Descubra como funciona a segunda chamada do Prouni 2021

Fique por dentro da segunda chamada do processo seletivo e não perca a chance de garantir uma bolsa de estudos com o Prouni 2021!

O Programa Universidade para Todos (Prouni) é, sem dúvida alguma, o maior programa de bolsas de estudos existente do Brasil. Para se ter uma ideia, apenas na primeira seleção de 2021, o programa ofertará cerca de 162.022 bolsas de estudos parciais e integrais em universidades privadas.

O que muitos alunos não sabem é que o programa oferece não apenas uma, mas diversas chamadas a cada seleção. Mas é preciso estar atento, do contrário você pode perder a segunda chamada e com ela a oportunidade de iniciar seus estudos.

Veja a seguir como funciona a segunda chamada do Prouni 2021 e não perca a chance de ingressar no Ensino Superior ainda este semestre.

Como funciona a segunda chamada do Prouni 2021?

Assim que o Prouni abre inscrições, estudantes de todo Brasil acessam a plataforma com as notas obtidas no Enem para disputar uma bolsa de estudos parcial ou integral em universidades particulares.

Durante o período de inscrições, que tende a durar quatro dias, os candidatos devem escolher até duas opções de curso e universidade, e monitorar diariamente as notas de corte e sua colocação estimada em relação ao número de vagas.

Este monitoramento diário é de extrema importância, pois o sistema permite que o inscrito escolha outros cursos e instituições caso perceba que a nota que possui não será suficiente para passar.

Os alunos que forem classificados na primeira chamada, deverão se apresentar na faculdade escolhida com a documentação requerida. Já os que não passaram, podem permanecer na plataforma para tentar a segunda chamada.

As vagas da segunda chamada não são novas, e sim aquelas que sobraram devido a desistências. Como é intuito do Ministério da Educação (MEC) que todas as vagas sejam ocupadas, assim que as desistências são confirmadas o Prouni realiza uma nova convocação.

Pode parecer que não, mas o número de classificados que não comparecem para reclamar a vaga costuma ser alto. Isso se deve ao curto prazo para reunir e apresentar a documentação, o que beneficia e muito os participantes que aguardam a segunda chamada.

Para não perder a chance, tente adiantar ao máximo a sua documentação antes mesmo da divulgação da classificação. Veja a seguir a documentação que o programa exige:

  • Carteira de Identidade (RG) ou Carteira Nacional de Habilitação;
  • Comprovantes de residência;
  • Comprovantes de rendimentos de todos os integrantes do grupo familiar que tenham algum tipo de renda, sejam eles autônomos ou assalariados;
  • Comprovante de pagamento de pensão alimentícia e Comprovante de separação, divórcio ou óbito dos pais, em caso de pais separados cuja renda de um dos dois não conste da declaração do grupo familiar;
  • Certificado de conclusão do Ensino Médio e documento que comprove que o aluno estudou em escola pública ou em escola particular como bolsista integral durante o ensino médio. 

Fique por dentro do cronograma do Prouni 2021

Devido às alterações no calendário do Enem 2020, o cronograma do ProUni também sofreu algumas alterações. Dentre elas a novidade de que em 2021 serão feitas três seleções ao longo do ano.

Como o resultado do Enem 2020 será liberado apenas no dia 29 de março, o Prouni – em respeito ao início do ano letivo das universidades particulares -, abrirá sua primeira seleção ainda em janeiro, aceitando as notas do Enem 2019. Veja as datas a seguir:

1º chamada Prouni 2021.1

  • Inscrições no ProUni: 12 a 15 de janeiro
  • Resultado da 1ª chamada: 19 de janeiro
  • Apresentação da documentação: 19 a 27 de janeiro

2º chamada Prouni 2021.1

  • Resultado da 2ª chamada: 01 de fevereiro
  • Apresentação da documentação: 01 a 09 de fevereiro

Lista de espera Prouni 2021.1

  • Inscrições na lista de espera: 18 e 19 de fevereiro
  • Resultado da lista de espera: 22 de fevereiro
  • Apresentação da documentação: 22 a 25 de fevereiro

Como falamos anteriormente, este ano o Prouni realizará mais duas seleções. Segundo o Ministério da Educação, a seleção 2021.2 acontecerá ainda no primeiro semestre, logo após a divulgação do resultado do Enem 2020 e a seleção 2021.3, como de costume, ocorrerá no segundo semestre. Confira as datas:

  • Inscrições no Prouni 2021.2: 06 a 09 de abril de 2021 (data prevista)
  •  Inscrições no Prouni 2021.3: sem data definida

Então, além de ficar de olho para não perder a segunda chamada do Prouni 2021.1 é importante estar atento ao site do processo seletivo e aos comunicados do Ministério da Educação para não perder a data de abertura das próximas seleções.

Quais os critérios para participar das chamadas do Prouni 2021?

Pode participar do processo seletivo do Prouni 2021 o candidato que obteve ao menos 450 pontos na média geral das provas afirmativas, além de nota superior a zero na redação do Enem.

Além disso, o participante precisa ter renda familiar bruta por pessoa de até 1,5 salário mínimo para bolsas integrais, e de até 3 salários mínimos por pessoa para bolsas parciais, e se enquadrar em um dos nos critérios a seguir:

  • Ter cursado o ensino médio em escolas da rede pública de ensino ou em escolas particulares com bolsa de estudos integral;
  • Ser docente da rede pública de ensino e deseja concorrer a vagas em cursos de licenciatura, normal superior e pedagogia;
  • Ser portador de deficiência.

Quais faculdades oferecem bolsas no Prouni 2021?

Anualmente, instituições particulares de todo Brasil oferecem vagas para o ensino presencial e a distância através do processo seletivo.

Seja na primeira ou na segunda chamada do Prouni 2021, o mais importante é escolher uma instituição de primeira linha, com qualidade certificada pelo MEC. Desta forma você garante que seus estudos valerão a pena e ao final, terá em mãos um certificado valorizado no mercado.

Quer conhecer algumas boas instituições que oferecem bolsas integrais e parciais pelo Prouni 2021? Dê uma olhada na lista abaixo e faça sua escolha:

Ah! Vale falar que todas as universidades apresentadas acima também oferecem as modalidades de ingresso direto e aceitam o Fies. Portanto, caso não consiga se classificar pelo Prouni, não limite suas opções. Entre em contato com uma delas e comece seus estudos em 2021.

Veja também: Faculdades que aceitam Prouni

Agora que você já sabe como funciona a segunda chamada do Prouni e as datas das próximas edições, conte pra gente se irá aproveitar a primeira seleção com a nota de 2019 ou se esperará as demais!

Compartilhar
Facebook Twitter Google Linkedin
Descubra a faculdade certa para você!