Além disso, muitas faculdades brasileiras usam a nota do Enem para substituir o vestibular como forma de ingresso direto. Algumas dessas instituições oferecem bolsas de estudo que são acessadas pelos alunos usando o desempenho no exame.

Abaixo, você confere algumas dessas instituições:

As faculdades acima também recebem muitos estudantes pelo Prouni e Fies, e contam com unidades espalhadas por todo o Brasil.

Veja também: Descubra como usar a nota do Enem para entrar na faculdade

Ansioso para ver o seu resultado do Enem 2020? Conte para a gente o que você pretende fazer com a sua nota!

Compartilhar
Facebook Twitter Google Linkedin
Descubra a faculdade certa para você!