dcsimg

Descubra se a Uninter é reconhecida pelo MEC

É fundamental que a faculdade da sua escolha seja reconhecida pelo MEC. Entenda o que isso significa e saiba como descobrir se o seu curso está na lista de reconhecidos.

A escolha de um curso superior é um momento que requer atenção e muita pesquisa. Avaliar se o currículo do curso escolhido está alinhado às suas expectativas assim como o perfil do corpo docente da instituição são passos fundamentais. Entre os aspectos fundamentais dessa escolha, portanto, deve ser verificar se a faculdade é, ou não, credenciada e bem avaliada pelo MEC.

Localizada na cidade paranaense de Curitiba, a Uninter é boa opção de faculdade para quem está em busca de um curso superior. A instituição oferece diferentes formatos e tipos de cursos, como graduações, pós-graduações e extensão, tudo isso nas modalidades presencial, semipresencial e EAD.

A variedade de cursos não para por aí: além do ensino superior, a faculdade oferece também opções de EJA – Ensino Médio e preparação para o ENEM, como o curso PRÉ-ENEM.

Para os alunos matriculados, a instituição apresenta uma série de recursos de acompanhamento e aprimoramento, como um sistema integrado de bibliotecas com e-books gratuitos, periódicos, revistas científicas, os principais sites de bibliotecas virtuais e um banco de vagas de empregos e estágios, exclusivamente para alunos da instituição.

Além disso, a faculdade conta com cerca de 500 polos de apoio pelo Brasil e também um sistema específico para oferecer o melhor atendimento e inclusão de alunos com necessidades educacionais especiais, serviço que se chama SIANEE, e inúmeras opções de bolsas e financiamentos.

Como está a Uninter nas avaliações do MEC?

Todas as instituições de ensino superior (IES), ou seja, universidades, faculdades e centros universitários, para que possam oferecer vagas e emitir diplomas válidos no mercado, devem ser credenciadas e bem avaliadas pelo Ministério da Educação (MEC).

Periodicamente, as instituições do ensino superior cadastradas pelo MEC precisam passar novamente pela avaliação. Dessa forma, o órgão consegue assegurar um padrão de qualidade nos cursos oferecidos no mercado e o estudante pode contar com uma fonte segura para nortear a sua escolha.

As instituições que têm seus cursos avaliados são inspecionadas por uma comissão do ministério e passam por uma análise que envolve diferentes aspectos, como a proposta pedagógica de cada curso, o time de professores e seus currículos, e também a estrutura de atendimento ao aluno oferecida.

No caso da Uninter, por exemplo, há mais de 100 opções de cursos possíveis e todos com notas 4 e 5 no MEC, o que é uma avaliação excelente, uma vez que as notas possíveis de uma instituição estão entre 1 e 5. Para ser aprovada, a instituição deve ter nota superior a 2.

Como verificar se a Uninter é reconhecida pelo MEC

Para saber exatamente quais informações buscar, você precisa entender como funcionam os processos de credenciamento, autorização e reconhecimento de faculdades e cursos.

Investigar se uma instituição é reconhecida pelo MEC, significa, de fato, verificar se determinado curso tem ou não reconhecimento pelo órgão. O reconhecimento, como dito anteriormente, é requisito fundamental para que a instituição possa emitir diplomas válidos para os alunos formados em seus cursos.  

Para verificar se a instituição de ensino de seu interesse é cadastrada no MEC ou se determinado curso é autorizado, basta fazer uma consulta simples na página do e-mec, o site do ministério.

Fazendo essa busca, o estudante consegue verificar a nota de seus cursos de interesse, inclusive, em cada um dos critérios avaliados.

Outras boas faculdades reconhecidas pelo MEC

Além da Uninter, que possui diferentes opções de cursos validados e bem avaliados pelo MEC, há várias outras instituições de ensino superior também credenciadas e com cursos autorizados e reconhecidos pelo MEC nas áreas de Humanas, Exatas e Biológicas.

A seguir, veja algumas delas que oferecem cursos em modalidades variadas, como  presenciais, semipresenciais e a distância, possíveis para diferentes perfis de estudantes:

A boa notícia para quem está em dúvida entre qual instituição deve escolher é que cada uma das citadas acima possui em seu site uma ferramenta que avalia a aptidão e preferência do aluno e conecta com cursos possíveis adequados ao seu perfil. Para testar, basta visitar os sites e preencher o formulário disponível nos mesmos.

Leia também:

Como e onde fazer uma faculdade em menos tempo

Conheça as 5 profissões mais valorizadas atualmente

Agora que você já conhece a Uninter e outras boas faculdades bem avaliadas pelo MEC, deixe um recado nos comentários compartilhando qual será o curso da sua escolha e o que motivou a sua decisão.

Compartilhar
Facebook Twitter Google Linkedin