Descubra quanto tempo de prova terá o Enem 2020

Saiba quanto tempo dura a prova do Enem 2020 e veja dicas de como administrar bem as horas para completar a prova!

Engana-se quem pensa que a parte mais difícil do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) é estudar incansavelmente durante os meses que antecedem a prova. Controlar as emoções a fim de gerir bem o tempo durante o exame, sem dúvida alguma, é o maior desafio dos candidatos.

A prova, composta por 180 questões objetivas ? além da redação ? e dividida em 2 dias, visa testar não só os conhecimentos, mas a resistência e a capacidade de organização dos candidatos ao lidar com uma quantidade limitada de horas.

Veja a seguir, no Guia da Carreira, quanto tempo de prova terá o Enem 2020 e confira algumas dicas de como se organizar para completar a prova com sucesso.

Quanto tempo de prova terá o Enem 2020?

Nesta edição, o exame será aplicado nas modalidades impressa e digital. Apesar da mudança, o tempo de prova do Enem 2020 permanece o mesmo: dez horas e meia (10h30) de prova, somando os dois dias.

As provas ocorrerão em quatro domingos consecutivos. Os dois primeiros (17 e 24 de janeiro) para os optantes pelo Enem Impresso e os seguintes (31 de janeiro e 7 de fevereiro) para os optantes do Enem Digital. Confira abaixo a distribuição de horas do exame:

Quanto tempo de prova tem o primeiro dia do Enem 2020?

No primeiro dia, o exame será aplicado das 13h30 às 19h. Isto significa que os estudantes terão cinco horas e meia para resolver:

  • 45 questões de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias: Português, Literatura, Língua Estrangeira (inglês ou espanhol, escolhido previamente), Artes, Comunicação, etc;
  • 45 questões de Ciências Humanas e suas Tecnologias: Geografia, Filosofia, História e Sociologia;
  • Uma proposta de Redação: texto dissertativo-argumentativo de até 30 linhas com base no tema proposto pela banca.

Neste período cabe ao aluno resolver as 90 questões, elaborar a redação, passar o texto a limpo e preencher o cartão-resposta com atenção.

Qual a duração do segundo dia do Enem 2020?

Já no segundo dia, o aluno terá das 13h30 às 18h30 para concluir o exame. São cinco horas reservadas para solucionar:

  • 45 questões de Ciências da Natureza e suas Tecnologias: Química, Biologia e Física;
  • 45 questões de Matemática e suas Tecnologias: geometria, álgebra, etc.

Em ambas as modalidades, só será possível entregar a prova e ir embora depois das 15h30. Isto significa que o tempo mínimo de permanência na sala do exame é de duas horas. Vale ressaltar que sair da sala antes do tempo mínimo requerido, resultará na desclassificação do candidato.

Atenção! Cuidado para não perder a hora

De nada adianta se preparar por tanto tempo e não conseguir entrar na prova, não é mesmo? Anualmente inúmeros estudantes perdem a chance de chegar ao Ensino Superior por conta do atraso, portanto fique atento ao trajeto até o local de prova e saia de casa com antecedência. Além disso, observe os horários de abertura e fechamento dos portões: 

  • 12h: Abertura dos portões
  • 13h: Fechamento dos portões

Apesar da possibilidade de reaplicação do Enem 2020 nos dias 24 e 25 de fevereiro de 2021, de acordo com o edital o recurso não poderá ser utilizado em caso de atraso.

A reaplicação da prova está reservada aos estudantes impossibilitados de comparecer ao local da prova devido a problemas logísticos ou por motivo de doenças, como Covid-19.

Dicas para gerenciar bem o tempo de prova no Enem 2020

Resolver 90 questões em cerca de 5 horas não é tarefa fácil. Por isso, separamos algumas dicas para ajuda a reduzir o cansaço e o estresse ao longo da prova, além de otimizar o tempo. Veja:

  • No primeiro dia, leia a proposta de redação antes de iniciar a prova. Assim você pode pensar em argumentos enquanto realiza as questões objetivas.
  • No segundo dia, tente alternar questões teóricas e cálculos. Vendo questões de universos diferentes, a probabilidade de ficar cansado de um mesmo tema diminui;
  • Comece sempre pela disciplina que tem mais afinidade. Resolver questões fáceis primeiro evita o cansaço e te mantém motivado para ir até o fim;
  • Não perca muito tempo tentando entender questões complicadas. Se perceber que está se prendendo a uma única questão aparentemente sem solução, passe para a próxima;
  • Leia os enunciados com atenção, para não cair em pegadinhas;
  • Preencha o cartão-resposta apenas no fim da prova. Assim você se concentra em apenas uma tarefa e não corre o risco de marcar uma questão errada;
  • Tire tempo para passar a redação a limpo e capriche na caligrafia. Além da fuga de tema, um texto ilegível pode zerar a prova.

O que é preciso levar para o Enem 2020?

Além do atraso, outro tópico pode fazer com que o candidato perca tempo: esquecer os itens necessários para a realização da prova. Portanto, procure deixá-los separados desde o dia anterior, a fim de não se atrasar. São eles:

  • Documentação: para a realização do Enem o participante deve levar identificação original, oficial e com foto;
  • Caneta esferográfica: de acordo com o edital, o estudante só poderá realizar a prova se estiver utilizando caneta fabricada em material transparente e tinta cor preta;
  • Cartão de confirmação de inscrição;

O candidato pode, ainda, levar água e um lanche para se alimentar durante a realização da prova. No entanto, todas as embalagens serão revistadas no local de prova. Em 2020, por causa da Covid-19, também será obrigatório o uso de máscara de proteção facial durante toda aplicação da prova.

Vale lembrar que itens como os descritos abaixo, e demais objetos não essenciais para a realização das provas, podem resultar na desclassificação do aluno:

  • Celulares
  • Calculadoras
  • Óculos escuros
  • Bonés, gorros e chapéus
  • Livros e cadernos
  • Lapiseiras e lápis
  • Fones de ouvido
  • Relógios
  • Chaves

Caso seja necessário levar algum desses objetos, deposite-o no envelope lacrado antes do início da prova.

O que fazer com o resultado do Enem 2020?

Com o resultado do Enem 2020 em mãos, perder tempo procurando universidade não é uma opção. Além de processos seletivos como o Prouni, o Sisu e o Fies, você pode solicitar o ingresso direto em faculdades particulares mediante apresentação da nota do Enem, sabia?

Para facilitar sua busca, separamos algumas faculdades bem reconhecidas pelo MEC que oferecem ótimas condições de ingresso com a nota do Enem. Veja a lista abaixo:

Veja também: Veja quando sai a nota do Enem 2020

E então, suas dúvidas quanto ao tempo de prova do Enem foram sanadas? Se sim, compartilhe aqui nos comentários quais são as suas dicas para uma boa gestão de tempo na prova do Enem 2020?

Compartilhar
Facebook Twitter Google Linkedin
Descubra a faculdade certa para você!