Como obter vaga remanescente no Prouni do 2º semestre 2020?

Curioso para saber como obter uma vaga remanescente na segunda edição do ProUni 2020? Então leia o artigo e descubra como fazer isso!

Sendo um dos principais programas federais que garante acesso à educação de nível superior, o ProUni tem seu próprio conjunto de regras e regulamentos.

Um desses elementos que costuma deixar bastante gente confusa são as vagas remanescentes. Elas representam uma segunda chance para os estudantes interessados em conquistar sua vaga em uma faculdade particular.

No caso do ProUni, uma das perguntas mais frequentes por parte dos estudantes é como obter uma dessas vagas.

Mas antes de responder a essa dúvida, é fundamental esclarecer algumas coisas…

Como funcionam as vagas remanescentes do ProUni?

O processo seletivo para bolsas do ProUni ocorre duas vezes ao ano e é feito em duas etapas. Quando um candidato não é selecionado, ele pode entrar na lista de espera do curso de seu interesse em busca de uma vaga remanescente ― desde que tenha alcançado uma boa pontuação no Enem.

A lista de espera do ProUni funciona com o mesmo critério das duas primeiras chamadas: são selecionados aqueles que obtiveram as maiores notas. Para participar dessa etapa do processo seletivo, o candidato deve atender a determinados critérios…

Lista de espera para a sua primeira opção de curso

Para entrar na lista de espera e tentar uma vaga remanescente no curso que você escolheu como primeira opção, é necessário atender a pelo menos um dos seguintes critérios:

  • Não ter sido pré-selecionado nem na primeira nem na segunda chamada.
  • Ter sido pré-selecionado na segunda chamada, mas reprovado por não ter formado turma para aquele curso.

Lista de espera para a sua segunda opção de curso

Para entrar na lista de espera do ProUni da sua segunda opção de curso, é necessário atender a um dos seguintes critérios:

  • Não ter sido pré-selecionado nas chamadas regulares para sua primeira opção.
  • Ter sido pré-selecionado nas chamadas regulares, mas quando já não havia bolsas disponíveis para sua primeira opção de curso.
  • Ter sido pré-selecionado na primeira opção de curso, mas reprovado por não formação de turma.

Como obter uma vaga remanescente no segundo semestre?

Após as seleções regulares (primeira chamada, segunda chamada e lista de espera) para a bolsa do ProUni, nem todas as vagas são preenchidas. Isso acontece porque alguns estudantes podem ter desistido do processo ou até mesmo por não terem entregue a documentação exigida. 

É nesse momento que aumentam as chances de conseguir a tão desejada bolsa. O período de inscrição para vagas remanescentes, normalmente, é aberto por volta de uma semana após terminadas todas as etapas da seleção regular. 

No caso da edição ProUni 2020/2, o edital oficial ainda não foi divulgado, portanto, só é possível ter uma noção das prováveis datas para o segundo semestre. Veja abaixo o cronograma adotado no processo seletivo da edição de 2019:

  • Inscrição para lista de espera: 15 e 16 de julho
  • Resultado da lista de espera: 18 de julho
  • Comprovação da documentação: 19 a 22 de julho

Além disso, a seleção para as vagas remanescentes acontece de forma mais rápida e objetiva. Quem chegar primeiro tem mais chances de ser selecionado. Por isso, é muito importante que você fique sempre ligado nas divulgações das datas no site do ProUni. 

Como saber se foi selecionado na lista de espera do ProUni?

Depois de encerrado o período de inscrições, o sistema do ProUni divulga para as instituições os nomes dos interessados. 

Em seguida, as faculdades começam a convocar essas pessoas, de acordo com a sequência apontada na lista de espera do ProUni.

Ou seja, cabe ao próprio estudante acompanhar o site da instituição desejada para saber se foi ou não selecionado para uma das vagas remanescentes.

Se você não prestar atenção nessa etapa, pode acabar perdendo a sua vaga, então cuidado!

O que fazer se não conseguir ser aprovado no ProUni 2020?

Se por algum acaso você não entrar para o curso desejado, não perca as esperanças! Você ainda tem outras chances de utilizar a sua nota do Enem para conquistar uma vaga em uma excelente faculdade!

Vamos mostrar outras possibilidades de utilização da sua nota do Enem. Confira:

Sisu

Depois de receber o resultado do Enem, o estudante utiliza o Sistema de Seleção Unificada para se candidatar a vagas de universidades públicas de todo o país.

Após acessar o site oficial do programa, o candidato entra com as informações sobre o seu desempenho no Enem e escolhe os cursos e as faculdades em que tem interesse.

Ao final do período de inscrição, ele é informado sobre o resultado, sabendo se conseguiu conquistar a vaga desejada ou não.

Ingresso direto

Outra forma de entrar na faculdade com a sua nota do Enem é por meio do ingresso direto.

Algumas faculdades disponibilizam a opção para o estudante utilizar o resultado do Enem como um substituto do vestibular tradicional. Então você só precisa escolher o curso desejado e colocar a sua nota!

Pagar menos utilizando a sua nota do Enem

Agora que você viu como funciona a lista de espera do ProUni 2020 e conheceu algumas opções de como usar sua nota do Enem, listamos ótimas sugestões de faculdades onde você pode se matricular e ainda pagar bem pouco para estudar!

Esta lista contém algumas faculdades que, além de populares, contam com ótima avaliação por parte do Ministério da Educação e também com várias facilidades financeiras, como poder usar sua nota do Enem para conquistar uma bolsa de estudos integral ou até 70% de desconto no valor da mensalidade. Confira:

Chegou a hora de utilizar a sua nota do Enem e conquistar uma vaga num curso de nível superior!

Veja também:

Vale a pena fazer licenciatura?

Quanto ganha um professor universitário?

Você ainda tem alguma dúvida sobre como obter uma vaga remanescente do ProUni 2020? Compartilhe conosco nos comentários!

Compartilhar
Facebook Twitter Google Linkedin