Veja o que fazer com a nota do Enem 2021

No Brasil, o acesso ao ensino superior é feito por meio do vestibular. Atualmente, diversas instituições de ensino superior públicas e privadas adotam o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) como prova de ingresso. Desse modo, a prova é vista por grande parte dos estudantes como uma oportunidade de acesso ao ensino superior. Por isso, essa é uma prova na qual os alunos se dedicam ao máximo e, muitas vezes, ficam até ansiosos pelo resultado. Veja o que fazer com a nota do Enem e como conseguir uma bolsa de estudo.

Se você já se perguntou “o que fazer com a nota do Enem?”, saiba que essa é uma dúvida frequente entre os  candidatos logo quando o resultado do exame é divulgado. Para te ajudar nisso, reunimos algumas possibilidades de como aproveitar a nota do Enem.

+ Quando começam as inscrições do Sisu 2022?
+ Consulte o Gabarito Oficial e as provas do Enem 2021

Veja o que fazer com a nota do Enem 2021

Existem diversas opções sobre o que fazer com a nota do Enem. Confira, abaixo, quatro opções de como aproveitar a nota do Enem:

Como utilizar a nota do Enem no Sisu

o que fazer com a nota do enem 2021Sisu é um programa do Governo Federal que permite aos estudantes que ingressem em uma universidades públicas. Nesse programa, quanto maior for a pontuação no exame, maiores são as chances do candidato conseguir uma vaga em uma universidade federal.

Os cursos mais disputados, como os de Medicina e Direito, geralmente exigem notas mais altas, acima de 790 pontos ou até mais. Além disso, algumas instituições de ensino exigem que o candidato alcance um desempenho mínimo na média geral do Enem e/ou em áreas do conhecimento específicas. Essa é considerada a nota mínima do Sisu. O programa não exige requisitos de renda, diferentemente do Prouni e do Fies.

+ Diferença entre nota de corte e nota mínima do Sisu

Como utilizar a nota do Enem no Prouni

O Programa Universidade para Todos (Prouni) é um programa que oferece bolsas de estudo em universidades privadas para estudantes de baixa renda. Para poder participa, o candidato precisa ter realizado o Enem no ano imediatamente anterior e tenha nota igual ou superior a 450 pontos nas provas objetivas e uma nota maior do que zero na redação. Outra característica é que, no Prouni, o candidato disputam a mesma vaga com outros estudantes que fizeram o Enem.

Como utilizar a nota do Enem no Fies

o que fazer com a nota do enem 2021O governo federal possui um programa próprio de financiamento estudantil, o Fies. Segundo as regras, para ter direito ao financiamento, é preciso passar por um processo seletivo que exige tanto uma nota mínima no Enem, de 450 pontos na média geral, e nota igual ou superior a 400 pontos na redação.

Vestibulares de faculdades

Além dos programa dos governo federal, algumas instituições de ensino privado também utilizam a nota do Enem como modo de ingresso dos candidatos. Nesses casos, é exigida que o aluno obtenha uma nota mínima no exame que, se alcançada, permite ao estudante se matricular na universidade sem a necessidade de realizar o vestibular da instituição.

+ Qual curso eu posso fazer com a minha nota do Enem?

Qual é a nota mínima do Enem?

Realizar o Enem não é o suficiente para poder participar dos programa que utilizam a nota do exame como modo de ingresso ao ensino superior ou para a concessão de bolsas de estudo. Isso porque é exigida uma nota mínima dos candidatos. Segundo os editais, a nota é de  de 450 pontos na média geral das provas e superior a zero na redação nos casos do Prouni; no caso do Fies, 450 pontos na média geral das provas e  nota da redação igual ou superior a 400 pontos.

Nota do Enem: entenda a TRI

o que fazer com a nota do enem 2021A nota do Enem não é estimada a partir da média simples do número de acertos, como acontece com outros vestibulares. Isso porque a prova utiliza a Teoria de Resposta ao Item (TRI), que leva em conta não só o número de acertos, mas também o padrão de respostas do participante da prova.

Desse modo, se duas pessoas apresentam o mesmo número de acertos, podem receber diferentes valores de proficiência e notas no Enem. A maior proficiência será do candidato que tiver respostas aos itens de forma mais coerente.

Nota do Enem: entenda como funciona a TRI

Como usar a nota do Enem para estudar em Portugal?

Se você tem o sonho de estudar fora do país, saiba que a nota do Enem pode ter ajudar a realizar essa conquista. Isso porque a nota do Enem é aceita por diversas universidades portuguesas como modo de ingresso.  Nesses casos, cada curso apresenta um peso diferente para as áreas do conhecimento exigidas na prova. Por isso, é importante ficar atento.

+ Como usar a nota do Enem para estudar em Portugal

Saiba como usar a nota do Enem para curso EaD

o que fazer com a nota do enem 2021Agora, se o seu sonho for realizar uma faculdade a distância, saiba que a nota do Enem também pode te ajudar a realizar esse sonho! Isso porque diversas instituições de ensino superior utilizam a nota do exame como modo de ingresso dos alunos. A nota do Enem é aceita por faculdades presenciais, semipresenciais e a distância. Veja como usar a nota do Enem para fazer um curso EaD.

É possível fazer uma pós-graduação com a nota do Enem?

Diretamente, não. Isso porque as instituições de ensino superior utilizam a nota do Enem como modo de ingresso para os cursos de graduação, assim como os programa do governo federal, o Sisu, o Prouni e o Fies. Ainda assim, é correto afirmar que a prova do Enem irá levá-lo à pós-graduação. Já que o acesso à graduação é fundamental para poder cursar uma pós-graduação.

+ Posso cursar uma pós-graduação com a nota do Enem?

Onde estudar com a nota do Enem 2021

O Enem é o principal vestibular do país. Com a sua nota, você pode ingressar em universidade públicas e privadas por meio dos programas do governo ou por ingresso direto em diversas instituições de ensino.

Separamos uma lista de algumas universidades que aceitam a nota do Enem e que oferecem condições especiais para você cursar uma graduação:

+ Confira 4 dicas de como conseguir uma bolsa de estudo

Compartilhar
Facebook Twitter Google Linkedin