dcsimg

Entenda o que acontece se você não pagar o Fies

Já conseguiu o FIES mas não consegue pagá-lo em dia? Veja o que acontece se você não quitar as parcelas do Fundo de Financiamento Estudantil!

Você sabia que a dívida atual do FIES está na casa dos bilhões de reais? Para você ter uma ideia, o saldo devedor dos contratos com mais 90 dias de atraso chega a R$ 10 bi.

Se você faz parte do grupo de estudantes beneficiados, mas não consegue pagar o financiamento em dia, fique ligado! Veja o que acontece se você não pagar o FIES e confira o prazo para renegociar a dívida!

O que acontece se não pagar o FIES

Você contrai uma dívida com o setor público federal e seu nome é listado em serviços de proteção ao crédito como SPC e SERASA.

Mas essa não é uma dívida simples, como a do cartão de crédito.

O nome do estudante inadimplente também é adicionado ao Cadastro Informativo de Créditos não Quitados do Setor Público Federal (CADIN). Com o nome nesse cadastro, não é possível:

  • contratar novos empréstimos
  • usar o limite do cheque especial
  • participar de licitações públicas
  • receber restituição do imposto de renda

Além disso, pode acontecer a penhora de bens do estudante beneficiado e de seus fiadores. Por isso, quem está inadimplente no FIES deve renegociar a dívida o mais rápido possível.

Prazo para renegociar a dívida do FIES

De 29 de abril a 29 de julho de 2019, será possível solicitar um pedido de renegociação. Essa medida é válida para os beneficiários que atendem aos dois critérios abaixo:

  • estudantes com mais de 90 dias de atraso no pagamento das parcelas do FIES
  • estudantes que contrataram o FIES até o segundo semestre de 2017

A renegociação acontecerá segundo os termos e condições fixadas na Resolução CG-Fies nº 28, de 31 de outubro de 2018. Segundo o documento, os estudantes poderão escolher entre:

  • reparcelamento: estender o pagamento da dívida em até 48 parcelas.
  • reescalonamento: diluir os valores atrasados nas parcelas a vencer.

Onde ter uma boa formação pagando menos

Você considera obter o FIES, mas está preocupado se vai conseguir pagar as parcelas em dia? Saiba que existem outras maneiras de ingressar no ensino superior. É possível:

  • Obter uma bolsa de estudo diretamente em uma faculdade privada ingressando via Enem, participando do vestibular, tendo um bom desempenho acadêmico ou indicando amigos para estudar na instituição.
  • Participar do Sisu para concorrer a uma vaga em uma graduação de uma universidade pública.
  • Participar do ProUni para concorrer a uma bolsa parcial ou integral em uma faculdade particular.
  • Financiar a graduação usando um crédito universitário privado.

Para ajudar, selecionamos algumas instituições reconhecidas pelo Ministério da Educação (MEC).

As faculdades abaixo concedem bolsas de até 100% de desconto em cursos presenciais e EAD, aceitam a nota do Enem, permitem financiar os estudos usando crédito universitário privado e participam do ProUni:

Financiando a graduação ou conseguindo uma bolsa de estudo direto na faculdade privada é muito menos burocrático e mais fácil de começar a estudar sem estresse.

Veja também:

Bolsa de estudo: tudo o que você precisa saber para conseguir uma

Descubra como conseguir um desconto na faculdade

Agora que você já sabe o que acontece se não pagar o FIES, deixe seu comentário aqui embaixo dizendo em qual curso está matriculado ou qual graduação pretende fazer!

Compartilhar
Facebook Twitter Google Linkedin