dcsimg

Conheça as 9 melhores profissões para quem é criativo

Descubra as profissões ideais para pessoas criativas!

artes

Ser criativo é uma característica desejável em diversas profissões. Quem possui esta qualidade pode se destacar dos demais por enxergar algo que a maioria das pessoas não vê, criar novas soluções para antigos problemas, transmitir ideias de uma forma inusitada, traduzir e provocar emoções a partir de uma obra, etc.

É possível exercitar a criatividade em diversos ambientes profissionais, mesmo que timidamente. Ela pode se manifestar através de uma maneira nova de expor os produtos à venda, de uma atividade pedagógica criada pelo professor ou mesmo de uma forma inovadora de apresentar os relatórios de custo de uma empresa.

As pessoas criativas costumam se destacar em qualquer profissão. No entanto, existem algumas carreiras que dependem muito da criatividade – exercitá-la faz parte das atividades diárias.

Se você está buscando uma profissão em que possa extravasar toda a sua criatividade, confira a lista a seguir!

1. Artista Plástico

O artista plástico lida com materiais visuais para criar obras de arte. Ele pode trabalhar com cerâmica, escultura, desenho, fotografia, gravura, pintura, colagem, etc.

É um profissional que entende as técnicas de manipulação de diferentes materiais, como tinta, madeira, metais, gesso, argila, papel, etc. Mas, sobretudo, tem que ter muita criatividade para desenvolver peças únicas e imprimir seu estilo.

Além de criar peças de arte, o artista plástico pode trabalhar restaurando obras e objetos antigos, ilustrando livros e revistas, criando vinhetas, animações e muito mais.

2. Arquiteto

Um bom arquiteto precisa ter noções de estética para criar ambientes que sejam bonitos e ao mesmo tempo confortáveis e funcionais. O principal objetivo de seu trabalho é planejar espaços internos e externos. A Arquitetura precisa aliar design e arte com engenharia de construção, pois cada ambiente é único e precisa satisfazer as necessidades de quem vai usá-lo.

Os arquitetos que possuem uma criatividade bastante aguçada são capazes de planejar espaços que, por sua beleza ou forma inovadora, se tornam verdadeiros marcos ou pontos turísticos.

3. Designer de Games

O designer de games é o profissional que desenvolve jogos eletrônicos para videogames, computadores, celulares e outros dispositivos. Ele conhece todas as etapas de criação de um jogo, como o roteiro, cenário, produção de arte, modelagem 3D, etc.

Além de jogos de entretenimento, o designer de games pode criar ambientes digitais para fins de educação ou treinamento. Um exemplo disto são os simuladores de voo.

Se você gosta de tecnologia e quer exercitar sua criatividade em algo divertido, essa é uma ótima opção de carreira a seguir.

4. Designer de Interiores

O designer de interiores é o profissional que determina como será organizado um ambiente para que fique bonito e funcional. É ele quem escolhe quais móveis serão utilizados, a cor das paredes, o tipo de tecido da cortina, os objetos de decoração, etc.

Para se tornar um bom designer de interiores é preciso ter muita criatividade e senso estético, além de habilidades gerenciais para planejar o orçamento, coordenar pessoas, controlar cronogramas, fixar prazos e lidar com as expectativas do cliente.

5. Designer Gráfico

Um designer gráfico tem como principal objetivo criar projetos de comunicação visual, que podem ser a diagramação de uma revista, a ilustração de um livro, o desenho de um logotipo ou de uma embalagem, o layout de uma página na internet, etc.

Para este tipo de trabalho é fundamental que o profissional seja criativo e consiga traduzir, de forma gráfica, os conceitos e mensagens que seu cliente deseja transmitir.

6. Estilista

O estilista pode trabalhar com pesquisa de estilos e tendências, criação de modelos de roupas, acessórios, texturas e estampas, definição de figurinos para peças, filmes e novelas, entre outras atividades. Independentemente do ramo de atuação, a criatividade é seu principal instrumento de trabalho e um pré-requisito para entrar nesse mercado.

7. Planejador de Eventos

Este profissional é responsável por organizar e coordenar eventos culturais, esportivos, de lazer, científicos, corporativos, etc. O planejador de eventos pode cuidar de uma simples palestra dentro de uma empresa até eventos esportivos mundiais, como os Jogos Olímpicos

Para se tornar um bom planejador de eventos é desejável que o profissional saiba se comunicar bem e se relacionar com outras pessoas. Além disso, a criatividade é essencial nesta área, afinal, é importante encontrar novas formas de encantar quem comparece à cerimônia, congresso, jogo, festa, show ou palestra.

8. Publicitário

A essência do trabalho de um publicitário é criar campanhas para divulgar produtos, serviços, ideias e marcas. Para isto, ele precisa compreender qual o público-alvo e o objetivo que determinada empresa quer alcançar com a campanha.

O publicitário precisa ter sensibilidade para entender os desejos de seus clientes e muita criatividade para transformá-los em uma propaganda, outdoor, logotipo, etc.

9. Roteirista de Cinema/Teatro/TV

O roteirista cria cenas de filmes, novelas, peças teatrais, programas de auditório, etc. É ele quem escreve as falas, determina a posição dos atores em cena e como eles devem se movimentar.

Existem os roteiristas que criam a história a ser contada e aqueles que adaptam uma obra já existente para a linguagem do teatro, cinema ou TV.

Mesmo para produzir um roteiro adaptado é preciso ter muita criatividade para transformar um texto em diálogos e cenas emocionantes.

Onde estudar

Se você já escolheu a profissão a seguir, é importante se qualificar fazendo uma faculdade credenciada pelo Ministério da Educação (MEC). Confira algumas instituições que possuem cursos reconhecidos pelo MEC para quem deseja exercitar a criatividade:

Universidades Privadas:

Universidades Públicas:

Veja também:

6 cursos para quem gosta de desenhar

E você, vai colocar sua criatividade para funcionar em qual profissão? Conte para a gente aqui nos comentários!

Compartilhar
Facebook Twitter Google Linkedin