dcsimg

Conheça alguns sites de bolsas de estudo e consiga uma

Muitas pessoas sonham em fazer uma graduação, mas enfrentam alguns obstáculos financeiros que impedem seu ingresso.

A boa notícia é que há vários sites conveniados a instituições particulares que oferecem bolsas de estudo para quem está sem condições de bancar com as mensalidades!

Como sabemos, obter um diploma de nível superior aumenta as chances de conseguir um bom emprego. Além disso, pessoas graduadas sofrem menos com o desemprego em épocas de crise.

Assim, uma bolsa de estudo pode ser a opção ideal para quem precisa de um incentivo para conquistar uma carreira de sucesso.

Neste artigo, você vai conhecer alguns sites especializados em oferecer bolsas de estudo para cursar uma graduação numa instituição reconhecida pelo MEC. Confira!

O que é uma bolsa de estudo

Caso ainda haja alguma dúvida sobre o que é e como funciona uma bolsa de estudo, vamos esclarecer: trata-se de um auxílio que é concedido ao aluno para que ele possa cursar a graduação pagando pouco ou nada.

O benefício costuma ser oferecido através das seguintes formas:

  • Bolsas integrais: cobrem 100% dos custos da mensalidade.
  • Bolsas parciais: oferecem descontos de até 80% do valor da mensalidade, enquanto o aluno arca com o restante.
  • Bolsas auxílio: oferecem ao estudante um pequeno valor em dinheiro para que ele possa custear parte de seus gastos durante os estudos.

Cada programa possui seu próprio critério para a concessão de bolsas. Alguns exigem determinado desempenho no Enem, no vestibular ou durante o curso. Outros são voltados exclusivamente a alunos de baixa renda.

Nos sites que você vai conhecer a seguir o processo é bem mais fácil: basta fazer a inscrição, pagar a taxa de pré-matrícula e obter o benefício!

Sites de bolsas de estudo: conheça os principais

Saiba quais são os sites que oferecem bolsas de estudo e veja o que é preciso para conseguir a sua!

Neora

O Neora é um programa cujas faculdades conveniadas oferecem bolsas de estudos nas turmas que não preencheram todas as vagas. Essas vagas ficam disponíveis após os processos seletivos tradicionais feitos pelas instituições.

O processo é todo muito simples: o interessado deve acessar o site e fazer uma busca pelo curso ou universidade desejada. Basta escolher a melhor opção e pagar a taxa referente à pré-matrícula.

Em seguida, é só seguir as instruções do site para efetivar a matrícula e garantir a bolsa, válida durante todo o curso. Não há a necessidade de comprovar renda.

Quero Bolsa

Reunindo mais de 700 instituições no Brasil, o Quero Bolsa é um site que oferece até 75% de desconto nas mensalidades de faculdades particulares.

O procedimento é todo feito pela internet e ocorre de maneira prática: basta entrar no site e realizar uma busca informando o curso desejado, a instituição e a modalidade de ensino escolhida (presencial ou a distância).

O sistema irá apresentar uma lista com todas as opções disponíveis, informando o valor da mensalidade e o desconto que será oferecido até o final do curso.

Ao escolher a opção desejada, basta pagar a taxa de pré-matrícula e imprimir o comprovante, que deverá ser apresentado na universidade.

Portal Bolsas de Estudo

O Portal Bolsas de Estudo é um site que oferece bolsas de estudo em universidades parceiras, que podem chegar a 80% de desconto.

Assim como o Quero Bolsa, o procedimento é todo feito pela internet. Basta entrar no site, buscar o curso e a instituição desejada e preencher o cadastro.

Em seguida, é necessário realizar o pagamento da taxa de pré-matrícula. Depois, basta levar o voucher de desconto impresso na faculdade e confirmar a matrícula.

Educa Mais Brasil

O Educa Mais Brasil é um site que oferece bolsas de estudo para cursos em diversos níveis: graduação, pós-graduação, técnicos, preparatórios e outros, reunindo mais de 15 mil instituições de ensino.

As bolsas oferecidas pelo Educa Mais Brasil podem chegar a 70% do valor do curso. Ao entrar no site, basta realizar uma busca pelo curso, universidade ou cidade de interesse.

O sistema irá informar as vagas disponíveis, a modalidade (presencial ou a distância), o valor da mensalidade e o percentual de desconto.

Após escolher a opção desejada, é necessário pagar o valor da primeira mensalidade. Em seguida, o aluno deverá levar o comprovante de pagamento na faculdade para efetivar sua matrícula.

É importante ressaltar que, caso o interessado por algum motivo desista da vaga, o Educa Mais Brasil devolve o dinheiro pago.

Bolsas de estudo oferecidas pelas faculdades

Além dos sites que concedem bolsas de estudos para cursos de graduação em diversas instituições, algumas faculdades particulares também contam com programas próprios que oferecem o benefício segundo seus critérios.

Há bolsas de diversos tipos: para funcionários de empresas conveniadas, para candidatos que apresentam um bom desempenho no processo seletivo e bolsas para alunos de baixa renda são algumas das opções disponíveis.

Um exemplo é a faculdade Cruzeiro do Sul Virtual, que oferece bolsas estudantis proporcionais à pontuação obtida no Enem (para alunos que alcançaram acima de 450 pontos), além de descontos como:

  • Desconto para funcionários de empresas conveniadas.
  • Desconto para mensalidades pagas em dia ou antes do vencimento.
  • Desconto para alunos que estão na segunda graduação.
  • Desconto para alunos transferidos de outras faculdades.

Já no Centro Educacional Anhanguera  são oferecidos diferentes tipos de bolsas, destinadas a determinados perfis de alunos. Entre elas, listamos:

  • Bolsa Melhores Colocados.
  • Bolsas para alunos com deficiência.
  • Bolsas destinadas a paratletas da Educafro.
  • Bolsas do ProUni.
  • Bolsas de convênios entre empresas e a Anhanguera.
  • Bolsa Enem, que oferece descontos de acordo com a pontuação obtida no exame.

Para saber mais sobre as opções e os critérios das bolsas, consulte o site da faculdade em que você deseja estudar ou se informe com a secretaria da instituição.

Faculdades que oferecem bolsa de estudo

Existem diversas instituições privadas que oferecem bolsas de estudo. Por isso, é importante se manter atento a alguns critérios antes de se matricular em uma delas.

O mais importante é verificar se a faculdade desejada é reconhecida pelo Ministério da Educação (MEC), pois isso irá garantir que seu diploma seja válido no mercado.

Confira algumas faculdades particulares reconhecidas pelo MEC que têm seus próprios programas de bolsas de estudo:

Veja também:

Conheça as principais bolsas de estudos disponíveis no Brasil

7 dicas rápidas para ganhar bolsa de estudo para a graduação

Este artigo foi útil para você? Conte para a gente nos comentários sobre a graduação que você pretende cursar e em qual faculdade gostaria de estudar!

Compartilhar
Facebook Twitter Google Linkedin