dcsimg

Se eu cancelar o fies, quando começo a pagar? Descubra!

Quer cancelar o FIES, mas não sabe quando iniciar o pagamento do seu saldo devedor? Descubra tudo agora!

O Fundo de Financiamento Estudantil (FIES) auxilia milhares de pessoas todos os semestres. Com ele, os estudantes que fizeram o Enem, mas não conseguiram ingressar em uma universidade pública, conseguem financiar todo o seu curso em uma faculdade particular.

Para se candidatar a uma vaga, o estudante precisa ter obtido nota igual ou maior a 450 pontos nas provas do Enem, além de não ter zerado a redação. A renda mensal familiar também precisa ser de até 5 salários mínimos por pessoa.

Se você já estuda com o FIES, mas não tem interesse em continuar com o financiamento, veja o que fazer para cancelar e como será feito o pagamento do seu saldo.

Se eu cancelar o FIES, quando começo a pagar?

Diversos motivos levam o estudante a querer cancelar o FIES, mas ele precisa estar atento, pois logo terá que iniciar o pagamento do saldo devedor.

Para cancelar o FIES, é preciso ir até o agente financeiro onde o contrato foi assinado e pedir que o procedimento seja feito.

Ao iniciar o processo, o agente financeiro vai oferecer opções para o estudante parcelar o seu saldo, porém o início do pagamento será logo após o cancelamento.

Se estiver desempregado, o estudante poderá quitar seu financiamento com parcelas mínimas, mensalmente.

Se você ainda está em dúvida sobre o cancelamento do seu FIES, saiba que, antes de decidir, é bom verificar qual é a melhor opção para você.

Cancelar ou suspender o FIES?

Se o seu planejamento é retornar a faculdade após um período, saiba que a melhor opção é suspender temporariamente o seu FIES. Essa suspensão pode durar até 4 semestres (2 anos) consecutivos e você não receberá nenhuma cobrança a mais.

Se sua situação é diferente e o cancelamento for a melhor opção, você pode usar a suspensão para se organizar financeiramente (começar a pagar o saldo devedor) e, após o período, cancelar o FIES.

Mas se você já pode iniciar os pagamentos e não tem nenhuma pretensão de utilizar o FIES, a melhor opção é solicitar imediatamente o cancelamento.

Onde estudar pagando menos?

Se você quer cancelar o FIES pois está insatisfeito com o programa, existem outras formas de você conseguir estudar pagando pouco e até não pagando nada.

Uma boa opção é o ProUni que dispõe  bolsas de estudo parciais e integrais, onde você não fica devendo nada após se formar.

Outra forma de pagar pouco na sua formação é estudando em instituições que possuem financiamentos próprios, sem nenhuma burocracia, veja algumas opções:

Saiba mais:

Conheça as melhores faculdades do Brasil de acordo com o MEC
Conheça os 15 cursos que oferecem os melhores salários

Vai cancelar o FIES? Conte para a gente aqui nos comentários o que motivou a tomar essa decisão!

Compartilhar
Facebook Twitter Google Linkedin