Fale com a gente

Como funciona
  1. Busque o curso

    Busque, compare e escolha o curso que vai mudar sua vida.


  2. Garanta sua vaga

    Pague a adesão para garantir sua vaga.


  3. Na direção do seu sucesso

    Faça o processo seletivo e depois se matrIcule na faculdade.


Carreira

Saiba como é a carreira em Publicidade e Propaganda

25 de setembro
Imagem do autor
Escrito porGuia da Carreira

A faculdade de publicidade e propaganda é um dos cursos mais procurados entre as universidades atualmente. Porém, isso não é por acaso, já que essa é uma das profissões mais estimulantes que existem.

Encontre bolsas de estudo de até 80%

Dentro da publicidade é um mundo de grandes ideias, das campanhas que alavancam marcas, de um ambiente super dinâmico e cheio de surpresas, que costumam despertar bastante interesse nas pessoas. 

Porém, esse também acaba se tratando de um dos mercados mais competitivos, que acaba desafiando os profissionais a estarem sempre em dia com as novidades da internet para poder se destacar.

Leia mais: Conheça as melhores faculdades de Publicidade e Propaganda

Portanto, por mais interessante que seja o curso, sabemos que é bem difícil escolher uma carreira para seguir. Por conta disso, trouxemos um conteúdo que fala mais sobre essa profissão e o curso em si, ajudando você a sanar todas as dúvidas existentes.

Continue a leitura para saber mais sobre o assunto!

A carreira em Publicidade e Propaganda

O publicitário é o profissional que elabora estratégias de comunicação de uma marca ou empresa com o objetivo de fortalecer sua imagem, comunicar produtos, ideias ou projetos.

Um profissional desta área pode criar campanhas publicitárias, desenhar logotipos, criar embalagens de produtos, desenvolver e manter a imagem de uma marca e elaborar estratégias de vendas, entre outros.

Uma campanha ou peça publicitária inicia com o estudo e definição do público-alvo. O publicitário realiza pesquisas de mercado e traça o perfil do consumidor para então poder criar propagandas e anúncios que atinjam o público desejado.

A elaboração de uma campanha envolve o trabalho de publicitários em todos os processos, desde o atendimento ao cliente até a edição final, passando pelo planejamento, definição de mídia e criação.

O trabalho de um publicitário não acaba quando vemos a propaganda pronta na televisão, rádio ou internet. Após o período de veiculação da campanha, o publicitário realiza pesquisas para avaliar o impacto exercido sobre o consumidor.

Além de campanhas publicitárias, as campanhas eleitorais costumam ser elaboradas por profissionais desta área. O publicitário pode definir a campanha de um partido ou apenas de um dos candidatos. 

Ele gerencia e define as diretrizes para a equipe de comunicação e acompanha de perto desde a escolha do visual do candidato (corte de cabelo, cor da roupa etc.) até as palavras escolhidas para seus pronunciamentos.

Um publicitário pode trabalhar com o planejamento e desenvolvimento de produtos, desenhando embalagens, criando conteúdo para rótulos e participando da escolha de formatos, cores e materiais que compõem o produto.

Leia mais: Conheça a história da Publicidade e Propaganda

Perfil do profissional formado em Publicidade e Propaganda

Trabalhar com criatividade exige que o profissional tenha muitas fontes de inspiração e para isto ele precisa ver filmes, ler revistas e blogs, saber o que está acontecendo no mundo, estar por dentro das notícias e do que as pessoas estão comentando.

Ter um bom relacionamento pessoal é importante para um publicitário conseguir se comunicar de forma clara e objetiva com seus clientes e para trabalhar bem em equipe. Outra característica importante deste profissional é o comprometimento com resultados.

Quanto ganha um publicitário?

De acordo com os dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), no Brasil o publicitário recebe, em média, R$ 3.356,67. Porém, em grandes empresas, que normalmente estão localizadas nas regiões sul e sudeste, os salários podem ultrapassar R$ 6.000,00.

Porém, para alcançar salários maiores nesta área, o conhecimento e investimento em educação é fundamental. Portanto, um bom publicitário está com os cursos em dia e prestando a atenção nas nuances do mercado.

Áreas de atuação para Publicidade e Propaganda

O publicitário formado pode atuar em agências de publicidade e marketing, ligando com as campanhas na raiz de uma agência, tanto na parte de criação quanto no atendimento. Dentro de uma agência, são inúmeras as opções de trabalho que um publicitário formado pode ter.

Leia mais: Publicidade e Propaganda Brasileira: Criatividade Premiada no Mundo

Olhando para o outro lado da moeda, ele pode trabalhar no departamento de comunicação de grandes empresas e instituições públicas. Ou seja, ele acaba virando o cliente de uma agência de publicidade em determinada situação.

Além disso, o profissional também pode trabalhar em institutos de pesquisas ou como professor em universidades.

Formado em Publicidade e Propaganda pode trabalhar em quê?

O crescimento da internet e das redes sociais faz com que as empresas precisem adaptar suas estratégias de marketing e comunicação com os clientes. Com isso, o mercado para profissionais especializados no desenvolvimento de atividades em mídias sociais está em alta.

Um profissional formado na área de Publicidade e Propaganda pode atuar em agências de publicidade e em empresas privadas nos departamentos de marketing, comunicação ou vendas.

O setor público costuma empregar este profissional para realizar, principalmente, campanhas governamentais. Além disso, dependendo de sua formação e experiência, ele pode ocupar cargos como assessor de imprensa ou relações públicas.

Pode também atuar como autônomo ou abrir seu próprio negócio gerenciando equipes de design e criação.

Sobre o curso de Publicidade e Propaganda

O curso superior em Publicidade e Propaganda, também conhecido por Comunicação Social – Publicidade e Propaganda, possui a habilitação em bacharelado e duração média de 4 anos.

Leia mais: Conheça as diferenças entre marketing e publicidade

O objetivo da graduação em Publicidade e Propaganda é formar profissionais com espírito crítico, criatividade e capacidade de planejamento.

Grade curricular

A grade curricular do curso de Publicidade e Propaganda pode variar de acordo com a instituição de ensino que está oferecendo. Porém, existem algumas matérias que costumam estar presentes na maioria delas. 

Abaixo você confere essas disciplinas que são consideradas como padrão em diversas universidades no Brasil:

– Antropologia;

– Comunicação Institucional;

– Comunicação Política;

– Criação Publicitária;

– Direção de Arte;

– Fotografia Publicitária;

– Gestão Estratégica de Marketing;

– Legislação e Ética Publicitária;

– Língua Portuguesa;

– Marketing de Relacionamento;

– Pesquisa de Mercado;

– Psicologia da Comunicação;

– Semiótica.

Durante a faculdade o aluno aprende conceitos de: Fotografia, Processos de Comunicação, Ética, Estratégias de Venda, Arte, e muito mais. Ao final da graduação o aluno deverá realizar um Trabalho de Conclusão de Curso (TCC).

Onde estudar Publicidade e Propaganda

Confira algumas instituições autorizadas pelo MEC a oferecer o curso de Publicidade e Propaganda:

Mais do que entender como funciona o curso de publicidade e propaganda é conhecer uma universidade que pode proporcionar um ótimo ensino. Acima, nós mostramos algumas de nossas parcerias que são bastante conceituadas não só nesse curso, mas em tantos outros.

Leia mais: Jornalismo ou Publicidade: qual a melhor opção?

Você já pensou em cursar publicidade, mas está em dúvida em relação a como funciona o curso? Espero que esse conteúdo te ajude com isso da melhor maneira possível, para que você possa começar a estudar o quanto antes.

Se já é formado, conta para a gente a sua experiência!

Encontre o curso que te ajudará a ir além!
Encontre o curso que te ajudará a ir além!
Os mais lidos
Teste de personalidade MBTI: Saiba o que é e como fazer

Teste de personalidade MBTI: Saiba o que é e como fazer

Por Patricia Carvalho em 05/01/2024
Saiba como trabalhar pela internet e onde encontrar vagas

Saiba como trabalhar pela internet e onde encontrar vagas

Por Redacao em 15/09/2022
Faculdade em 2 anos: diploma em menos tempo

Faculdade em 2 anos: diploma em menos tempo

Por Guia da Carreira em 19/01/2022
Currículo profissional: competências, habilidades e modelos

Currículo profissional: competências, habilidades e modelos

Por Guia da Carreira em 20/07/2021
Policial Civil: saiba como se tornar um

Policial Civil: saiba como se tornar um

Por Guia da Carreira em 20/07/2021

Estude nas melhores sem sair de casa

As melhores faculdades com ofertas super especiais para você começar a estudar sem sair de casa.