dcsimg

Saiba tudo sobre o vestibular da Unicamp

Pensando em fazer um vestibular na Unicamp, mas não sabe nada a respeito do processo seletivo da instituição? Então tire suas dúvidas agora!

Quando falamos em Unicamp vestibular muitos estudantes devem sentir um frio na espinha. Isso porque conseguir uma vaga na instituição é o sonho de muito vestibulandos, pois além de ser uma instituição pública, a Universidade Estadual de Campinas é a melhor escola de curso superior do país.

Isso foi o que apontou o Índice Geral de Cursos (IGC), divulgado pelo MEC em 2017. O Ministério da Educação avalia as faculdades e universidades em diversos critérios, que vão desde a infraestrutura até a qualificação do corpo docente. A nota mínima estabelecida é 3 e a máxima, 5.

A Unicamp alcançou a média de 4,37, ficando à frente de instituições importantes como UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais) e UFRGS (Universidade Federal do Rio Grande do Sul).

Se você quer estudar na Unicamp, mas não tem informações sobre o vestibular da instituição, continue a leitura que vamos tirar todas as suas dúvidas sobre o assunto!

Como funciona o vestibular da Unicamp?

A Unicamp ainda é uma das poucas instituições de ensino superior públicas que ainda utiliza o vestibular tradicional para selecionar os alunos para seus 69 cursos de graduação.

São oferecidas mais de 3.340 vagas e o vestibular da Unicamp é realizado em duas etapas. A primeira fase é composta por uma prova objetiva com 90 questões de múltipla escolha, com 4 alternativas cada.

Já a segunda fase do processo seletivo da instituição é realizado em 3 dias. Cada dia de prova conta com 4 horas de duração. Nessa etapa, o estudante responde a questões abertas e inclusive, são feitas duas redações sobre temas diferentes.

Para realizar o vestibular, o candidato fazer sua inscrição pela internet, no site da instituição e gerar o boleto para pagamento do valor da taxa. No entanto, estudantes carentes e pessoas com deficiência podem solicitar a isenção total ou redução parcial de 50% no valor da taxa de inscrição.

Onde acontecem as provas do vestibular Unicamp?

Como é um vestibular muito concorrido, que atrai estudantes de todo o país, a Unicamp aplica as provas em diversas cidades brasileiras. Além de Campinas, as provas ainda são realizadas em 29 cidades do estado de São Paulo.

São elas: Araçatuba, Bauru, Botucatu, Bragança Paulista, Campinas, Franca, Guaratinguetá, Guarulhos, Indaiatuba Jundiaí, Limeira, Marília, Mogi das Cruzes, Mogi Guaçu, Osasco, Piracicaba, Presidente Prudente, Ribeirão Preto, Santo André, Santos, São Bernardo do Campo, São Carlos, São João da Boa Vista São José do Rio Preto, São José dos Campos, São Paulo, Sorocaba Sumaré e Valinhos.

Mas não é somente no interior de São Paulo que os estudantes podem fazer o vestibular Unicamp. As provas também são realizadas em 5 capitais brasileiras: Belo Horizonte, Brasília, Fortaleza, Curitiba e Salvador (as duas últimas foram adicionadas no vestibular de 2019).

O vestibular da Unicamp é muito concorrido?

Por ser uma das instituições de curso superior mais conceituadas do país, o vestibular recebe milhares de inscritos todos os anos. No vestibular 2018, a instituição bateu recorde na quantidade de candidatos, chegando ao número de 83.779 participantes. Até então, o maior número de inscritos havia sido registrado em 2016, quando 77.768 se inscreveram para o vestibular da Unicamp.

Segundo o Comvest (Comissão Permanente para os Vestibulares da Unicamp), o aumento da quantidade de inscritos se deveu ao fato de o vestibular ter sido ampliado para mais 4 cidades.

Como para o processo seletivo de 2019, foram adicionadas Curitiba e Salvador para a realização das provas, é provável que o número de inscritos aumente consideravelmente.

Ainda segundo a Comvest, os cursos mais concorridos no vestibular Unicamp 2018 foram:

  • Medicina, com 279 candidatos por vaga
  • Arquitetura e Urbanismo, com 97,6 candidatos por vaga
  • Ciências Biológicas – Integral, com 51,76 candidatos por vaga
  • Comunicação Social-Midialogia, com 48,5 candidatos por vaga
  • Engenharia Química – Integral 34,8 candidatos por vaga
  • Odontologia, com 32 candidatos por vaga
  • História, com 31,8 candidatos por vaga
  • Engenharia Civil, com 31,7 candidatos por vaga
  • Engenharia de Produção, com 31,6 candidatos por vaga
  • Artes Cênicas, com 31,5 candidatos por vaga

Confira outras opções de boas faculdades reconhecidas pelo MEC

Já que, para quem trabalha a estuda, fica difícil conseguir uma vaga na Unicamp ou em outras faculdades públicas, mostraremos algumas opções de boas instituições privadas e baratas para você realizar seu sonho de fazer um curso superior.

Veja também

Descubra quais as 7 profissões mais bem pagas

Veja 9 profissões para quem gosta de ajudar pessoas

Você pretende fazer vestibular na Unicamp? Conte para a gente nos comentários como anda a preparação para a prova.

Compartilhar
Facebook Twitter Google Linkedin