Uniedu: veja como funciona o programa de bolsas de estudo

Você sabia que quem mora no estado de Santa Catarina tem a possibilidade de fazer faculdade de graça com auxílio do governo estadual? O Uniedu é um programa que oferece bolsas de estudo de até 100% para estudantes que estão engajados com pesquisas e/ou projetos sociais.

Quer conhecer essa oportunidade? Veja abaixo tudo o que você precisa saber sobre o Uniedu e como garantir uma bolsa de estudos integral na Uniasselvi com esse programa:

O que é o Uniedu?

O Programa de Bolsas Universitárias de Santa Catarina (Uniedu) é um programa de bolsas de estudo para estudantes da graduação e pós-graduação residentes no estado.

Como funciona o Uniedu?

Esse programa foi desenvolvido para aumentar o acesso ao Ensino Superior, permitindo que aqueles que não possuem condições financeiras possam continuar os estudos.

Por isso, são oferecidas bolsas de estudo de 25% a 100% de desconto no valor da mensalidade, de acordo com o índice de carência reportado pelo estudante durante a inscrição no processo seletivo ou um auxílio mensal para aqueles que desenvolvem pesquisas acadêmicas.

Diferentemente de outros programas do governo, o auxílio do Uniedu é renovado semestralmente, ou seja, a cada seis meses é preciso que o estudante participe novamente da seleção para a concessão da bolsa.

Quem pode concorrer às bolsas universitárias do Uniedu?

De acordo com o Guia de Orientações do Uniedu, podem concorrer às bolsas de estudos aquele que:

  • Estiver regularmente matriculado em curso de graduação em alguma instituição de Ensino Superior privada cadastrada na Secretaria de Estado da Educação (SED) de Santa Catarina;
  • Não possuir diploma de curso superior de graduação, exceto o de licenciatura curta;
  • Não recebe bolsa de estudo ou auxílio educacional de entidades públicas, salvo os financiamentos de mensalidades públicos ou privados de até 75% da mensalidade;
  • Tenha disponibilidade de, no mínimo, 20 horas semestrais para participar de programas e projetos sociais com visão educativa, definidos pela respectiva coordenação do curso em que o estudante estiver matriculado;
  • Não tenha sido reprovado em mais de uma disciplina no semestre anterior;
  • Não esteja inadimplente com a participação em programas e projetos sociais, com visão educativa, caso tenha recebido a bolsa de estudo do Uniedu nos semestres anteriores.

Além disso, em alguns casos também é obrigatório que o estudante tenha cursado o Ensino Médio na rede pública de educação ou em escolas particulares com bolsa integral.

Saiba mais: Veja como participar da seleção do Uniedu na Uniasselvi

Quais são os tipos de bolsas do Uniedu?

Atualmente, existem dois tipos de auxílio oferecidos pela SED, são eles:

  • Bolsa de estudo: nela, o estudante realiza 20 horas semestrais de atividades em programas e projetos sociais propostos pela instituição de ensino. Com isso, é possível concorrer a descontos de 25% a 100% na mensalidade do curso, que varia de acordo com a necessidade financeira do estudante.
  • Bolsa de pesquisa: diferentemente da bolsa de estudo, essa opção oferece um auxílio no valor de um salário mínimo vigente. Para ter direito ao auxílio financeiro, é preciso realizar uma pesquisa de iniciação científica com apoio de um professor orientador. Nesse caso, a aprovação da bolsa depende da avaliação do projeto de pesquisa.

Como é o processo seletivo do Uniedu?

O processo seletivo pode ser realizado somente por estudantes já matriculados em uma das faculdades cadastradas no SED de Santa Catarina. Para participar da seleção é preciso fazer o cadastro no Sistema Uniedu.

O próximo passo da seleção é consultar se a sua instituição de ensino participará da seleção daquele semestre por meio de um edital. Esse documento é divulgado pelas faculdades e universidades antes de abrir o período para cadastro.

Após isso, a seleção é realizada totalmente no Sistema Uniedu, já o resultado da seleção será divulgado pela própria faculdade, por meio da plataforma de comunicação de sua preferência. Na Uniasselvi, por exemplo, o resultado é publicado no portal de notícias da universidade e também nos murais dos campi e polos de apoio.

Como conseguir uma bolsa do Uniedu para estudar na Uniasselvi?

Agora que você já conhece o Uniedu, sabia que é possível utilizar o programa para garantir uma bolsa no Centro Universitário Leonardo Da Vinci (Uniasselvi)?

São mais de 100 cursos de graduação disponíveis, oferecidos pela instituição considerada a maior faculdade do estado de Santa Catarina e uma referência no ensino a distância.

E se você tiver dúvidas ou precisar de ajuda para se inscrever no processo seletivo do auxílio, a Uniasselvi ainda oferece um serviço de apoio para guiar o estudante durante toda a seleção do Uniedu.

Então, aproveite esta oportunidade e acesse agora mesmo a página especial do Uniedu na Uniasselvi!

Compartilhar
Facebook Twitter Google Linkedin
Descubra a faculdade certa para você!