Saiba o que são as soft skills e como desenvolvê-las

soft skillsSerá que a frase “quem se define, se limita” é válida o tempo todo? Hoje em dia, saber quem é você, conhecer seus pontos fracos e fortes é um fator essencial para se desenvolver profissionalmente.

Algumas habilidades pessoais não são mensuráveis, mas é possível entender formas de se aprofundar nelas e construir, aos poucos, uma nova forma de se comportar e agir no cotidiano.

Encontre bolsas de estudo de até 80%

O que acabamos de falar é parte do aprendizado sobre o que é uma soft skill, um termo em inglês cada vez mais utilizado entre os profissionais de recrutamento e recursos humanos. Quer ficar totalmente por dentro do assunto? Confira os tópicos a seguir!

O que são as soft skills?

Em primeiro lugar: o termo em inglês “soft skill” não pode ser traduzido ao pé da letra, pois vai ficar um pouco sem sentido – algo como “habilidade macia”. Por não existir uma tradução direta 100% popularizada, o termo ainda é utilizado em inglês, mas pode ser substituído por “competências” ou “habilidades interpessoais”.

Ou seja, basicamente, as soft skills são o conjunto das suas habilidades pessoais e emocionais, subjetivas, que se apresentam no seu cotidiano no mundo corporativo e no relacionamento com outras pessoas.

Confira agora: Tudo o que você precisa saber sobre Business Intelligence

Quais são os exemplos de soft skills?

Separamos algumas das soft skills mencionadas pelo especialista Andrei Kurtuy, do site dinarmaquês Novorésumé, e outras citadas por outros autores. Ao lado dela, algumas características que acompanham essas habilidades.

  • Comunicação (verbal e escrita)
  • Adaptabilidade (calma, motivação, otimismo, análise das situações)
  • Resolução de problemas (observação, boas ideias, lógica, tomada de decisões)
  • Trabalho em equipe (colaboração, coordenação, troca de ideias)
  • Ética (responsabilidade, disciplina, profissionalismo)
  • Criatividade (imaginação, desenvolvimento, aplicabilidade, inovação)
  • Atenção aos detalhes (introspecção, acuidade, perspicácia)
  • Mentalidade de crescimento (melhoria de processos para melhores resultados)
  • Liderança (generosidade, mentoria, inteligência cultural e emocional, autenticidade)
  • Lidar bem com o tempo ou prazos (planejamento e organização)

Não existe um guia definitivo de quais são todas as soft skills existentes, afinal, elas são características subjetivas de cada pessoa e podem ser necessárias em ambientes diferentes.

Por que soft skills são importantes e como desenvolvê-las?

As soft skills se apresentam no nosso cotidiano de trabalho. Elas determinam nosso comportamento diante dos desafios diários, metas a serem cumpridas e relacionamentos com nossos colegas e chefes.

EMBED: Como as Soft Skills estão cada vez mais presentes no mercado de trabalho? – Conexão Futura

Aprimorar a forma como nos comunicamos com as pessoas, por exemplo, melhora e muito nossa imagem. Faça um exercício de reflexão e observe a forma que você trata e fala com as outras pessoas diariamente. Será que é possível chegar mais longe mudando algo simples? Será que o jeito como você se porta contribui para o desenvolvimento da equipe?

Como você reage nos momentos que uma dificuldade se impõe? Suas capacidades de negociação e comunicação estão permitindo que você alcance os resultados que você espera?

É por isso que esta jornada de autoconhecimento e desenvolvimento das suas habilidades pessoais é tão importante. Na maioria das vezes não estamos ouvindo e observando a nós mesmos e ficamos sem compreender porque as coisas não vão para a frente. Reconhecer onde podemos melhorar e aprimorar ainda mais o que já temos de bom é o segredo para se tornar uma pessoa e um profissional nota 10.

Devo colocar minhas soft skills no currículo?

Um currículo bem formatado é aquele que não possui exageros. As soft skills podem sim estar no seu currículo, mas lembre-se que elas não são comprováveis. Então, economize palavras caso queira desenvolver algo nesta parte do CV e prefira destacar os seus hard skills (vamos falar mais sobre eles no próximo tópico).

O recrutador nem sempre dá confiança ao que está escrito no papel e é por isso que as soft skills talvez sejam mais interessantes na hora da entrevista de emprego.

Veja também: Entenda como seu Perfil Comportamental impacta a sua carreira

A comprovação das suas soft skills serão demonstradas no seu comportamento na entrevista, em como você fala sobre suas experiências, se você se apresenta tranquilo mesmo nos assuntos mais difíceis, e das suas ações nas dinâmicas de grupo, por exemplo.

Qual a diferença entre soft skills e hard skills?

O termo “soft skills” está acompanhado de outro termo chamado “hard skills”. Mais uma vez, não dá pra traduzir ao pé da letra, ok?

Os hard skills são os conjuntos de habilidades técnicas que um profissional possui. Por exemplo, um designer gráfico precisa saber como trabalhar com softwares de edição de imagem, como o Adobe Illustrator, Corel Draw, entre outros. Um contador precisa ter habilidade em matemática e saber como manipular planilhas e fórmulas.

Diferentemente das soft skills, os hard skills são facilmente quantificáveis. Por exemplo, dá para saber se o nível de inglês de alguém é iniciante, básico, intermediário, avançado ou fluente.

Veja mais: Entenda o que é inteligência emocional

Um profissional excelente é aquele que possui suas hard skills reconhecidas, adquiridas em uma faculdade e cursos de especialização, e soft skills bem desenvolvidas e fortalecidas, por meio de autoconhecimento e reflexão constante.

Livros para ajudar a desenvolver suas soft skills

A leitura é sempre uma ótima ferramenta para quem quer desenvolver suas habilidades e aprender mais sobre o mundo corporativo, comportamento e outras características técnicas.

A nova tendência do mercado de trabalho: Como trabalhar home office?

Se você tem curiosidade por estes assuntos, selecionamos alguns livros que tratam do tema soft skills. 

  • Soft skills: competências essenciais para os novos tempos – por Lucedile Antunes
  • Soft skills – Vol 2: habilidades do futuro para o profissional do agora – por Lucedile Antunes e Marcel Spadoto
  • Soft Skills: Conheça as ferramentas para você adquirir, consolidar e compartilhar conhecimentos – por José Carlos Cordeiro Martins
  • Liderança Com Base Nas Soft Skills – por Andréa Saad, Bruno Seeller Biesczad, e outros.
  • Trabalhando com a Inteligência Emocional – por Daniel Goleman

Você já leu algum destes livros? Ou então vai ler? Deixe sua opinião sobre eles nos comentários para enriquecer nossa discussão! E se você conhece outras obras sobre o assunto que gostaria de recomendar a leitura, também faça seu comentário.

Conheça algumas faculdades para desenvolver suas habilidades

Tão importante quanto desenvolver suas habilidades pessoais, adquirir conhecimento técnico comprovado é condição quase obrigatória para quem quer uma posição mais alta no mercado de trabalho.

Um diploma universitário abre porta para melhores salários, cargos mais importantes e reconhecimento profissional. Durante a faculdade, você terá a oportunidade de aprender tudo o que envolve a profissão, realizar estágios e fazer networking.

Na hora de escolher uma faculdade, confira sempre se ela possui os cursos reconhecidos pelo Ministério da Educação (MEC). Esse fator é essencial para que todos os seus anos de estudo resultem em um diploma válido e aceito por todos os empregadores.

Na lista a seguir, selecionamos algumas das principais faculdades brasileiras com reconhecimento do MEC e presença em várias cidades do país. Elas possuem cursos em todas as áreas do conhecimento e condições exclusivas, como bolsas de estudo e ingresso facilitado. Vale a pena conferir!

Leia também:

Entenda porque o trabalho em equipe é importante

Quais soft skills você considera como as suas principais? Como você pretende desenvolvê-las? Conte pra gente nos comentários!

Compartilhar
Facebook Twitter Google Linkedin