A prova do Encceja está chegando e com ela a chance de inúmeros jovens e adultos concluírem seus estudos a fim de conquistar um diploma. O Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos é uma grande oportunidade para os estudantes que não concluíram os estudos no tempo adequado – 15 anos completos para o Ensino Fundamental e no mínimo 18 anos completos para o Ensino Médio.
Segundo o Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira) o Encceja 2020 conta com mais de 1,6 milhões de alunos inscritos para a prova que ocorre no dia 29 de agosto de 2021. Cerca de 301.438 farão a prova para conseguir o diploma de ensino fundamental e 1.328.608, do ensino médio. E por que essa grande procura? De acordo com informações do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) de 2016, 51% da população tem apenas o ensino fundamental e 30,6% não chegaram a completá-lo.
Esses dados nos mostram que existe uma grande quantidade de brasileiros que não conta com uma boa qualificação e um currículo atraente. Diante disso, muitos buscam obter o certificado de ensino médio com o objetivo de cursar uma faculdade e trilhar uma carreira.
Neste texto, vamos tratar dos detalhes da prova de redação do Encceja e ajudar você a se sair melhor com algumas dicas!
Como é a prova de redação do Encceja?
A redação da prova do Encceja é bem parecida com a do Enem, então não tem muito mistério. No entanto, para alcançar uma boa nota é preciso praticar bastante, pois a redação precisa obedecer algumas regrinhas básicas cujas principais características e dicas que vamos te contar aqui abaixo:
O texto deve ser dissertativo-argumentativo
Um texto dissertativo-argumentativo é aquele em que você tem que apresentar um ponto de vista (opinião) sobre o tema pedido e expor ideias consistentes e que consigam convencer aqueles que vão ler sua redação.
A redação deve ser dividida em, no mínimo, 3 parágrafos
Introdução (apresente um pouco do tema e seu ponto de vista sobre ele), desenvolvimento (exponha ideias, principalmente discutindo os problemas que você percebe) e conclusão (mostre o que deve ser feito para melhorar a situação).
Tenha muito cuidado para não fugir do assunto
Grife as palavras que são apresentadas como tema na prova. Não se esqueça de que você deve discutir sobre o assunto sem se afastar dele.
Respeite a norma padrão da língua
Você deve se esforçar para escrever o mais corretamente possível, prestando atenção aos acentos, à escrita das palavras e aos sinais de pontuação de acordo com o que é estudado na gramática.
Escreva no mínimo 5 e no máximo 30 linhas
Se você escrever menos que 5 linhas, sua redação receberá nota zero automaticamente. Lembre-se de que, quanto mais informações e conteúdos houver, mais você demonstrará ser capaz de argumentar. Sendo assim, evite textos curtos demais.
Apresente proposta de intervenção para o tema
Mostre algum tipo de solução para resolver ou minimizar o problema que está sendo discutido. Para isso, pense como se você fosse um político que precisa resolver aquela situação.
Faça um rascunho do seu texto
Para escrever, é preciso pensar e avaliar como vai ser sua redação no todo (a ordem das ideias, os parágrafos etc.). Portanto, é muito importante fazer uma primeira versão e revisar tentando melhorar o máximo possível antes de escrever na folha definitiva.
Enquanto a prova não chega, treine bastante com temas variados e tendo estas dicas como base. No dia da prova, algumas informações como a proposta de intervenção e o tema vão estar descritos na prova, então esteja atento a elas.
Como é dividida a prova do Encceja?
A prova do Encceja é composta por 4 cadernos de provas com 30 questões cada, totalizando 120 questões objetivas com quatro possibilidades de resposta cada (‘a’ até ‘d’) e 1 redação.
Os cadernos são divididos da seguinte forma para cada um dos níveis:
Ensino Fundamental | |
Provas | Prova I: Ciências Naturais |
Prova II: Matemática | |
Prova III: Língua Portuguesa, Língua Estrangeira Moderna, Artes, Educação Física e Redação | |
Prova IV: História e Geografia | |
Ensino Médio | |
Provas |
Prova I: Ciências da Natureza e suas Tecnologias |
Prova II: Matemática e suas Tecnologias | |
Prova III: Linguagens, códigos e suas Tecnologias e Redação | |
Prova IV: Ciências Humanas e suas Tecnologias |
Se você já está inscrito, lembre-se de que as provas são aplicadas em um único dia, durante os períodos da manhã e da tarde. Cada aluno terá cinco horas para completar a prova, inclusive a redação.
Quanto vale a redação do Encceja?
A redação do Encceja vale 10 no total e para ser aprovado o candidato deve ter nota superior a 5 pontos na redação, mas não para por aí. Além da redação, o candidato precisa atingir no mínimo 100 pontos em cada uma das áreas de conhecimento, sendo 200 a nota máxima
O que acontece se não passar no Encceja?
Caso não obtenha a nota necessária em alguma das matérias da prova do Encceja, você poderá solicitar uma declaração parcial de proficiência nas disciplinas em que for aprovado e tentar obter no próximo ano a aprovação nas disciplinas faltantes.
Assim você não precisa estudar para todas as matérias do exame novamente e pode focar apenas nas disciplinas que precisa melhorar. Você pode obter informações extras sobre o exame no site oficial do MEC, mas logo abaixo falaremos mais sobre o tema!
Temas que podem cair na redação do Encceja
Os temas de redações para o Encceja geralmente são aqueles considerados relevantes para a sociedade. Assim, tratam-se de assuntos atuais e que estão em evidência nas discussões dos jornais, programas de TV, escolas, faculdades e na boca do povo.
Abaixo, vamos apresentar alguns temas possíveis para o Encceja que estão divididos por áreas. O importante é sempre ler um pouco de jornais e revistas e também estar atento ao que acontece no Brasil.
- Área da saúde: coronavírus, crise na saúde global, vacinação.
- Área ambiental: poluição, água, lixo, florestas, energia, dengue.
- Área social: intolerância e preconceito, pobreza, evasão escolar, desemprego, violência.
- Área tecnológica: internet, celulares, videogames, redes sociais.
Conheça agora alguns temas que já foram solicitados nas provas do Encceja:
- 2019 (ensino fundamental): “Novas formas de consumo consciente.”
- 2019 (ensino médio): A organização do tempo e o acesso às redes sociais”
- 2018 (ensino fundamental): “Possibilidades de uma alimentação segura para a população brasileira”.
- 2018 (ensino médio): “Os riscos do trabalho noturno para a saúde do trabalhador”.
- 2017 (ensino fundamental): “A importância da vacinação para a saúde pública”.
- 2017 (ensino médio): “A questão da adoção de crianças e adolescentes no Brasil”.
Dá pra fazer faculdade depois do Encceja?
Assim que você conseguir seu diploma por meio do Encceja, poderá sonhar ainda mais alto: o passo seguinte é fazer uma faculdade! Estudar nunca é demais, pois vai proporcionar a você um trabalho, um salário e uma qualidade de vida melhores.
Nesse novo passo, é importante que, ao buscar a universidade, você tenha certeza de que ela é uma instituição comprometida, séria e reconhecida pelo MEC.
Por isso, listamos aqui algumas instituições que você precisa conhecer e nas quais pode desde já pesquisar cursos, preços e outras informações.
- Centro Universitário UNIBTA
- Centro Educacional Anhanguera (ANHANGUERA)
- Cruzeiro do Sul Virtual (a distância)
- Universidade Cidade de São Paulo (UNICID)
- Universidade de Franca (UNIFRAN)
- Universidade Norte do Paraná (UNOPAR)
Para entrar em uma faculdade é importante tirar uma boa nota na redação do Enem. Isso porque a nota da redação equivale a 20% da prova. Quer saber sobre a estrutura da texto, os critérios avaliativos e as estratégias para garantir a nota mil. Confira o artigo: Redação do Enem: tudo o que você precisa saber.
Veja também:
Instituições federais que dão certificado do ensino médio
Guia das profissões