dcsimg

Confira o ranking das faculdades de Administração

Administração é um dos cursos mais concorridos do ensino superior, mas você sabe quais são as faculdades que se destacam com esse curso? Confira o ranking!

Todos os anos, milhares de estudantes ingressam em cursos de nível superior em Administração. Essa é uma das graduações mais concorridas e com ampla oferta em várias universidades.

O curso superior de Administração é de bacharelado, tem duração de quatro anos e coloca profissionais em vários segmentos do mercado de trabalho. Isso porque é uma área bem abrangente, pois os estudantes têm acesso a um pouco de tudo: Marketing, Recursos Humanos, Comércio Exterior, Economia, Finanças e Negócios, Administração de Empresas, Gestão de Pessoas, dentre outros.

Quem pretende cursar Administração, pode se deparar com a dúvida sobre qual instituição optar. O conceito da IES (instituição de ensino superior) e sua posição no ranking do MEC podem ser critérios de escolha, assim como a facilidade de ingresso, fator que destaca universidades como a Anhanguera, Universidade Cruzeiro do Sul e Faculdade das Américas.

Quer saber mais? Continue acompanhando o post!

As avaliações do MEC

As instituições de ensino superior são avaliadas pelo Inep (autarquia vinculada ao MEC), que é também o responsável pela administração do Enem.

Há três indicadores de desempenho:

  • O conceito Enade, que avalia o desempenho dos alunos.
  • O CPC, que avalia a qualidade dos cursos.
  • O IGC, que avalia a qualidade das faculdades.

Portanto, se você quer saber sobre a “nota do MEC” para a qualidade das universidades, o indicador que a representa é o IGC (Índice Geral de Cursos).

Esse índice vai de 0 a 5 e é calculado todos os anos, pela média dos três últimos CPCs, a média das avaliações dos programas de pós-graduação stricto sensu da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) e a distribuição dos alunos entre graduação ou pós-graduação. Quanto mais próxima de 5, melhor é avaliada a IES.

Ranking da Administração: confira as faculdades

O ranking da Administração é elaborado e divulgado pela Folha. Denominado RUF (Ranking Universitário Folha), ele lista as centenas de universidades entre públicas e particulares e as ordena, começando pelas melhores.

Essa avaliação é baseada em dados e em duas pesquisas de opinião desenvolvidas pelo DataFolha, considerando os aspectos pesquisa, ensino, mercado, internacionalização e inovação.

O que se considera nos cinco indicadores:

  1. Pesquisa científica: é considerado o número de citações, trabalhos publicados e bolsas de pesquisa.
  2. Qualidade do ensino: essa avaliação engloba o desempenho dos alunos no Exame Nacional de desempenho dos Estudantes (Enade) e a proporção de professores em regime integral, mestres e doutores.
  3. Internacionalização: abrange a quantidade de citações internacionais por docente, assim como o número de publicações em coautoria internacional e o número de professores estrangeiros.
  4. Mercado de trabalho: considera a opinião (por meio de pesquisa realizada) de escolas, empresas, hospitais e outros tipos de locais de trabalho sobre as faculdades que formam os melhores profissionais.
  5. Inovação: neste item é considerado o número de pedidos de patentes realizados pela instituição em um determinado período.

A média obtida a partir desses critérios é que posiciona as instituições no RUF.

Veja as 10 primeiras colocadas no Ranking Administração referente ao ano de 2018:

1º – Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)

2º – Universidade de São Paulo (USP)

3º – Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

4º – Escola de Administração de Empresas de São Paulo (FGV-EAESP)

5º – Escola Brasileira de Administração Pública e de Empresas (FGV-EBAPE)

6º – Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)

7º – Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUCSP)

8º – Universidade Federal do Paraná (UFPR)

9 º – Universidade de Brasília (UNB)

10º – Universidade Federal da Bahia (UFBA)

Essas são apenas 10, de uma grande lista de faculdades de Administração, na qual também aparecem Anhanguera, UERJ, UDESC e muitas outras.

Na verdade, quando se trata de reconhecimento do MEC sempre há excelentes opções de escolha, conforme mostraremos a seguir.

Outras boas faculdades reconhecidas pelo MEC

Diversidade na oferta de cursos — tanto presenciais quanto EAD —, facilidades como ingresso com a nota do Enem e bolsas, e cursos reconhecidos pelo MEC: essas são algumas  das características que estas universidades têm em comum:

Além disso, a boa nota do MEC, como a Universidade Cruzeiro do Sul e Pitágoras, que têm avaliação 4, é uma ótima referência na hora de escolher onde estudar.

Portanto, se você estava com dúvidas sobre onde estudar, já tem algumas opções. Visite os sites das universidades e conheça todas as possibilidades, seja em variedade de cursos, seja em facilidades para o seu ingresso.

Também podem lhe interessar:

Saiba qual faculdade escolher e comece a estudar

Quais são as melhores faculdades EAD em 2019

E você, já escolheu onde estudar Administração? Conte-nos e diga quais são suas expectativas com relação à graduação. O espaço dos comentários é seu!

Compartilhar
Facebook Twitter Google Linkedin