Fale com a gente

Como funciona
  1. Busque o curso

    Busque, compare e escolha o curso que vai mudar sua vida.


  2. Garanta sua vaga

    Pague a adesão para garantir sua vaga.


  3. Na direção do seu sucesso

    Faça o processo seletivo e depois se matrIcule na faculdade.


Educação

Conheça os 3 tipos de contrato do FIES

8 de setembro de 2017
Conheça os 3 tipos de contrato do FIES
Imagem do autor
Escrito porGuia da Carreira

Faz pouco tempo que o Fundo de Financiamento Estudantil, o FIES, passou por mais uma grande reformulação.

 

E se você está estranhando os ?3 tipos de contrato do FIES? no título deste artigo, a gente explica: é que agora o programa conta com três categorias diferentes de financiamento. Elas foram criadas para fazer com que o benefício chegue às pessoas e regiões que mais precisam.

 

O FIES, você sabe, financia cursos superiores a juros baixos e oferece um prazo longo para o pagamento da dívida.

 

A pergunta que você deve estar se fazendo agora é: essa mudança é positiva para mim? Será que vou poder participar do FIES? Que tipo de contrato vou ter que pedir?

 

Para responder a essas questões, fomos conhecer os três tipos de contrato do FIES, descobrimos quem pode participar e encontramos boas faculdades que participam do programa!

 

Confira tudo a seguir!

 

 

Os três tipos de contrato do FIES

No segundo semestre de 2017 o Ministério da Educação (MEC) resolveu promover algumas mudanças no FIES.

 

Agora o programa oferece três tipos de contrato ? cada um destinado a um público-alvo diferente.

 

Conheça os detalhes:

 

FIES 1: Nesse modelo, os contratos serão concedidos aos participantes que comprovem renda familiar bruta mensal de até três salários mínimos por pessoa. A grande vantagem aqui é a taxa de juros, que será de 0% ao ano. Isso mesmo: juro zero! A ideia é facilitar a obtenção do financiamento aos participantes que mais precisam. O MEC determinou que cerca de um terço de todos os financiamentos oferecidos por ano serão destinados a esse perfil.

 

FIES 2 : O segundo tipo de contrato do FIES também é uma novidade. Com ele, vai ser possível financiar o curso com juros mais baixos do que os que eram cobrados até 2017. Agora, em vez de 6,5%, quem conseguir o financiamento nesse modelo vai pagar menos da metade: 3% ao ano. Um detalhe importante é que esse tipo de financiamento está disponível apenas para candidatos que moram nas regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste do país. O motivo disso é que esses locais ainda carecem de profissionais de nível superior. Para participar é preciso comprovar renda familiar bruta mensal de até cinco salários mínimos por pessoa.

 

FIES 3: Os contratos do FIES 3 serão destinados a candidatos de todo o país que apresentem renda familiar bruta mensal de até cinco salários mínimos por pessoa. Os juros cobrados serão de cerca de 6,5% ao ano ? tal qual acontecia até o segundo semestre de 2017.

 

 

Veja a seguir tudo o que mudou no FIES.

 

 

Entenda o que mudou nos contratos do FIES

A mudança mais significativa no novo FIES foi mesmo o limite de renda para participar.

 

Antes, era preciso apresentar renda familiar bruta mensal de até três salários mínimos por pessoa. Agora o MEC ampliou a participação no programa e, com isso, a renda máxima permitida também subiu.

 

Esse lance de renda familiar bruta mensal é um tanto confuso para os marinheiros de primeira viagem. Para entender, imagine a situação: digamos que você queira tentar o FIES e na mesma casa que você moram seu pai, sua mãe e seu irmão mais velho.

 

A renda bruta mensal de cada um, incluindo a sua, deve ser somada e dividida pelo número de integrantes do grupo familiar (no caso, são quatro). O resultado não pode ultrapassar o valor correspondente a cinco salários mínimos.

 

 

No mais, o FIES está com as seguintes novidades:

  • O programa deixa de ter limite no valor da mensalidade, que antes era de até R$ 5 mil. Pode parecer muito, mas para os interessados em financiar cursos altamente custosos, como Medicina, essa regra era um problema.
  • O sistema de pagamento das mensalidades também está diferente. Se antes o candidato começava a pagar a dívida do financiamento um ano e meio depois da formatura, agora ele vai começar a quitar as parcelas assim que se formar e conseguir emprego. O valor cobrado não será superior a 10% do seu salário.

 

Como é o processo para obter um contrato do FIES

Foi-se o tempo em que bastava preencher um formulário e apresentar alguns documentos para conseguir o FIES. Agora o financiamento passou a ser concedido mediante um concorrido processo seletivo, que usa a nota do Enem como critério principal.

 

Para participar, o candidato precisa:

  • Ter feito qualquer edição do Enem a partir de 2010, com desempenho de pelo menos 450 pontos na média das provas e nota acima de zero na redação.
  • Ter renda familiar bruta mensal de até cinco salários mínimos por pessoa, como já citamos acima.

 

As inscrições para o processo seletivo ocorrem duas vezes por ano e o programa oferece, em média, 300 mil vagas de financiamento anualmente.

 

No primeiro semestre é distribuída a maior quantidade de contratos. A seleção abre entre o final de janeiro e o início de fevereiro, normalmente. A edição do segundo semestre acontece entre o final de julho e o começo de agosto.

 

Independentemente da que você escolher, será preciso seguir o mesmo procedimento.

 

Na data apontada pelo MEC, o candidato poderá acessar o site do FIES Seleção, informar o CPF, criar uma senha e preencher alguns dados pessoais.

 

Entre as opções disponíveis, é preciso escolher a instituição onde quer estudar e o curso que quer fazer.

 

O maior trunfo do candidato aqui é a nota do Enem. Quanto mais alta, maiores as chances de se dar bem. Cada curso tem uma nota de corte que pode ir mudando conforme novos inscritos vão entrando. É preciso ficar de olho nessa nota de corte parcial para não perder a vaga. Se ela se tornar mais alta do que a sua nota no exame, será preciso procurar outra opção.

 

Depois que o candidato é aprovado na seleção do FIES ele terá que enfrentar uma pequena maratona burocrática até a assinatura definitiva do contrato. Veja a seguir como isso é feito.

 

 

As etapas para conseguir um contrato do FIES

Passar no disputado processo seletivo é apenas o primeiro passo para conseguir contratar o FIES. Depois disso, o candidato terá que cumprir outras três etapas até obter o tão desejado financiamento.

 

Entenda:

  1. Assim que é aprovado, o candidato ganha alguns dias para fazer um cadastro longo e detalhado em um sistema chamado SisFIES. Lá ele terá que fornecer informações pessoais, de renda, de escolaridade, etc.

 

  1. Na sequência, terá que levar toda a documentação informada no SisFIES para ser validada junto a uma comissão especial da faculdade onde solicitou financiamento. Essa é uma medida importante para evitar fraudes no sistema.

 

  1. Por fim, depois de ter toda documentação aprovada pela comissão, o candidato recebe o aval para seguir até uma agência bancária conveniada e assinar o contrato do financiamento. Aqui ele ainda terá outros desafios burocráticos, já que o FIES exige a apresentação de um fiador ou, dependendo do perfil financeiro do candidato, que ele faça adesão a um sistema de fiança coletiva ou a um fundo específico.

 

Caso todas as etapas sejam cumpridas, o financiamento passa a valer logo em seguida.

 

 

Onde usar o seu contrato do FIES

Você só pode financiar um curso pelo FIES em faculdades bem avaliadas pelo MEC. Essa regra é uma bela garantia de que o seu investimento não será em vão e que seu diploma será aceito no mercado de trabalho.

 

São inúmeras instituições particulares participantes ? tantas que às vezes a gente não dá conta de escolher direito.

 

Por isso é tão importante chegar ao processo seletivo com uma boa faculdade em mente.

 

Para ajudar você nessa escolha, a gente foi atrás de algumas instituições que, além de presença em quase todo o Brasil, ainda oferecem cursos em diferentes campos do conhecimento.

 

Anote aí:

 

 

Veja também:

Como utilizar o FIES para pagar a faculdade?

 

Está de olho num contrato do FIES? Qual curso você pensa em financiar? Conte para a gente aqui nos comentários!

Os mais lidos
Quantos pontos do Enem tem que tirar para cada curso? Confira

Quantos pontos do Enem tem que tirar para cada curso? Confira

Por Guia da Carreira em 10/01/2024
Como calcular a nota do Enem? Entenda e veja como entrar na faculdade com bolsas

Como calcular a nota do Enem? Entenda e veja como entrar na faculdade com bolsas

Por Guia da Carreira em 10/01/2024
Prouni Medicina: Veja notas de corte para passar na faculdade

Prouni Medicina: Veja notas de corte para passar na faculdade

Por Amanda Nonato em 01/03/2023
Sisu 2023/2: veja as notas de corte médias dos cursos mais procurados

Sisu 2023/2: veja as notas de corte médias dos cursos mais procurados

Por Amanda Nonato em 22/02/2023
Entenda como conseguir desconto na faculdade com a nota do Enem

Entenda como conseguir desconto na faculdade com a nota do Enem

Por Amanda Nonato em 15/02/2023

Estude nas melhores sem sair de casa

As melhores faculdades com ofertas super especiais para você começar a estudar sem sair de casa.