dcsimg

Descubra tudo sobre a segunda chamada do Sisu

Por dentro do Sisu: saiba todas as informações necessárias sobre o ingresso nas universidades públicas por meio de programa e como funciona a segunda chamada.

Nas últimas duas décadas houve um salto significativo no número de brasileiros com acesso às universidades públicas em todo o Brasil. A democratização da educação se deu por meio de programas do governo, como o Sistema de Seleção Unificada, o Sisu.

Mas o que é o Sisu? Trata-se do sistema informatizado do Ministério da Educação (MEC) pelo qual os estudantes participantes do Enem ingressam nas vagas oferecidas pelas instituições públicas de ensino superior.

Quer conhecer mais sobre o programa, como funciona, quando e como se inscrever, taxa de inscrição e demais informações relevantes? Continue acompanhando esta postagem!

Quem pode se inscrever no Sisu?

Pode se inscrever no Sisu 2019 quem fez o Enem 2018, não zerou a redação e não se enquadra no item 2.5 do edital do Enem 2018 (treineiros).

Algumas instituições adotam médias mínimas em alguns cursos, portanto, a nota pode ser fator determinante para se conseguir ou não vaga em determinado curso. Caso isso aconteça, o próprio sistema informa.

Quem já participou do Sisu na etapa anterior pode participar novamente, desde que tenha feito o Enem 2018. Mesmo quem já esteja matriculado em uma instituição de ensino superior, desde que não seja pública, e que tenha feito o Enem 2018 pode se inscrever novamente.

Como se inscrever no Sisu: taxa e prazo de inscrição

Para inscrever-se no Sisu, o candidato deve utilizar o mesmo número de inscrição e senha  que usou no Enem 2018. Caso não lembre, pode recuperar esses dados na página do Enem.

Não há cobrança de taxa de inscrição e o processo é todo feito via internet.

O prazo para inscrição é de 22 de janeiro de 2019 até as 23h59 (horário de Brasília) do dia 25 de janeiro de 2019. É importante frisar que durante esse período, o sistema estará funcionando direto, de forma ininterrupta.

Ao fazer a inscrição, o candidato pode escolher duas opções de curso e caso mude de ideia, pode trocar durante o período de inscrição — valerá sempre a última opção.

Há segunda chamada para o Sisu?

Não há segunda chamada Sisu, mas sim uma lista de espera.

O candidato que não foi selecionado na chamada regular, poderá ir para uma lista de espera. Para isso, deve manifestar interesse por apenas uma das duas opções iniciais.

No cronograma constará o período especificado para que o candidato manifeste seu interesse em ficar na lista. Para isso ele deve clicar, em seu boletim, em um botão correspondente à lista de espera.

Cabe às instituições de ensino convocarem os candidatos da lista de espera, por isso é interessante que estejam acompanhando o processo junto à faculdade ou universidade pela qual optaram.

E quem não for chamado na lista de espera?

O caminho para o curso superior não acaba na lista de espera do Sisu. Assim que sair o resultado desse programa, abrem as inscrições para o Programa Universidade para Todos (ProUni), que oferece bolsas integrais e parciais em universidades privadas.

É mais uma oportunidade em direção à graduação. Para concorrer a essas bolsas, o candidato deve se encaixar em alguns critérios de seleção, que envolvem a nota do Enem e a renda familiar.

Não deu pelo ProUni? Relaxe, há ainda outras opções, como o Fundo de Financiamento Estudantil (FIES), que concede crédito educativo a candidatos que se enquadram nos critérios de seleção.

Além de todas essas opções, há ainda outros tipos de bolsas de estudo, descontos e financiamentos. Entre as instituições de ensino que disponibilizam essas outras possibilidades, podemos citar:

Lembrando que o Sisu realiza dois processos seletivos durante o ano, no primeiro e segundo semestres e que dá para tentar novamente.

Mas caso prefira, as universidades indicadas acima não deixam nada a desejar quando o assunto é facilitar o seu ingresso no ensino superior. Vale a pena visitar os sites, conhecer um pouco mais sobre cada uma, ver as opções em cursos, formas de ingresso e investimento e quem sabe até se inscrever para o processo de seleção.

Leia também:

Como funciona o Sisu

Saiba qual é a nota de corte para cada curso no Sisu 2019

Agora queremos ouvir você: vai se inscrever para o Sisu 2019? Se não for selecionado, vai ficar na lista de espera? Conte tudo para a gente nos comentários!

Compartilhar
Facebook Twitter Google Linkedin